Enfrentamentos de Topázio geram temor a lideranças próximas; Jerry segue fora dos holofotes do Governo, entre outros destaques
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
Durante o final de semana, foi compartilhado um vídeo nas redes sociais em que o prefeito de Florianópolis, Topázio Neto (PSD), fala da decisão da Justiça Federal que, a pedido do Ministério Público Federal, mandou retirar uma quadra de beach tennis em Jurerê.
Topázio diz que respeita decisões judiciais, mas deixa claro que usará seu direito de discordar e de contestar. A título de informação, a quadra está há anos naquele local sem gerar qualquer prejuízo. Aliás, em várias praias, há quadras liberadas para que os banhistas pratiquem esporte.
Chamou a atenção o que o prefeito disse, sobre ser preciso parar de gastar dinheiro público com discussões infinitas. E, dessa forma, em vez de cuidar da gestão do município, a equipe da prefeitura gasta energia em demandas que não se justificam.
Lideranças e empresários lembraram, durante algumas conversas, que outras obras também já foram ou têm sido alvo de ações que têm obtido como único resultado atrasar o desenvolvimento, como a Ponte da Lagoa, a revitalização da parte Leste do centro, Naufragados e o Plano Diretor. É sempre necessário lembrar o importante papel do judiciário e do Ministério Público, mas também é necessário chamar a atenção para um olhar mais cuidadoso em relação a ações que apenas têm gerado prejuízo ao erário público e atrasado o desenvolvimento. Será que essas decisões têm atendido às comunidades como um todo ou apenas a uma pequena parte delas?
Resta saber o resultado dos enfrentamentos que o prefeito pretende fazer, questionando decisões que paralisem ações de sua gestão na capital. Nos bastidores, há um certo temor de que ele possa vir a sofrer futuras retaliações.
Unindo opostos
O deputado estadual Mauro De Nadal (MDB) foi alvo de brincadeira do governador Jorginho Mello (PL) na assinatura de um convênio do Estado com a Prefeitura de Maravilha no sábado, para a construção de um elevado. O deputado estadual Fabiano da Luz (PT) sugeriu, brincando, que o local se chamasse “túnel Mauro De Nadal”, ao destacar o trabalho feito pelo atual presidente da Assembleia Legislativa para viabilizar a obra. O governador pegou um gancho na brincadeira e falou: “O Mauro não vai dar para dar o nome dele. Só se nós matarmos esse italiano aqui. E não dá para matar esse homem, esse homem tem que viver muitos anos. Apelidar de viaduto Mauro De Nadal”, disse Jorginho.
Comando da Infraestrutura
O governador Jorginho Mello (PL) publicou um vídeo em que fala sobre o programa Estrada Boa. A gravação foi feita em uma das obras e, quem estava junto? Não, não era o secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, mas sim, o adjunto Ricardo Grando. Nos bastidores, continuam dizendo que é Grando quem conduz a secretaria.
Novo líder
O governador Jorginho Mello (PL) escolheu o deputado estadual Ivan Naatz (PL) para ser o seu líder na Assembleia Legislativa, pelo período de 30 dias. Acontece que o deputado Edilson Massoco (PL) se licenciará pelo mesmo período, dando lugar a Alex Brasil (PL). Naatz será o líder durante o período em que o presidente do Tribunal de Justiça, João Henrique Blasi, assumirá o comando do Estado.
Feminicídio
Santa Catarina alcançou o triste número de 43 feminicídios, superando o ano passado que teve 40 casos. É o maior número disparado dos últimos quatro anos. A violência doméstica também já superou os números do ano passado. Enquanto 2022 registrou 50.545 casos, este ano já chegamos a 54.765 casos. Pelo visto, as leis, por mais que tenham endurecido penas e estabelecido as formas de violência, que não é só a agressão física, devem ser novamente discutidas, pois segue crescendo o número de mulheres agredidas covardemente ou mortas.
Mais uma do Seif
O senador Jorge Seif Júnior (PL) a cada semana tem uma novidade. Desta vez, é que ele usou verba de gabinete para alugar uma BMW. O veículo de luxo custa R$ 8.100 mensais aos cofres públicos, conforme apurou o colega Guilherme Amado do Metrópoles. O aluguel ocorreu nos meses de julho e agosto. Quando não é este automóvel, é um Jeep Compass, que tem um valor mensal de R$ 6.000. Vamos aguardar a atualização dos gastos de gabinete referente a setembro.
Destaque negativo na VEJA
A revista VEJA deste final de semana trouxe, em posição de destaque em uma de suas principais colunas, o Radar Econômico, os atrasos nas entregas dos imóveis pela construtora Pasqualotto. A empresa, que é administrada por Alcino Pasqualotto e Geninho Thomé, alega que ainda sofre os efeitos da pandemia. A construtora possui atrasos na entrega dos imóveis no litoral e na região oeste. A coluna está apurando o número total de imóveis que podem estar atrasados.
Mandato em julgamento
O TRE-SC julgará amanhã o processo em que é pedida a cassação do prefeito de São Carlos, Rudi Sander (Progressistas), e de seu vice, Fernando Signori (PL). Eles são acusados de suposta prática de abuso de poder político e econômico por ter havido o uso da máquina pública de forma ilícita em favor de sua campanha à reeleição. O autor da ação é Kellen Giongo (PSD), que perdeu a eleição para Sander. Segundo a denúncia, durante o período eleitoral, o prefeito teria determinado que fosse fornecido gratuitamente tubo de concreto em benefício de um munícipe. Outros serviços também teriam ocorrido durante o pleito, segundo a acusação, de forma a desequilibrar a disputa. Uma nova eleição deve ocorrer no município, caso prefeito e vice sejam cassados.
Apagando as Velas
Ontem, uma das maiores figuras da política do país, o ex-governador Jorge Bornhausen, comemorou com a família os seus 86 anos de idade. Bornhausen segue contribuindo de forma ativa para o cenário político de Santa Catarina.
Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148
Agora estamos nas redes sociais. Segue lá! |
Instagram: @scempauta |
Twitter: @scempauta |
https://www.facebook.com/scempauta |