O único deputado federal eleito pelo Partido Novo em Santa Catarina, Gilson Marques, usou a tribuna da Câmara para cobrar a revisão do Pacto Federativo, ressaltando o enorme déficit do estado de Santa Catarina.
“Santa Catarina recebe apenas 2,41% dos 50 bilhões de reais que arrecada anualmente.”
Para Marques, o enorme déficit do estado é o causador de problemas estruturais nas áreas essenciais, como saúde, educação, segurança e infraestrutura.
“É por isso que o estado de Santa Catarina está quebrado. É por isso que não tem dinheiro para consertar a ponte de Ibirama e para asfaltar a estrada de Frei Rogério. É por isso que Pomerode tem apenas 50% de saneamento básico. É por isso que o Rio do Sul não tem dinheiro para contornar os problemas das enchentes. E é por isso que, no oeste de Santa Catarina, as rodovias estão esquecidas.”
De acordo com a Receita Federal, em relatório de 2017, Santa Catarina recebeu o retorno de 1,2 bi, dos mais de 50 bi arrecadados, enquanto, por exemplo, o estado do Amapá recebeu um retorno de 2,3 bi, quase o dobro de Santa Catarina, que corresponde a um superávit de 189,53% da sua arrecadação.