Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Foto: Divulgação/Senai

A Wihex desenvolveu, ao longo de dois anos e com apoio técnico do Instituto SENAI de Inovação em Sistemas Embarcados, uma solução para digitalizar a operação de aterros sanitários. O projeto, que recebeu investimento de R$ 1,5 milhão e venceu o Prêmio Melhores do Ano de Santa Catarina do PMI-SC, foi testado em 29 aterros de quatro estados e apresentou economia estimada de até 70% em comparação a sistemas importados.

A tecnologia possibilita aos gestores acesso a dados instantâneos sobre vida útil dos aterros, comportamento do solo e desempenho de máquinas, ampliando a precisão operacional. Segundo a empresa, o uso de agricultura de precisão, automação e sistemas embarcados permite monitorar movimentação, compactação e produtividade, aumentando eficiência e segurança. O SENAI destaca que a solução nacional substitui alternativas de alto custo e eleva o nível tecnológico do setor.

O projeto também busca responder aos desafios da gestão de aterros, que dependem de medições constantes de volume de resíduos, compactação e estabilidade do terreno. De acordo com o Instituto SENAI, a ausência de processos precisos pode reduzir a vida útil dessas estruturas e elevar riscos operacionais, o que reforça a relevância de soluções digitais mais avançadas.

A evolução tecnológica foi apoiada pelo programa Smart Factory, da Plataforma Inovação para a Indústria do SENAI, desenvolvido com BNDES e ABDI. A Wihex recebeu aporte de R$ 800 mil para acelerar o desenvolvimento e elevar o nível de maturidade tecnológica do sistema, consolidando um avanço para o monitoramento inteligente de aterros sanitários no país.