Foi fechada na tarde desta segunda-feira, no gabinete do Ministro de Ciência e Tecnologia, Marcos Pontes, em Brasília, a agenda da visita que ele fará à Criciúma, no Sul do Estado, na próxima sexta-feira. O deputado federal Daniel Freitas (PSL) e o assessor Jorge Davi é que orientaram a equipe do ministro. A agenda que inicialmente contemplaria apenas uma visita à universidade do Sul, UNESC, teve acrescida uma visita ao governador Carlos Moisés da Silva e pelo menos outras duas entidades em Criciúma.

Nos bastidores a agenda gerou alguns conflitos que são mantidos velados pelos envolvidos. Isso porque o roteiro político com o governador não era inicialmente previsto, nem a visita a uma escola de Criciúma (SATC) e ao Bairro da Juventude.  Isso porque reduz o tempo de permanência do ministro na visita à universidade e permanência em uma reunião com os reitores do sistema ACAFE.

Daniel Freitas é deputado com base eleitoral em Criciúma e assumiu a agenda porque antes mesmo da posse de Pontes, já havia tido encontro com ele em Florianópolis.