Após ruir nas eleições estaduais, o MDB do prefeito Gean Loureiro, pode sofrer mais um revés em Florianópolis com a eleição do presidente da Câmara de Vereadores, hoje ocupada por Gui Pereira (MDB). De acordo com o colega, Rafael Martini, Claudinei Marques (PRB) entregou a liderança do governo na Casa, afirmando categoricamente que não aceita um Legislativo subserviente ao Executivo. “O PRB, buscará sua independência na capital”. Marques decidiu retirar-se da situação após eleger o deputado estadual Sérgio Mota e o Federal mais votado do Estado, Hélio Costa.
Muita água vai passar debaixo da Ponte Hercílio Luz até segunda-feira e o prefeito deve entrar com força no jogo para garantir maioria na Câmara em 2019. A julgar pelo clima nos bastidores, a chance de Gean não contar com 16 votos na Câmara é crescente. Justo em 2019, ano fundamental para suas pretensões de reeleição.

PRB forte?

O prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (MDB), põe as cartas na mesa sem o apoio do PRB, do vereador Claudinei Marques que entregou a liderança do governo e se retirou da base, após eleger o deputado estadual Sérgio Mota e o Federal mais votado do Estado, Hélio Costa. Temos aí, a possível composição aberta do PRB para uma futura corrida para as eleições municipais de 2020. Estão na briga pela presidência da Câmara, Rafael Daux (MDB), Roberto Katumi (PSD), Edinho Lemos (PSDB), Claudinei Marques (PRB) e Pedrão (Progressistas)

Zero um
Na lista de entidades com ascendência sobre o governador eleito, Carlos Moisés da Silva (PSL), ninguém atualmente tem tanta força quanto a Associação de Oficiais Militares de Santa Catarina (Acors). Num movimento até mesmo natural, Moisés foi buscar junto aos antigos colegas de farda, as primeiras sugestões até mesmo para a equipe de transição. Em recente entrevista ao Diário Catarinense, Luis Sell, presidente da Acors, afirmou que, se deixassem, a entidade indicava todo o secretariado. Teve ar de brincadeira, mas no fundo…

Prepara

O Portal SCemPauta está aquecendo as turbinas para uma série de novidades que vem por aí. Nomes consagrados do jornalismo catarinense passarão a integrar a equipe de articulistas. As notas acima, por exemplo, já têm o dedo de uma grande novidade e agora companheiro de portal. Nos próximos dias informamos o pacote.