O governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), assinou há pouco digitalmente, o chamamento de 100 policiais civis, sendo 50 agentes e 50 escrivães. Também serão chamados 94 peritos e dois papiloscopistas para o Instituto Geral de Perícias (IGP). É a primeira etapa de uma série de convocações para a segurança pública, anunciada em agosto, que ainda contemplará o Corpo de Bombeiros Militar e a Polícia Militar.

Moisés disse após a assinatura, que o objetivo é dar mais segurança ao cidadão catarinense. “Esse é o compromisso do governo, de recompor o efetivo de Segurança Pública, chamando as pessoas de forma muito responsável. Fazia anos que o IGP não chamava ninguém para os seus quadros, nem fazia concurso. Estava em situação falimentar, demorando muito para atender, precisando chamar profissional de outras cidades para atender um óbito. Com o chamamento de 100% dos aprovados, vamos reforçar a área de investigação”, diz o governador.

Para o Instituto Geral de Perícia, a convocação significa uma recomposição de efetivo após 11 anos sem novas contratações. A distribuição dos profissionais nos municípios será definida com base em critérios técnicos no momento em que eles forem efetivados.

Os próximos a serem chamados, em novembro, serão 150 soldados do Corpo de Bombeiros Militar, que ainda terá mais 142 convocados em março do ano que vem.