Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Em nome da Alesc, deputado Antídio Lunelli entrega placa celebrativa a Arno Pandolfo, presidente da Fecoagro. Foto: Bruno Collaço / AGÊNCIA AL

O Parlamento de Santa Catarina realizou uma sessão especial para celebrar os 50 anos da Federação das Cooperativas Agropecuárias de Santa Catarina (Fecoagro). Vinte e seis pessoas e instituições parceiras foram homenageadas durante a cerimônia no Palácio Barriga Verde, proposta pelo deputado Antídio Lunelli (MDB) e aprovada por unanimidade pelos 40 parlamentares.

O evento reuniu autoridades, representantes do setor agropecuário, familiares e amigos. Entre os presentes estavam o presidente da Fecoagro, Arno Pandolfo, o presidente da Ocesc, Vanir Zanatta, o secretário estadual da Agricultura, Carlos Chiodini, e deputados estaduais e federais.

Criada em 1975, a Fecoagro é referência nacional em integração e intercooperação entre cooperativas agropecuárias, atuando na representação política e econômica do setor e promovendo boas práticas de gestão. Em 2023, o cooperativismo catarinense faturou R$ 85,9 bilhões e reuniu 4,2 milhões de associados, contribuindo para a exportação de proteína animal de alto padrão para diversos países.

Durante a cerimônia, foram destacados os resultados operacionais da Fecoagro, incluindo a produção de 405 mil toneladas de fertilizantes em 2024, a meta de 430 mil toneladas para 2025, distribuição de 500 mil toneladas de calcário, 210 mil sacas de milho para agricultura familiar e investimentos de R$ 125 milhões em programas de apoio a produtores em 2023.

Para os representantes da Fecoagro e da Ocesc, a homenagem simboliza o reconhecimento da importância do cooperativismo para a economia e o desenvolvimento social de Santa Catarina, reforçando a atuação do setor como um dos pilares da agricultura e do agronegócio no Estado.