Reunião da Comissão de Turismo e Meio Ambiente em Blumenau | FOTO: Solon Soares/Agência AL

Os impactos das mudanças climáticas, seus desafios e suas soluções dominaram o debate da Comissão de Turismo e Meio Ambiente da Alesc, que realizou na manhã desta terça-feira (7), em Blumenau, reunião ampliada com representantes das Defesas Civis dos 28 municípios da região do Alto Vale do Itajaí.

Conforme avaliou o presidente da comissão, deputado Marcos José de Abreu, o Marquito (Psol), foi um momento oportuno para traçar uma radiografia efetiva e atual da Defesa Civil dos municípios da região do Alto Vale do Itajaí, região afetada pelas chuvas que castigaram Santa Catarina em outubro e novembro de 2023.

“Os eventos climáticos extremos não irão mais sair da nossa pauta. Por isso precisamos ouvir os representantes das defesas civis a respeito das suas necessidades e seus desafios”, avaliou, deixando claro que é necessário cada vez mais fomentar políticas de prevenção para o combate às tragédias climáticas.

No encontro, ainda foi deliberada a realização de reunião ampliada conjunta, envolvendo representantes da Fecam, da Defesa Civil Estadual, de todos os 28 representantes da Defesa Civil da região do Vale do Itajaí, visando elencar todos os pontos necessários, destacando as necessidades e os desafios pontuais de cada entidade para a elaboração de um relatório final que será apresentado para os governos estadual e federal. A data da reunião ainda será definida, mas, como destacou Marquito, será realizada na região do Vale do Itajaí.

A tragédia climática que assolou o Rio Grande do Sul também foi comentada pelos participantes. “Precisamos preparar o nosso estado, equipar as defesas civis dos municípios para evitar o que hoje o Rio Grande do Sul está enfrentando”, alertou o deputado Fabiano da Luz (PT).