O Governo do Estado escapou de uma greve dos eletricitários no limite do tempo estabelecido pela categoria, ao apresentar uma proposta aprovada em assembleias pelo estado. Porém, ainda há muitos problemas a serem resolvidos.

De acordo com fontes ligadas aos trabalhadores da Celesc, um acordo para a renovação de direitos, com reajustes econômicos vinculados ao INPC, foi bem recebido pela categoria. O presidente da companhia, Tarcísio Rosa, teve que aceitar a negociação com os trabalhadores por ordem do governador Jorginho Mello (PL). A informação que obtive dentro da Celesc é que ele chegou a questionar o governador se poderia bancar a greve para não ter que negociar. Foi desautorizado por Jorginho, que o mandou compor com o fechamento das negociações.

Agora, se o governo entendeu como o fim de uma crise, se enganou. Os sindicatos aguardam reunião com o governador para discutir outros problemas. Uma fonte me disse que os trabalhadores estão insatisfeitos com a gestão de Rosa. Eles o acusam de não realizar a contratação de empregados próprios, além do excesso de acidentes na empresa.

Em outro ponto da conversa que os eletricitários pretendem ter com Jorginho Mello, está a desconfiança de que Tarcísio Rosa pretende nestes próximos anos preparar a Celesc para que seja vendida. Os sindicalistas cobrarão uma posição definitiva do governador a respeito desse assunto. Eles lembram que Jorginho, quando ainda era candidato, se comprometeu em manter a Celesc pública.

Progressistas

Lideranças do Progressistas no estado decidiram cancelar a convenção e nomearam o ex-deputado Leodegar Tiscoski, para liderar uma Comissão Provisória neste próximo período de filiações visando as eleições do próximo ano. Em nota assinada pelo presidente estadual licenciado, Silvio Dreveck, e pelo secretário-geral, Aldo Rosa, para explicar a decisão, não tem qualquer menção a data para a convenção. Conversei com alguns deputados da bancada e soube que, para eles, a data da convenção é 11 de novembro. Se por um lado, os parlamentares destacaram total respeito ao senador Esperidião Amin, por outro, seguem defendendo uma renovação. Para a bancada, a presidência deverá ficar com Zé Milton Scheffer, ou com Altair Silva. Já o grupo ligado a Amin tem preferência pelo nome de Tiscoski para o comando.

Filiação de Pavan

O ex-governador Leonel Pavan assinou a ficha de filiação ao PSD em um grande evento em Camboriú, onde se anunciou pré-candidato a prefeito. “O mundo é para aqueles que têm coragem. Eu faço parte desse time”, disse Pavan, que entra num partido que tem se fortificado mais a cada dia. Prefeitos e vereadores prestigiaram o evento, além de nomes como os deputados Júlio Garcia, Mário Motta e Darci de Matos, além do prefeito de Chapecó João Rodrigues, e da capital, Topázio Neto. O presidente estadual dos pessedistas, Eron Giordani, em sua fala destacou algumas ações de Pavan quando foi prefeito de Balneário Camboriú. “Vamos imaginar Balneário Camboriú sem o teleférico, sem Cristo Luz, sem a Univali, sem a interpraias. Como seria? Pavan é um exemplo para todos nós”, afirmou Giordani.

PSD em crescimento

Depois da noite de filiações em Camboriú, o PSD planeja um grande evento em São José, marcado para amanhã, às 19h55. O partido está animado com as pesquisas de avaliação do prefeito Orvino de Ávila e tem defendido a sua gestão. O PSD em São José deve ter como aliados em 2024 o MDB, Republicanos, NOVO e União Brasil.

Pré-candidato em Jaraguá

O PL de Jaraguá do Sul apresentou o nome do seu pré-candidato a prefeito para as eleições do próximo ano. Trata-se do empresário do setor têxtil e da comunicação, Edson Junkes, líder forte do partido na região e que conta com o apoio do governador Jorginho Mello, de parlamentares estaduais, federais e espera contar com o ex-presidente Jair Bolsonaro. A reunião teve a presença dos deputados estaduais Sargento Lima, Maurício Peixer, do deputado federal Jorge Goetten, do vereador de Jaraguá do Sul Jeferson Cardozo e outras lideranças.

Mobilização

O PL de Blumenau trabalha de olho nas eleições do próximo ano. Conforme informei na sexta-feira, a secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Luerdes, é o nome preferido do partido para disputar a Prefeitura. O presidente municipal do PL, deputado Ivan Naatz, me disse que o partido está crescendo, graças ao trabalho em conjunto com o governador Jorginho Mello (PL). Quanto às definições de nomes, Naatz informou que passará por uma pesquisa que já foi encomendada.

Hildebrandt com dificuldade

De volta da Alemanha, o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt (Podemos), almoçou na semana passada em um shopping de Florianópolis. Ele tem vindo constantemente a capital para fazer algumas tratativas com o governador Jorginho Mello (PL) a respeito da próxima eleição. Fontes próximas ao prefeito dizem que a escolha do candidato que será apoiado por ele só será conhecida a partir de março. O fato é que Hildebrandt está enfrentando um grande problema em relação à sua sucessão. Não conseguiu, ainda, encontrar um nome com chance de vencer em Blumenau. A vice-prefeita Maria Regina Soar (PSDB) não decolou, deixando o prefeito numa situação difícil para o próximo pleito. Hildebrandt tem ensaiado uma busca de aproximação com o PL, porém, declarações do presidente local, o deputado Ivan Naatz, mostram claramente que os liberais não defenderão um projeto do qual não participaram.

Zanatta parabeniza Orvino

A deputada federal Júlia Zanatta (PL), a primeira a defender Silvinei Vasques, quando ele se preparava para disputar a eleição em São José, utilizou as redes sociais para parabenizar o prefeito Orvino D’Ávila (PSD) por protocolar um projeto de lei que amplia e flexibiliza o funcionamento dos clubes de tiro em São José. Isso representa um desafio para Adeliana Dal Pont (PL), que ainda não conseguiu unir o partido ao redor de seu nome, especialmente após o colunista Lauro Jardim, do O Globo, publicar uma foto sua com um adesivo em apoio a Dilma Rousseff (PT).

Podemos em Lages

Liderado pelo deputado estadual Lucas Neves, o Podemos realizou um evento em Lages onde reuniu filiados e lideranças. Neves é o pré-candidato do partido à Prefeitura no próximo ano. O presidente estadual do Podemos, deputado Camilo Martins, destacou a união do partido em Lages, município no qual ele garante que o Podemos estará na disputa majoritária.

Turismo

O governador Jorginho Mello (PL) e a vice-governadora Marilisa Boehm (PL) participam hoje, às 10h30, do lançamento oficial da nova marca do turismo catarinense “Viva um estado de alegria”. O ato será realizado no Centro Integrado de Cultura (CIC), em Florianópolis, com a presença do secretário do Turismo, Evandro Neiva, da secretária adjunta Catiane Seif e entre outras autoridades.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta