Foto: Ricardo Wolffenbüttel/SECOM

Para impulsionar o setor de games e jogos digitais, o Governo do Estado anunciou nesta quinta-feira (13) R$ 2 milhões para apoiar projetos inovadores de empresas da área. O fomento será concedido via edital, realizado pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (Fapesc) e pela Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI). Cada proposta selecionada poderá receber até R$ 200 mil.

Santa Catarina é destaque quando o assunto é games e jogos digitais, sendo o quarto estado brasileiro com a maior concentração de desenvolvedores, segundo dados de 2022 da Associação Brasileira de Empresas Desenvolvedoras de Jogos Digitais (Abragames).

Conforme a Pesquisa da Indústria Brasileira de Games 2022, realizada pela Abragames e parceiros, das 762 desenvolvedoras analisadas (de um universo de mais de 1 mil empresas estimadas no Brasil), 52 ficam em Santa Catarina. O estado vem após São Paulo (280), Rio de Janeiro (89) e Rio Grande do Sul (58). O Sul do país aparece no levantamento com 21% da concentração de desenvolvedoras de jogos digitais, atrás apenas do Sudeste, que concentra 57%.

Com o edital, Fapesc e SCTI pretendem apoiar o potencial inovador da indústria de jogos digitais catarinense e colaborar com a sua consolidação, além de fomentar o desenvolvimento tecnológico. As empresas interessadas em participar do edital, devem encaminhar suas propostas para o Sistema SIGFapesc até o dia 15 de julho, às 18h.