Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O governador Jorginho Mello (PL) teve uma conversa com o chefe da Casa Civil, Estêner Soratto Júnior, ontem à noite. Para o governador, Soratto seria a melhor opção neste momento para ocupar o cargo deixado por Danieli Porporatti, no comando da Secretaria de Governo.

A saída de Danieli pegou a todos de surpresa, já que ela é um dos nomes mais ligados a Jorginho Mello. Corre a informação de que ela não teria gostado de ter sido alvo de algumas cobranças, e também teria se mostrado contra a troca na Casa Civil. Para Danielli, Soratto seria mantido e o espaço de primeiro escalão não seria aberto para Filipe Mello.

O fato é que a situação abriu caminho para o governador antecipar a troca na Casa Civil. Se isso irá se confirmar, tudo depende das conversas que já estão ocorrendo com Soratto. Ontem, na viagem que fez a São Paulo, Jorginho já levou Filipe e deixou Soratto em Florianópolis. O único secretário a acompanhar a viagem foi Cleverson Siewert, da Fazenda. Um claro sinal de que a decisão já está tomada. Para Soratto, a possibilidade de trocar de secretaria aparece como uma saída honrosa, depois de sofrer um forte processo de fritura.

Negou

O presidente estadual do MDB, deputado Carlos Chiodini, negou que o partido esteja negociando a Secretaria de Estado da Agricultura com o governador Jorginho Mello (PL). Se o governo chamar para conversar, Chiodini disse que vai, mas que a iniciativa precisa partir do governador.

Clima quente

A Câmara de Vereadores de Florianópolis aceitou a denúncia feita pelo suplente de vereador Sargento Mattos (PL), que assumiu por 30 dias no lugar de Maikon Costa (PL). Eles se desentenderam porque, segundo Mattos, o vereador Maikon atuou de forma a tentar impedi-lo de exercer o seu mandato, inclusive, gerando dificuldades de acesso ao gabinete e até de atendimento por parte de assessores. Sargento Mattos acusa Maikon de infração ético-disciplinar. Eles tiveram uma dura discussão em uma sala cedida pela presidência para que Mattos pudesse exercer os seus dias de mandato. Ouça:

Vereador se defende

O vereador licenciado Maikon Costa (PL) enviou nota sobre a situação em que se diz alvo de uma falsa comunicação de crime. No áudio, ambos discutem, mas, para Maikon, Sargento Mattos se descontrolou. Segundo Costa, o suplente de vereador está servindo a alguém. Vale lembrar que o desentendimento entre eles teve início após uma visita de Mattos ao gabinete da vereadora Maryanne Mattos (PL), inimiga política de Maikon.

Mais de 300 filiações

O PSD realizou um encontro para mais de 1.000 pessoas ontem à noite em São José. O prefeito Orvino de Ávila (PSD) fez um mutirão e, entre as lideranças filiadas, destaque para o Delegado Galeno e para Rose Bartucheski, ex-esposa de Dário Berger. O PSD comemorou as mais de 300 filiações. O evento contou com a presença do presidente estadual, Eron Giordani, dos deputados estaduais Júlio Garcia (PSD), Mário Motta (PSD) e Zé Caramori (PSD). O evento marcou também a continuidade da parceria entre Orvino e o vice Michel Schlemper (MDB). Entre os vereadores, além do PSD, também do MDB, Republicanos, União Brasil e PL compareceram ao evento.

Participação das mulheres

O Congresso de Municípios, Associações e Consórcios (Comac) vai reunir mulheres que são destaque na política catarinense. Marcilei Vignatti, presidente da UVESC, Milena Lopes, presidente da Fecam, Caroline de Toni, deputada federal, e Marilisa Boehm, vice-governadora, participam na sexta-feira (29) do painel Mulheres na Política.

Marco Temporal 1

O deputado federal Darci de Matos (PSD) está preocupado com a possibilidade de o Supremo Tribunal Federal decidir que caberá aos Estados o pagamento das indenizações aos agricultores que terão suas áreas demarcadas como terras indígenas. Segundo o parlamentar, os Estados não terão condições de arcar. Já no caso de o STF decidir que caberá à União ressarcir os agricultores, Matos entende que as demarcações poderão não acontecer nos próximos anos, já que entende que a União também não terá condições, o que travará a situação.

Marco Temporal 2

Na semana passada escrevi sobre a questão do Marco Temporal e destaquei que o STF analisará propostas de tese, como as indenizações aos agricultores que ocupam as áreas indígenas, e uma compensação aos indígenas nos casos em que não for mais possível demarcar a área reivindicada. Segundo o deputado federal Darci de Matos (PSD), isso pode servir para Santa Catarina, já que no Araçaí no Oeste e no Morro dos Cavalos em Palhoça pode haver o entendimento de que os atuais moradores não têm como sair. “Pode fazer um acordo excepcionalizando a região Sul do Brasil no Marco Temporal. Lá na região amazônica procede a demarcação, aqui não. Tem que fazer valer a premissa dos povos não conectados”, defende Matos.

Aproximação?

Ontem o prefeito de Criciúma Clésio Salvaro (PSD) recebeu Guilherme Colombo, marido da deputada federal Júlia Zanatta (PL). Foi o início de uma conversa sobre a eleição do próximo ano e a possibilidade de uma aliança entre os pessedistas e os liberais. Nos bastidores corre uma conversa de que o PL poderia oferecer o vice de Salvaro.

Almoço da bancada

A bancada do MDB na Assembleia Legislativa recebeu para o seu tradicional almoço das terças o prefeito de Videira, Dorival Borga (PSD), que decidiu aceitar o convite para se filiar ao MDB. A data ainda será marcada. O deputado estadual Egídio Ferrari (PTB) participou pela primeira vez do almoço e já começará a ser integrado às agendas da bancada. Ele se filiará ao partido nas próximas semanas. O secretário de Estado da Infraestrutura, Jerry Comper, e o secretário do MDB, Beto Ferreira, também participaram.

Jatinho de Seif

O Senado, ou melhor, o contribuinte pagará os R$ 8.684 gastos pelo senador Jorge Seif (PL), que simplesmente resolveu alugar um jato particular para duas agendas no estado. A informação é do colega Guilherme Amado do Metropolis. Uma viagem foi para Blumenau e o outro compromisso em Siderópolis. Seif poderia ter feito em quatro horas o trajeto de carro, mas resolveu aproveitar das benesses do poder.

Escolas

As propostas de ações que visam melhorar o ambiente das escolas catarinenses já estão sintetizadas no relatório preliminar dos trabalhos desenvolvidos pelo Comitê de Operações Integradas de Segurança Escolar (Comseg Escolar), apresentadas ontem em reunião com parlamentares e representantes das mais de 30 entidades que desde maio se dedicam ao tema. A ideia é avançar entendimentos com os governos estadual e federal, para alavancar recursos que possam viabilizar propostas adequadas às realidades das escolas e municípios.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta