A bilionária que foi aluna do Bolshoi em Joinville
Acesse o nosso Canal no WhatsApp!
Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!
Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.
Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.
Acesse e siga agora:
https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t
E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Em sete anos, a mineira de Belo Horizonte Luana Lopes Lara (29 anos) acumulou um patrimônio digno de ser considerada a maior bilionária do sexo feminino “self-made” (sem receber herança ou por casamento) do mundo pelo último levantamento da Forbes . O interessante é que sua vida tem ligações com Santa Catarina, mais exatamente com a Escola de Teatro Bolshoi do Brasil, cuja sede é em Joinville. Aqui ela morou anônima e discretamente até se formar dançarina. Esteve na Áustria atuando como bailarina e abandonou a dança nove meses depois para se dedicar a uma outra escola, o prestigiado MIT (Massachusetts Institute of Technology) em Boston, onde se graduou em ciência da computação. Lá conheceu um colega libanês e ambos fundaram a Kalshi, uma empresa de apostas que não tem similar no Brasil. Sete anos depois, a empresa está avaliada em US$ 11 bilhões e a ex-bailarina do Bolshoi tem 12% de seu capital.
A disciplina que a dança exige
Em depoimento à revista Forbes, Luana revelou que apreendeu em Joinville o valor da disciplina. Em alguns dias, disse que os treinos aconteciam das 7 da manhã até às 21 horas. Não foi revelado o tempo que residiu em Joinville, mas certamente foi um período superior a cinco anos. A ex-aluna de Joinville foi campeã de uma das edições anuais da Olimpíada Brasileira de Astrologia e ficou em terceiro lugar de uma olimpíada de matemática em Santa Catarina.
Novo presidente do TJSC
Eleito por uma pequena margem de votos (54 a 48), o desembargador Rubens Schulz foi eleito presidente do Tribunal de Justiça de Santa Catarina para o biênio 26/28. Ele nasceu em Joinville, mas nunca atuou como magistrado na comarca de sua cidade natal. Rubens é Filho de um conhecido publicitário joinvilense que atuou nos anos 70 a 90 como sócio da agência Interprom. Não é herdeiro da Schulz SA, uma das maiores empresas familiares de Santa Catarina.
Apenas dois candidatos por partidos
Em entrevista ao programa Encontro com a Imprensa, apresentado e produzido pelo colunista na TVBE/Joinville, o deputado Matheus Cadorin (NOVO) revelou que os partidos políticos de Joinville se comprometeram a lançar apenas dois candidatos à Assembleia Legislativa. O compromisso foi assumido em reunião com o Conselho de Entidades, que reúne a ACIJ (Associação Empresarial de Joinville), Acomac (Revendedores de Material de Construção), Ajorpeme (Pequenas e micro empresas) e CDL (Comércio Lojista). “Nós (NOVO) temos eu à reeleição e o vereador (mais votado do partido) Neto Petters”. O PL deve lançar três: Maurício Peixer à reeleição, vereador Wilian Tonezi e uma mulher, que poderá ser a vice-governadora Marilisa Boehm. Pelo visto não seguirá a orientação das entidades empresariais.
Campanha pela região
Nos anos 90, a Associação Empresarial de Joinville (ACIJ) lançou a campanha “vote certo, vote por Joinville”. Para 2026 não caberia mais: pela primeira vez na história recente da região (São Francisco do Sul, Balneário Barra do Sul, Araquari, Barra Velha, Garuva e Itapoá) os candidatos à Assembleia Legislativa não serão apenas de Joinville. O ex-prefeito de Araquari Clenilton (União Brasil) está construindo sua candidatura na região. Apesar de continuar residindo em Araquari, no mesmo bairro em que nasceu, a sua empresa tem escritório em Joinville.
Selo diamante
Em 2024, a Câmara de Vereadores de Itapoá recebeu o selo “Diamante” do Programa Nacional de Transparência Pública. Na quinta-feira (4), durante o IV Congresso Internacional dos Tribunais de Contas, que aconteceu em Florianópolis de 2 a 5 de dezembro, a Câmara de Itapoá foi “rebaixada” para selo “Ouro”. Já a Prefeitura recebeu selo “Diamante”, a mais alta condecoração.
Continuam rompidos
Há cerca de quatro meses, o presidente da Câmara de Itapoá Ivan da Luz (MDB) está rompido com o prefeito Jeferson (Jefinho) Garcia, também do MDB. Por motivos não revelados publicamente, apenas comentários de bastidores, o rompimento levou o presidente para o grupo de oposicionistas, que tem os vereadores do PL Em Itapoá, PL e MDB são adversários.
Sem previsão para Santa Catarina
Na COP 30, o Ministério dos Povos Indígenas revelou que estão previstas cinco de demarcação de terras indígenas, uma área do tamanho da França. Uma delas no Paraná e nenhuma em Santa Catarina.
Contra a greve dos caminhoneiros
Em mensagem em sua rede social, o deputado federal Zé Trovão anunciou antecipadamente que não apoiaria a greve dos caminhoneiros marcada para a última quinta-feira. Ele justificou que o movimento era de inspiração eleitoreira e que a Família Bolsonaro também não estaria apoiando. Obviamente que Zé Trovão não é mais caminhoneiro, como era na greve que o deixou famoso no Brasil inteiro.
Curtas
– Representante da Secretaria de Proteção Civil da Prefeitura de Joinville confirmou em reunião com os vereadores que o processo de licitação para implantar três mil câmeras de reconhecimento facial está em análise na Procuradoria do Município.
– A previsão é de um custo mensal de R$ 1,5 milhões por mês.
– O diretor Paulo Manoel de Souza disse na Comissão de Proteção Civil que o edital de contratação da empresa responsável será publicado “ainda em 2025”.
– Sem esta tecnologia, estão espalhadas pelas ruas de Joinville 2.068 câmeras de monitoramento e mais 53 de monitoramento de veículos.
– Comentários em um importante segmento da administração estadual em Joinville: está sendo articulada a troca do número 1 para 2026.
– Adiada para o próximo ano a eleição para diretor-comercial da Celesc, diretoria essa privativa de servidor da empresa escolhida pelo voto direto de seus funcionários.
– O cenário é de disputa entre interior e capital. O gerente regional da Celesc Distribuição em Joinville Wagner Vogel já está em campanha.
– Prefeito de Joinville Adriano Silva (NOVO) com viagem marcada a Brasília para visitar a sede do Instituto Chico Mendes para se informar sobre o estudo de um parque nacional na região que prevê parte de seu território (Quirirí).
Fale com o colunista pelo whats (47) 999644082
Ou pelo e-mail luizverissimoscempauta@gmail.com



