Destaque do Dia

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc) realizou ontem uma reunião, para lançar a Agenda Estratégica da Indústria para Infraestrutura de Transporte e a Logística Catarinense. De acordo com os números apresentados, o Estado tem uma demanda de R$ 11,5 bilhões até 2023, para manter a atual infraestrutura e até mesmo para a ampliação, o que é fundamental para a continuidade do nosso crescimento econômico, sendo que a atual estrutura já não comporta a demanda.

Para ter uma ideia: São R$ 8,8 bilhões necessários ao setor rodoviário, R$ 833,5 milhões para as ferrovias e, R$ 1,45 bilhão para o setor aquaviário. Não foram apresentados números, mas o setor aeroviário também precisa de mais aportes.

Desse total, o Governo Federal é responsável por R$ 7,1 bilhões, enquanto que o Governo do Estado precisa investir R$ 1,25 bilhão. O levantamento também aponta, que os municípios terão que custear R$ 150 milhões, enquanto que o setor privado deve aportar R$ 2,89 bilhões anuais.

O fato é que não há dinheiro para isso, portanto, se faz necessária a agilização das concessões para a iniciativa privada e, não falo de privatização neste caso, defendo a concessão, onde o Estado terá o poder de cobrar da concessionária que faça os devidos investimentos previstos em contrato.

Além disso, é fundamental um estudo de viabilidade de um sistema intermodal, ou seja, ligando, por exemplo, as hidrovias com as rodovias, ferrovias e aeroportos, o que dará uma maior agilidade ao nosso setor de transporte.

O presidente da Fiesc, Mário Aguiar, destacou que a entidade defenderá a realização do levantamento para a integração do transporte e, conhecendo a Fiesc, é bem provável que se o setor público não se movimentar, que a própria federação realizará os estudos.

O fato, é que não há uma outra maneira de desenvolver um Estado, a não ser dando as condições de infraestrutura ao setor produtivo que está ávido por investir. Vale dizer que tanto em relação ao Brasil, quanto a Santa Catarina, se tivermos um aumento da economia maior do que o esperado para o momento, algo fora da curva, não teremos condições de atender a demanda por falta de infraestrutura. Portanto, é uma questão de urgência ampliar as parcerias do setor público com o privado pela melhoria das condições aos nossos modais.

 

Valor Catarinense

Acontece amanhã a partir das 13h30, na sede do Tribunal de Contas do Estado, um Fórum sobre os incentivos fiscais e a valorização de produtos e serviços de Santa Catarina. Entre os palestrantes, o deputado estadual, Milton Hobus (PSD), o empresário Rodrigo Philips, da empresa Airbnb, os economistas Lauro Mattei e Eduardo Volante, além da diretora de Empreendedorismo e Competitividade da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Letícia Lemos. Outras manifestações também serão realizadas, a exemplo do Comitê de Defesa da Competitividade da Economia Catarinense. As inscrições são gratuitas e limitadas, por isso, é aconselhado aos interessados que se inscrevam para garantirem os seus espaços. Mais informações no site www.valorcatarinense.com.br

 

Guardas armados em Chapecó

Os vereadores de Chapecó querem que os guardas municipais tenham o direito de ter o porte de armas. Eles assinaram uma Moção de Apelo ontem, para que não se mantenha a limitação de porte em relação ao número de habitantes. A moção é de autoria do vereador, Valdemir Stobe, o Tigrão (PTB), que foi acompanhado pelos demais. O fato é que os guardas além de serem impedidos de apoiar a Polícia Militar em algumas ocorrências, também ficam expostos a riscos, já que pelo fato de estarem desarmados, se tornam alvos fáceis para os bandidos.

 

Apelo pela BR-470

O deputado federal, Hélio Costa (Republicanos), usou a tribuna da Câmara Federal para fazer um apelo ao Ministério da Infraestrutura, para que acelere a obra de duplicação da BR-470, uma das rodovias mais importantes do estado. O parlamentar pediu que o ministro Tarcísio de Freitas libere mais recursos para a ampliação da rodovia. “A obra está licitada, mas o Governo não toca. Faço um apelo ao ministro Tarcísio para que toque a obra, que libere dinheiro, pois é uma das prioridades do nosso estado”, disse. A BR-470, em seu projeto original, liga Navegantes a Camaquã no Rio Grande do Sul, em um trecho de 473 km. A rodovia é a principal “artéria” de escoamento da produção para o Porto de Itajaí e para o Aeroporto de Navegantes.

 

BRs 282 e 163 em pauta

A deputada estadual, Marlene Fengler (PSD), coordenadora da Bancada do Oeste, e o deputado Maurício Eskudlark (PL), representarão o colegiado em reunião no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), que acontece hoje em Brasília. Será discutida a situação das rodovias federais no Extremo-Oeste catarinense. Os parlamentares do colegiado haviam solicitado audiência com o Dnit e com o ministro da Infraestrutura há alguns meses, mas somente na sexta-feira passada houve a confirmação. Durante o encontro, Marlene e Eskudlark esperam obter respostas especialmente sobre os investimentos previstos para as BRs 282 e 163, e ainda sobre o processo de federalização da 163.

 

TPA em pauta

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa deve voltar a analisar hoje, o parecer favorável do deputado João Amin (Progressistas), à Proposta de Emenda à Constituição, de autoria do deputado Ivan Naatz (PV), que busca proibir a cobrança de pedágios urbanos ou taxas de proteção ambiental (TPA), pelos municípios turísticos catarinenses. Na sessão do dia 12 de novembro, a matéria recebeu pedido de vista da deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (PDT), e dos deputados Maurício Eskudlark (PL) e Fabiano da Luz (PT).

 

Entidades defendem Colombo

O Sindicato dos Engenheiros de Santa Catarina (Senge-SC) e o Comitê Metropolitano para o Desenvolvimento da Grande Florianópolis (Comdes), divulgaram ontem, nota de repúdio pela inclusão do nome do ex-governador Raimundo Colombo (PSD), no relatório da CPI da Ponte Hercílio Luz com recomendação pelo indiciamento. As duas entidades consideram ser uma injustiça cometida contra o único governador nas últimas três décadas, a tomar as medidas urgentes e necessárias para que a Ponte Hercílio Luz voltasse efetivamente a ser utilizada com segurança.

 

Empenho do ex-governador

Diz parte da nota: “Em tempos onde as questões políticas estão cada vez mais exacerbadas, onde interesses diversos dão o tom do debate, é necessário e justo que fique aqui consignado que foi apenas graças ao empenho decisivo do ex-governador Raimundo Colombo que estamos próximos de ver – e usufruir – da reabertura da ponte até o final do ano. Reafirmamos que o Senge-SC, que acompanhou as obras de recuperação desde o início, e o Comdes não têm qualquer interesse político-partidário, mas, sim, são entidades que lutam pelo crescimento e progresso de Santa Catarina, suas cidades e seu povo. O Senge-SC e o Comdes consignam a sua contrariedade pela indevida citação do ex-governador com que entendem ser mais um passo atrás no esforço dos catarinenses para que o Estado possa ser diferente e trabalhar de forma conjunta pelo bem comum”, escreveram as entidades.

 

Na coluna exclusiva dos assinantes

 

– PIB catarinense cresce antes e além do governo Moisés;

 

– Estado já é o terceiro superando o Rio de Janeiro, confira;

 

– O real motivo do crescimento da arrecadação de Santa Catarina;

 

– Governo se manifesta sobre a nomeação e os ganhos de Douglas Borba no Conselho da Celesc;

 

– Minotto conta com o apoio de Moisés para disputar em Criciúma;

 

– Ivan Naatz pode ter o apoio de Bolsonaro na disputa em Blumenau;

 

– ACIJ apresenta lista com os votos dos parlamentares catarinenses em relação ao Fundo Eleitoral;

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