Crise da Avianca afeta Santa Catarina e deputado defende abertura do mercado
Uma possível interrupção das operações da Avianca no aeroporto de Florianópolis, poderá gerar sérios problemas para os passageiros em Santa Catarina. Chapecó e terminais de outros estados tem vôos diários através da companhia, que já tem bilhetes vendidos.
De acordo com um comunicado da Floripa Airport, administradora do terminal Hercílio Luz na capital, a Avianca Brasil está com um dívida considerável, oriunda das operações no aeroporto e, se não apresentar uma proposta e firmar um acordo até sexta-feira, poderá ser impedida de decolar e pousar.
Conversei há pouco com o deputado federal, Carlos Chiodini (MDB), que é defensor da abertura para as empresas estrangeiras realizarem vôos domésticos em território nacional. Por hora, a Lei do Turismo já aprovada, permite que empresas Low costs operem vôos internacionais. Atualmente a Norwegian opera vôos entre São Paulo e Londres, enquanto que a chilena Sky, faz o trecho Florianópolis a Santiago.
Com a possibilidade de encerramento das operações da Avianca Brasil e, o leilão de percentuais da empresa, o Brasil concentrará ainda mais o mercado em três companhias que são a Gol, Latam e Azul. O aumento no preço das passagens pode ser o maior efeito disso.
A Floripa Airport orientou aos passageiros da Avianca, que liguem para a companhia para confirmar o status do vôo.
Veja mais postagens desse autor