Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Adriano Silva adota o silêncio como estratégia – Imagem: Marcelo Lula

Conversei com uma fonte ligada ao prefeito de Joinville, Adriano Silva (Novo). A informação é que ele está em um momento mais recluso, pelo fato de estar dialogando com a direção de seu partido sobre o cenário estadual e nacional. Por enquanto, não será concedida entrevista sobre eleição.

Mas a fonte relatou que Silva tem sido procurado por vários partidos e que a busca aumentou após ele ter aparecido nas pesquisas de intenção de voto. O prefeito aparece na casa dos 8%, mesmo não se anunciando pré-candidato. “Hoje a resposta aos partidos é não. Mas este ano tem um cenário decisivo de eleições, não só em nível estadual, mas também federal. Não se pode considerar aproximações estaduais sem considerar o cenário nacional”, relatou, completando: “O que posso te garantir — em off — é que, tirando os partidos da esquerda, os demais praticamente todos têm buscado Adriano para dialogar”.

Mesmo dizendo que hoje o prefeito está fora, uma afirmação da fonte deu a entender que, caso não seja candidato, Adriano poderá apoiar alguma candidatura no pleito estadual. Isso ficou evidente quando ouvi que “as últimas pesquisas deixaram evidente que Adriano, por perto, pode pesar a balança para um lado ou outro”. Embora o percentual ainda seja baixo, menos de dois dígitos, não dá para menosprezar a força de um prefeito que se reelegeu com 78,69%. O problema de Silva é o timing, o tempo. Embora conhecido no Norte do estado e na bolha política, o joinvilense precisa se tornar mais conhecido em Santa Catarina e, para quem deseja disputar a Agronômica, isso deveria ter começado no ano passado.

Por fim, ao responder se Adriano poderá renunciar para se colocar à disposição do Novo para a eleição, a fonte voltou a dizer que “hoje, não”. Questionado se amanhã poderá mudar, a resposta foi que estaria fazendo um exercício de futurologia ao responder. Porém, afirmou: “Hoje, a resposta é que ele permanece em Joinville. Mas há quase três meses entre o dia de hoje e o período para uma decisão definitiva. E ele está sendo procurado por muitos para jogar esse jogo”, concluiu, deixando em aberto a possibilidade.

Cenário

O cenário dentro do Novo deve clarear nos próximos dias, quando o presidente nacional do partido, o catarinense Eduardo Ribeiro, retornar das férias. Ribeiro está em Portugal com a família.

Ratinho anima o PSD

Ratinho Júnior se colocou à disposição do partido – Imagem: Divulgação

Uma entrevista do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), foi comemorada pelos pessedistas em Santa Catarina. Ele disse que ninguém aguenta mais o que chamou de ambiente de briga no país, que não está fazendo bem para a “dona Maria”, ao se referir à população. “Se o meu nome for esse nome escolhido internamente, eu fico muito honrado e, obviamente, vou aceitar o desafio”, afirmou, ao falar sobre a disputa à Presidência da República.

Kassab apoia

Gilberto Kassab quer Ratinho como candidato – Imagem: Divulgação

“Nós temos dois pré-candidatos: ou é o Ratinho Júnior, ou é o Eduardo Leite. E ambos, tenho entendimento de que, no momento certo, aquele que estiver em melhores condições será nosso candidato. Hoje, o Ratinho Júnior está em melhores condições. A decisão, sendo hoje, seria ele. Mas isso a gente decide nas próximas semanas”, disse o presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, em entrevista ao G1.

Impulsionamento

A leitura feita por lideranças do PSD no estado é que uma candidatura de Ratinho Júnior (PSD) à Presidência da República impulsionará o projeto do prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), que é pré-candidato ao Governo do Estado. Rodrigues renunciará em março para começar a rodar o estado. As pesquisas da Neokemp mostram Ratinho com um bom desempenho em Santa Catarina.

Contraponto

“A CASAN informa que recebeu a notificação do Tribunal de Contas de Santa Catarina na última sexta-feira (09), irá analisar o documento dentro do prazo e prestará todas as informações solicitadas ao órgão”. Essa foi a manifestação da assessoria de comunicação em resposta à informação divulgada pela coluna sobre irregularidades encontradas pelo TCE em obras da companhia em Florianópolis.

A Coluna está em formato especial de férias. A partir do dia 02 de fevereiro de 2026, voltará ao formato normal, com muitas informações, análises, bastidores e denúncias exclusivas.