O Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, fará agenda em Criciúma no Sul do Estado nesta sexta-feira. Ele vem a convite da reitora Luciane Ceretta, para uma palestra sobre as “Perspectivas da Ciência e Tecnologia no Brasil atual”. A palestra é dirigida a um público restrito de reitores do sistema Acafe – que antes do evento principal terão uma reunião com ele – alunos de mestrado, parlamentares e uma relação organizada pela universidade. Na agenda foram incluídas uma visita ao governador Carlos Moisés da Silva, na capital, e outras duas visitas na cidade do carvão. Ele almoça na Agronômica. Em Criciúma, além da Unesc, visita um projeto social do Bairro da Juventude e a a escola da SATC, onde lhe serão apresentados projetos relacionados ao carvão e o meio ambiente.

A Ministra vem

O publicitário Willi Backes, organizador da Feira Agroponte (Criciúma) se encontrou ontem com a Ministra da Agricultura, Teresa Cristina, em Brasília. Convite feito ela aceitou na hora. Virá à edição deste ano de um dos eventos do mundo do agronegócio catarinense, que acontece entre os dias 14 e 18 de agosto.

Aeroporto

A Latam anunciou que retoma os voos ao aeroporto regional Sul, de Jaguaruna, a partir deste sábado. Por quase uma semana o aeroporto operou com apenas uma companha, a Azul. Isso porque um dos caminhões de Bombeiros estava com problemas. A Azul opera com um tipo de protocolo de segurança e a Latam outro, por isso uma operou e outra não.

Casa X Criciúma

Para alinhar o discurso e antes de se encontrar com o governador semana que vem, o prefeito Clésio Salvaro vai se reunir nesta sexta-feira com os prefeitos de Içara, Forquilhinha, Maracajá, Nova Veneza e Siderópolis. Estas cidades podem sair junto com Criciúma do contrato com a Casan.

Na Casan

O superintendente regional Serra/Sul da Casan, engenheiro Gilbero Benedet Júnior tem feito visitas aos municípios que anunciam possibilidade de rompimento de contrato com a empresa, acompanhando Criciúma. Em Nova Veneza, terça-feira ele ouviu que há tempos a empresa vem recebendo reivindicações e que tudo ficou na promessa. O cenário é crítico para a empresa.

Chapa pura

Enquanto prepara a convenção partidária para a próxima segunda-feira, o PSDB de Nova Veneza acende nos bastidores a discussão sobre a formação de chapa para as eleições do ano que vem. O vereador Edalto Bortolotto disse que pretende ser candidato a vice-prefeito. Ele defende chapa pura. Já o PSD do atual vice-prefeito Zé Spillere tem anunciado que há um acordo verbal de antes da eleição passada de que em 2020 a cabeça de chapa seria dele. Edalto garante que esta possibilidade está descartada.

E da Ponte?

Sobre a CPI da Ponte Hercílio Luz, o que mais se ouve é reclamação de que ela pode dar em nada por causa da sua composição. Reclamam da presidência na mão de um deputado que sequer assinou o requerimento de instalação. Ora, se fizeram de maneira açodada, na intenção de chegar resolvendo tudo, deveriam pagar por isso.

O risco de uma CPI dar em nada é grande. Pior, quando isso acontece sepulta o assunto encobrindo ainda mais o que já deveria ter sido esclarecido. Parece que é jogo encomendado para dar a impressão da moralidade.

Compare-se

Esta CPI da ponte parece o policial que mal chega ao quartel e decide se jogar no morro à caça de traficantes sem pelo menos planejar a incursão. A diferença é que neste caso morre gente, no caso da CPI quem morre pagando é contribuinte. Uma CPI pode custar até R$ 500 mil.