Receba pelo celular !!
 
Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.
 
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: mlula.jornalista@gmail.com

 Destaque do Dia

Lideranças emedebistas entendem que o anúncio da bancada do partido na Assembleia Legislativa, de lançar o deputado Fernando Krelling, como candidato à presidência estadual do MDB, pode ser apenas um balão de ensaio.

Acontece que nos bastidores, tem quem afirme que o ex-governador, Eduardo Pinho Moreira, teria atuado mesmo estando em Londres, para enfraquecer a candidatura de Valdir Cobalchini e, para tentar abrir o caminho, para voltar ao comando do MDB. Coincidência ou não, a ideia no almoço da bancada de indicar Krelling, partiu do líder dos emedebistas na Alesc, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, que é de Criciúma e ligado a Pinho Moreira.

Com Cobalchini e também Dário Berger de fora da disputa, o campo estaria aberto para Pinho Moreira tentar junto ao prefeito de Joinville, Udo Döhler, costurar a desistência de Krelling, em troca de apoio para uma candidatura a prefeito de Joinville, o que daria ao ex-governador, mais uma vez a presidência do MDB.

Se por um lado há uma crença de que Pinho Moreira, pode ter construído o lançamento do nome de Fernando Krelling, para se candidatar à presidência estadual do MDB, por outro, o plano, caso realmente exista, pode dar errado devido a empolgação gerada em Joinville, com uma possível presidência de Krelling.

Porém, tem mais uma detalhe: O parlamentar que presidiu a Câmara de Vereadores de Joinville, não está disposto a entrar numa disputa, portanto, se Pinho Moreira entrar na parada, pode ser que Krelling decline. Portanto, o caminho parece se desenhar para o ex-governador, mas, não subestime o jovem Fernando, pupilo de Udo Döhler, que tem um grande potencial de crescimento no MDB e consequentemente na política estadual.

Reforma Administrativa

Acontece hoje a última reunião da equipe de governo na Secretaria de Estado da Casa Civil, para os ajustes finais ao projeto de Reforma Administrativa. Na próxima segunda-feira (25), as 15h, o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), irá entregar o projeto pessoalmente ao presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD). O ato que acontecerá no gabinete da presidência, deve ter a presença dos demais deputados que serão convidados pelos líderes de bancada a pedido de Garcia. A atitude de Moisés de ir à Alesc, rendeu elogios no parlamento, pois, a atitude foi considerada respeitosa.

Hobus quer garantia

Antes de embarcar para a Itália, em viagem de caráter pessoal, o deputado estadual, Milton Hobus (PSD), protocolou uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC). Segundo a proposta, todas as concessões ou Parcerias Público Privadas, deverão receber a homologação da Assembleia Legislativa, antes da assinatura do contrato. Uma fonte informou que a opção de Hobus por uma PEC, se deve ao desconhecimento do texto da Reforma Administrativa, que chegará ao parlamento na segunda-feira (25). Como é uma PEC, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) não poderá vetá-la, caso seja aprovada.

Supersalários

O deputado estadual, Bruno Souza (PSB), já conseguiu as assinaturas necessária para dar entrada numa Proposta de Emenda à Constituição, que está sendo chamada de “PEC dos Supersalários”. De acordo com Souza, a ideia é evitar que todas as vezes que houver um aumento de salário dos ministros do Supremo Tribunal Federal, que os efeitos não sejam verticalizados, afetando o custo do governo aqui no Estado. Para ter uma ideia, o aumento concedido neste ano para algumas categorias, supera em dobro o valor pago em média aos professores da rede estadual. Sendo aprovada, a PEC apresentada por Souza determina que qualquer aumento passe pela autorização da Assembleia Legislativa.

Que mensagem trará?

Essa é uma das perguntas a respeito da visita do presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD) a Chapecó, que começa hoje. Garcia inicia a sua agenda as 08h50 na Rádio Super Condá AM 610. Após, ele concederá uma entrevista coletiva por volta das 10h30 no Centro Empresarial, seguido de um encontro e almoço com empresários. A tarde Garcia fará a primeira visita oficial de um presidente da Alesc, a Câmara de Vereadores de Chapecó e, a noite participa de um evento organizado pelo ex-deputado federal, João Rodrigues (PSD), que estará de aniversário neste sábado (23). Amanhã Garcia que vem acompanhado de seu braço direito, Eron Giordani, participará do evento da Apae e depois terá um encontro com lideranças.

No jogo

Hoje à noite também será o dia de observar o discurso do ex-deputado federal, João Rodrigues (PSD). Ainda lutando para mudar a sua situação jurídica, Rodrigues tem a esperança de pelo menos não ficar inelegível. Caso consiga, ele é candidatíssimo a prefeito de Chapecó, principalmente agora, que por uma resolução assinada pelo presidente nacional, Gilberto Kassab, o PSD obrigatoriamente terá que ter candidato nas grandes cidades dos estados.

Buligon confirma

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (sem partido), já não esconde mais. Ontem o questionei sobre o dia em que irá assinar a ficha no Democratas, a resposta, é que será na última semana de abril. Entre as opções que tinha, Buligon fez uma escolha estratégica, após uma avaliação da força de cada partido que o procurou. A partir da sua filiação, Buligon abre um caminho importante junto ao Governo Federal, já que o Democratas conquistou uma grande força devido as presidências da Câmara e do Senado, além de ter o ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni. Buligon esteve ontem em Criciúma, no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais.

Buligon homenageado

O prefeito de Chapecó, Luciano Buligon (sem partido), foi premiado ontem com o título de Prefeitos Inovadores de Santa Catarina. Ele participa até hoje, do 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais, realizado na Associação Empresarial de Criciúma (ACIC) no Sul do Estado. A premiação reconhece o Ouvindo Nosso Bairro Digital e o Aprova Digital, como iniciativas tecnológicas de gestão utilizadas em Chapecó.

Insatisfação no PSDB

Caropreso quer a antecipação da convenção.

Conforme informei ontem, a insatisfação no PSDB estadual é muito grande, sentimento que tem se somado desde a escolha do partido por lançar o ex-prefeito de Blumenau, Napoleão Bernardes, como vice de Mauro Mariani (MDB), sem respeitar a decisão da histórica convenção realizada em Joinville. Além disso, as reclamações se voltam ao presidente estadual, o deputado Marcos Vieira, o qual, segundo o deputado estadual, Vicente Caropreso, não realizou nenhuma reunião importante até o momento, desde o final do primeiro turno do pleito do ano passado. Se por um lado, Vieira fez, talvez, o maior trabalho de base já realizado no partido, constituindo diretórios e comissões provisórias em todos os municípios, por outro, essa musculatura não se traduziu em votos, o que fez com que os tucanos saíssem da eleição, menor do que entraram.

Nomes

O deputado estadual, Vicente Caropreso, recebeu em seu gabinete o prefeito de Criciúma, Clésio Salvaro. Durante a conversa, demonstraram preocupação com os encaminhamentos que podem levar o ex-deputado federal, Marco Tebaldi, a presidir o PSDB estadual. Salvaro e Caropreso defendem os nomes da deputada federal, Geovânia de Sá, ou do suplente de senador, Beto Martins. Ainda ontem, o prefeito de Criciúma se reuniu com o seu colega de Araquari, o prefeito, Clenilton Pereira, que é ligado a Tebaldi. As costuras estão acontecendo, dependendo de como for a condução, o PSDB poderá sair unido, ou mais enfraquecido do que já está.

Homenagem

O prefeito de Araquari, Clenilton Pereira (PSDB), recebe uma homenagem no 4º Congresso Catarinense de Cidades Digitais. Ele é um dos prefeitos inovadores que estão sendo homenageados, devido a inciativas de inovação em seus municípios. O evento que acontece em Criciúma, encerra hoje.

Moisés recebe progressistas

Ontem o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), recebeu na Casa D’Agronômica, o deputado estadual, Altair Silva (Progressistas), que liderou uma comitiva de prefeitos e vices de seu partido no Grande Oeste. Homem forte de Moisés, o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba, também participou da conversa. Além das pautas individuais de cada participante, também foi discutida com o governador, as condições da infraestrutura da região, sobretudo das estradas estaduais que precisam de recuperação urgente. Moisés aproveitou para anunciar, que a Celesc iniciará investimentos em energia elétrica para o interior.

CPI do Transporte

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte, instituída na Câmara de Vereadores de Florianópolis, para investigar o processo licitatório que gerou a concessão do transporte Público na capital e, também para apurar os supostos aumentos indevidos nas tarifas cobradas dos usuários de ônibus, realizou as primeiras oitivas ontem. O vereador Renato Geske (PL) que é o relator, disse que a CPI está descobrindo situações estarrecedoras, entre elas, que os membros do conselho não sabem como é feito o cálculo. “A análise foi feita no mesmo dia da decisão, além disso, a empresa possui membros no conselho, membros esses que votaram o aumento”, afirmou. Essa situação relatada pelo vereador é muito grave. Como que a empresa, a maior interessada na discussão sobre o valor da tarifa, tem espaço na comissão? No mínimo, há um grande conflito de interesse. Esse já é um ponto a ser questionado pelo Ministério Público.

Preço da passagem

Os integrantes da CPI do Transporte, questionaram a metodologia usada no cálculo que aprovou o aumento tarifário em Florianópolis, uma vez que não foi feito nenhum estudo: “O ideal é que a frota seja da prefeitura e que as empresas participem da licitação para gerenciar somente o serviço. Atualmente a frota de ônibus pertence a várias empresas, ou seja, é um serviço público que não é público”, afirma o vereador, Afrânio Boppré (PSOL). Tatiana Vitorello, do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Florianópolis, explicou que o contrato prevê itens de reajuste, e que o mesmo fica disponível para consulta: “Fazemos uma margem ponderada durante o ano, nesses índices temos uma média no final do ano para o ajustamento da tarifa. Todas essas informações são provenientes do edital”, garante.

Documentação

A CPI do Transporte na capital, solicitou também à Secretaria de Mobilidade Urbana Municipal, cópias de todas as atas do Conselho desde o ano 2012 e documentos com relação ao desembolso mensal realizado pela prefeitura de Florianópolis, a título de subsídio ou complementação tarifária, a partir da assinatura do contrato com o Consórcio Fênix. A próxima reunião será no dia 4 de abril.

Microalga

Através da iniciativa do deputado estadual, Jair Miotto (PSC), foi encaminhada uma moção ao Ministério da Agricultura e à Secretaria de Estado da Agricultura, para que seja autorizado o cultivo e a comercialização da macroalga Kappaphycus Alvarezii em Santa Catariana. No estado, há 10 anos, o Centro de Desenvolvimento em Aquicultura e Pesca da Epagri, realiza estudos voltados para o cultivo da macroalga no Sambaqui, em

Florianópolis, apresentando bons resultados. A empresa produz a carragenana, que além de melhorar a qualidade da água onde é cultivada, pode ser usada como espessante pela indústria química e alimentícia.

Evento das Apaes

O deputado estadual, Vicente Caropreso (PSDB), presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Assembleia Legislativa, participa do encontro Estadual dos Presidentes das APAES de Santa Catarina, amanhã em Chapecó. O evento acontecerá no Centro de Eventos Plínio Arlindo de Nes, a partir das 9h. Caropreso vai falar durante o evento sobre as atividades da Comissão na elaboração, fiscalização e acompanhamento de políticas voltado às pessoas com deficiência no Estado. O presidente da Alesc, Júlio Garcia (PSD), também participará do evento.

Defesa da Mulher

Engajada na bandeira em defesa da mulher, a deputada estadual Ada de Luca (MDB), apresentou ontem, um novo projeto de lei no Parlamento catarinense. Com o objetivo de alertar estudantes sobre o respeito mútuo, independente do sexo, a deputada propõe uma capacitação de equipes pedagógicas e trabalhadores do sistema estadual de ensino, para promover campanhas educativas e coibir as práticas de discriminação, atos de agressão, humilhação, intimidação, constrangimento, bullyng e violência contra mulheres e meninas.

Prisão e disputa

Franco e Temer.

Incomodado por não ter sido procurado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), quando houve a entrega do “Pacote Anticrime”, do ministro da Justiça, Sérgio Moro, o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), não poupou ataques a Moro, chamando o projeto de “copia e cola”, em alusão a proposta apresentada pelo ministro do STF, Alexandre de Moraes, além de dizer que não conversa com Moro, a quem chamou de funcionário de Bolsonaro.

Menos de 24 horas após as declarações, aconteceram as prisões do ex-presidente, Michel Temer (MDB) e, do ex-ministro, Moreira Franco, que é padrasto da esposa de Maia. Pessoas próximas ao parlamentar insinuam que a ação da Lava-Jato de ontem, pode ter sido uma retaliação de Moro a fala de Rodrigo Maia.

Para piorar, o presidente da Câmara escalou os deputados, Marcelo Freixo (PSOL), e Paulo Teixeira (PT), no grupo de trabalho para analisar a proposta. Seria uma atitude republicana, se não fosse uma suposta retaliação a Moro, já que os dois parlamentares são contra o pacote do ministro. A relatoria ficou com o líder da bancada da bala, Capitão Augusto (PL), enquanto que Carla Zambelli (PSL) também participará do grupo. Freixo e Teixeira prometem retardar o trabalho, o que pode fazer com que o pacote anticrime leve meses para ser votado.

Prisão escrita

Eu cobri as duas denúncias contra o ex-presidente, Michel Temer (MDB), na Câmara dos Deputados, quando ele ainda estava no cargo. Foi impressionante o quanto o Palácio do Planalto naquela época, operou para salvar Temer das denúncias, situação que poderia ter causado o seu afastamento da presidência.

Temer tem muito a explicar, assim como, os demais integrantes do primeiro escalão do MDB nacional. Me espanta saber que o hoje presidente do partido, Romero Jucá, ainda esteja solto, sem maiores implicações. Estamos vivendo um momento histórico, desde que as ações da Polícia Federal sejam dentro da lei, que a justiça cumpra com o seu papel de fazer com que todos que se aproveitaram de nosso país por décadas, paguem com todo o rigor da lei.

Catarinenses

Ontem questionei alguns deputados federais, sobre as crises que estão acontecendo em Brasília e, o quanto poderão afetar a Reforma da Previdência. O deputado federal, Darci de Mattos (PSD), disse que segue acreditando e apoiando o presidente, Jair Bolsonaro (PSL). Geovânia de Sá (PSDB) disse não acreditar que haverá qualquer prejuízo à reforma, enquanto que Carlos Chiodini (MDB), respondeu que é preciso esperar e observar o cenário. No fundo, todos estão em compasso de espera, devido a irresponsabilidade de uma disputa de poder injustificável, que afasta o parlamento do governo Bolsonaro. Vale lembrar que o único prejudicado disso tudo, será o próprio país.

 

 
Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.
 
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: mlula.jornalista@gmail.com