Idoso ainda está desaparecido | Foto: Divulgação

Ontem (9) completou uma semana que um paciente fugiu do Hospital Regional de Joinville no início da madrugada. Mesmo com um grupo de resgate da selva e de bombeiros militares (sim militares), Reinaldo Kroessin, 74 anos, não foi localizado até o fechamento da coluna. As câmeras de segurança identificaram os movimentos do idoso até entrar em mata próxima do hospital por volta das 0h20m da última terça-feira. Esgotado o prazo de uma semana, o Grupo de Resgate em Montanha se retirou na segunda-feira (8) ao perceber que seu cachorro farejador comprovou que o fugitivo do hospital havia pulado um muro e, por isso, não estaria mais escondido no matagal. Reinaldo foi internado dia 28 de junho por problemas no sistema urinário.

Bombeiros Militares

Foto: Divulgação/GRM

Além do GRM, formado por especialistas em localizar pessoas perdidas nas montanhas (Joinville está próxima da Serra do Mar), participaram das buscas um grupo de bombeiros militares vindos de Itajaí e Blumenau, conforme divulgou um portal de notícias local. Ao contrário destas duas cidades, em Joinville quem combate o fogo é o Corpo de Bombeiros Voluntários. Os militares contam apenas com uma sede administrativa para serviços burocráticos, como vistorias e a cobrança de suas taxas.

Única presença

Durante décadas, a única participação dos bombeiros militares em Joinville se limitava ao aeroporto Lauro Carneiro de Loyola. Como uma lei federal exige a participação de bombeiros profissionais nos plantões dos aeroportos, o Corpo de Bombeiros Voluntários ficou impedido de lá prestar seus serviços. A solução encontrada para cumprir a legislação foi deslocar bombeiros militares do quartel de Blumenau, onde, aliás, não existe bombeiro voluntário.

Reclamações sobre atendimento

Desde o ano passado, as agências do DETRAN estão abrindo às 10 horas. Em Joinville, a fila já começa às 9 horas, faça frio ou sol. Presidido pelo joinvilense Kennedy Nunes, o órgão tem uma considerável arrecadação e poderia voltar ao atendimento a partir das 8 horas. Um servidor do Detran explicou que o atendimento nestas duas horas foi excluído em razão dos terceirizados e seus horários de trabalho. Não há justificativa para deixar de atender o público a partir das 8 horas. Nem mesmo financeiro. Como a mudança de horário começou logo após Kennedy Nunes assumir o órgão estadual, as críticas são voltadas a ele.

Mais denúncias na prefeitura de Barra Velha

Jonathan (esq.) e o prefeito afastado Douglas da Costa | Foto: Redes sociais

Depois do prefeito eleito Douglas da Costa e mais dois secretários municipais serem presos (o prefeito continua) no final do ano passado sob acusação de corrupção, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha, agora foi a vez do ex-coordenador da Defesa Civil. Jonathan Padilha foi preso na última sexta-feira (5) acusado de falsidade ideológica, apropriação indébita e atuação fraudulenta em cargo público pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas).

Valores ilícitos

O Ministério Público acusa o ex-coordenador de ser o responsável pelo controle e fiscalização das penas alternativas no presídio local. Ele é acusado de assinar o atestado de cumprimento de horas trabalhadas pelos detentos para receber “valores ilícitos”. As horas e os serviços comunitários não foram feitos. Segundo o portal “Diarinho” de Itajaí, até 2019 a função de monitorar os trabalhos comunitários dos detentos no bairro Quinta dos Açorianos (na horta comunitária) era da associação de moradores. No início do mandato de Douglas da Costa, a associação passou a responsabilidade para a Defesa Civil.

Audiência no Fórum

Na próxima terça-feira (16) 30 indiciados na operação que resultou na prisão do prefeito Douglas da Costa serão ouvidos no Fórum de Barra Velha. Segundo uma fonte da coluna, muitos estarão na frente para ver quem são indiciados.

Curtas

  • A coligação de apoio à candidatura de Rubens Blaszowski (PSD) a prefeito de Campo Alegre definiu a data da convenção de todos os partidos em um mesmo local.
  • PSD, PP, União Brasil e PSDB estarão reunidos dia 20 de julho às 18h30 na Sociedade Amigos de Campo Alegre.
  • O presidente municipal do PSDB Cléo Machado está otimista sobre a vitória do candidato. “Rubens foi prefeito duas vezes e só não foi na terceira vez porque a legislação impede uma segunda reeleição. Agora ele pode”.