Indicadores apontam redução na defasagem de aprendizagem na rede municipal de Florianópolis
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A segunda edição da Avaliação Externa Avalia Floripa, realizada em julho pela Secretaria Municipal de Educação (SME) de Florianópolis, apontou uma redução nos índices de defasagem de aprendizagem entre estudantes do ensino fundamental da rede municipal. Os dados indicam avanços especialmente na disciplina de Matemática, com destaque para o 9º ano, onde a defasagem caiu de 82% para 37%. No 5º ano, a redução foi de 38% para 20%.
A avaliação foi aplicada aos alunos dos 2º, 5º e 9º anos, complementando os dados obtidos na Avaliação Diagnóstica realizada em março. Segundo a SME, os resultados refletem ações implementadas desde o início do ano letivo, como a ampliação da carga horária de Língua Portuguesa e Matemática de quatro para seis aulas semanais, a expansão da educação integral em algumas unidades, e o reforço pedagógico com grupos menores de estudantes.
No 2º ano, a defasagem em Língua Portuguesa caiu de 47% para 26%, enquanto em Matemática passou de 23% para 7%. A proporção de estudantes com aprendizagem considerada adequada em Matemática subiu de 34% para 57%.
No 5º ano, os dados mostram que a defasagem em Língua Portuguesa caiu de 18% para 11%, e em Matemática de 38% para 20%. A proporção de estudantes com conhecimento adequado em Matemática aumentou de 33% para 46%.
No 9º ano, a defasagem em Língua Portuguesa foi reduzida de 31% para 26%, e o percentual de estudantes com conhecimento básico subiu de 33% para 44%. Em Matemática, o número de estudantes com conhecimento adequado passou de 3% para 14%.
De acordo com a SME, os dados da Avalia Floripa são utilizados para ajustar práticas pedagógicas e estratégias de ensino, com o objetivo de promover melhorias contínuas nos indicadores de aprendizagem.
