MDB tem dúvidas sobre espaço no governo; Progressistas não deve ganhar mais secretaria; Secretária da SAN se irrita com possível troca, entre outros destaques
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
Apesar de haver uma forte tendência para que o MDB aceite o convite do governador Jorginho Mello (PL) para que o deputado estadual Antídio Lunelli assuma a Secretaria de Estado da Agricultura, fontes emedebistas relatam que o convite não encheu os olhos do partido a ponto de gerar empolgação.
A principal dúvida é sobre o poder que o partido terá na Agricultura. Os deputados querem saber se os cargos serão disponibilizados ao MDB para fazer suas indicações, qual será o orçamento da secretaria e se o provável secretário emedebista terá poder de decisão. Internamente, há receio de que o que ocorreu com Jerry Comper, ao assumir a Infraestrutura no início do governo, se repita na Agricultura. “Quando o Jerry assumiu, houve animação e a crença de que haveria um bom resultado em uma secretaria importante. Isso não ocorreu, e o partido perdeu influência na secretaria. Pior, o Jerry está sofrendo grande prejuízo por estar ali. Veja o que o PL fez na base dele”, relatou uma liderança.
Desde a reunião em que Jorginho fez o convite, não houve novo contato com uma resposta. Amanhã, durante o almoço da bancada emedebista na Assembleia Legislativa, o tema estará novamente na pauta. Surgiu a informação nos bastidores de que o partido teria solicitado a Casa Civil para o deputado federal Carlos Chiodini, mas duas fontes emedebistas não confirmaram. Outra possível movimentação seria levar a senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) para a Assistência Social, abrindo uma vaga no Senado para Beto Martins (PL).
Em meio a essas negociações, uma liderança do MDB deixou um recado: Antídio pode ser um problema para o governador, pois não terá o mesmo comportamento de Jerry na Infraestrutura. “Se o Antídio não puder fazer indicações de cargos e não tiver autonomia, ele não ficará calado. Como empresário forte, ele não se submeterá a isso e poderá criar um problema para o governo”, afirmou o emedebista.
Tamanho do Progressistas
O governador Jorginho Mello (PL) não deve abrir mais espaços para o Progressistas em seu governo. Uma fonte ligada à Agronômica afirmou que Jorginho entende que o partido, que está em sua base e tem acordo para 2026, já está contemplado conforme o tamanho de sua bancada. “O governador não vai abrir mais espaço para o partido”, informou a fonte. O Progressistas comanda a Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços, sob a liderança do ex-deputado Silvio Dreveck.
Mudança na SAN
A Secretária de Articulação Nacional, Vânia Franco, não gostou de saber, pelo SCemPauta, sobre possíveis mudanças em sua secretaria. A atual adjunta, Lourdes Martini, deve dar lugar, no próximo ano, à prefeita de Palmeira, Fernanda Córdova (PL), cujo mandato termina em dezembro. Em mensagem de WhatsApp enviada à equipe, Vânia afirmou que Lourdes permanecerá no cargo até que o governador e ela decidam o contrário. Fontes relatam que Vânia teria esbravejado ao saber da possível troca. Uma contestação que tem sido feita internamente no governo é o fato de que, ao contrário dos demais secretários, o currículo de Vânia é o único que não aparece no site.
Marquito no PT?
Uma fonte do PT confidenciou que, se o deputado estadual Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), tivesse aceitado o convite para se filiar ao partido, ele teria sido o candidato a prefeito de Florianópolis pelo PT, unindo a esquerda. A revelação promete surpreender algumas lideranças.
Posição da OAB
O vice-presidente nacional da OAB, Rafael Horn, se posicionou contra o Projeto de Lei em tramitação na Câmara dos Deputados que propõe novas exigências para a atuação dos advogados no Brasil. Segundo Horn, o projeto representa um “retrocesso e desrespeito com advogados e advogadas”, ao estabelecer que as procurações devem conter informações adicionais e ter prazo de validade limitado a 120 dias. Ele busca unir a classe para contestar a proposta, argumentando que as exigências podem dificultar o exercício profissional da advocacia e comprometer o direito constitucional dos cidadãos ao acesso à justiça.
Candidatura ao TJSC
O deputado estadual Ivan Naatz (PL) está buscando apoio para disputar a vaga de desembargador destinada a advogados, que será aberta no próximo ano. Naatz conta com o apoio do PL, que já decidiu entrar em sua campanha, e também de lideranças de outros partidos. Ele afirmou que aguardará o fim da eleição da OAB, em novembro, para tomar uma decisão definitiva. Naatz tem o apoio declarado do governador Jorginho Mello (PL), que prometeu ajudá-lo a chegar ao TJSC.
Transição em Itapema
A transição de governo em Itapema começará apenas em 15 de novembro. O prefeito eleito, Alexandre Xepa (PL), indicará sua equipe para os trabalhos. A transição deve ser tranquila, pois Xepa foi apoiado pela prefeita Nilza Simas (PL), que também deve fazer indicações na nova gestão. Xepa discutirá o secretariado nesta semana, após retornar de uma viagem ao Paraguai. Antes, ele se reuniu com o governador Jorginho Mello (PL) e com os secretários de Educação e Saúde do Estado.
Credenciamento
O Ministério da Saúde credenciou o Hospital São José, de Jaraguá do Sul, para realizar procedimentos e cirurgias cardíacas de urgência e emergência pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A informação foi divulgada pelo deputado estadual Vicente Caropreso (PSDB). A portaria, publicada no Diário Oficial da União, habilita o hospital como Unidade de Assistência em Alta Complexidade Cardiovascular e prevê o repasse de R$ 4 milhões anuais para custear ações e serviços de média e alta complexidade cardiovascular.
Veja mais postagens desse autor