Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Padronização de protocolos, integração com a Defesa Civil e reforço logístico estarão entre os principais temas discutidos no encontro – Foto: Divulgação/CBMSC

O Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina (CBMSC) realiza nesta quinta-feira (7), em Rio do Sul, uma reunião estratégica voltada à definição de diretrizes em Gestão de Riscos e Desastres (GRD). O encontro reúne lideranças da corporação para alinhar protocolos e estratégias de resposta diante da aproximação do fenômeno El Niño, que pode alterar o regime de chuvas no Sul do Brasil e elevar o risco de enchentes e inundações.

A escolha de Rio do Sul como sede da reunião é considerada estratégica. Localizado no Alto Vale do Itajaí, o município está em uma das regiões mais suscetíveis a cheias no estado, devido à confluência de rios e às características geográficas. O histórico recorrente de enchentes de grande impacto na região serve como base para o planejamento operacional e a construção de diretrizes mais eficientes.

Segundo o subcomandante-geral do CBMSC, coronel Jefferson de Souza, o momento exige preparação antecipada. “O El Niño recoloca essa urgência no centro: a janela de preparo é agora, não depois do evento”, afirmou.

Entre os principais eixos da reunião estão a padronização de protocolos de acionamento, a integração com a Defesa Civil e prefeituras, a ampliação da capacidade logística para mobilização rápida e o fortalecimento da comunicação de risco com a população.

De acordo com a corporação, o objetivo é consolidar uma atuação cada vez mais preventiva, com planejamento contínuo para reduzir impactos de eventos extremos. A reunião integra um conjunto de ações voltadas à preparação do estado para o período de maior risco climático.