Receba pelo celular !!
 
Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.
 
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: mlula.jornalista@gmail.com

Destaque do Dia

Titon preside a CCJ

Hoje no almoço da bancada do MDB na Assembleia Legislativa, os deputados discutirão os encaminhamentos para a Reforma Administrativa. Antes, durante a manhã na reunião da Comissão de Constituição e Justiça, o presidente Romildo Titon (MDB) e o líder da bancada emedebista, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro (MDB), irão propor aos demais integrantes para que a tramitação da reforma seja feita em conjunto entre as três comissões.

A ideia é apresentar um cronograma de trabalho com datas e, caso haja a aprovação na CCJ, será feita a construção junto aos presidentes e relatores das demais comissões. Já com o governo a conversa deverá ser hoje à tarde com o secretário de Estado da Casa Civil, Douglas Borba.

Vampiro e Titon chegaram à conclusão que se tramitar primeiramente na CCJ, depois na Finanças e na sequencia na Comissão de Trabalho, o projeto voltará ao Plenário e não será possível cumprir o prazo regimental de 45 dias, já que o Executivo enviou a proposta em caráter de urgência. Segundo o trâmite, ainda terão as diligências e o espaço é curto, mas é uma etapa que terá que ser cumprida já que muitos deputados tem dúvidas a respeito da reforma. Após, todos os parlamentares terão um prazo para a apresentação de emendas, seguido da apresentação dos relatórios, podendo haver pedido de vistas em conjunto com a CCJ, situação que poderá extrapolar o prazo caso não haja o trabalho em conjunto.

Conversando com parlamentares de vários partidos, soube que há uma certa insatisfação com a falta de uma maior clareza em relação a reforma, incluindo propostas que na prática não trarão nenhum retorno imediato ao Estado. Um exemplo relatado por um deputado é a questão dos cargos que serão extintos, sendo que em 2018 foram cerca de 926 nomeados, portanto, mais de 500 não estão sendo ocupados, o que na prática significa que esse gasto não existe há algum tempo.

Outra preocupação é quanto a descentralização dos recursos e do envio de medicamentos para as regiões. Esse trabalho até então tem sido feito pelas gerências regionais, porém, com a extinção das ADRs, de que forma isso acontecerá, além da Gered que cuida da educação. Uma informação que obtive, é de que segundo deputados consultados, é quase que unanime a negativa de dar carta branca ao governador, para que tome decisões via decreto, a exemplo dos fundos para a cultura, turismo e esporte.

Serão dias intensos, pois, são pautas que devem gerar uma grande discussão, mas, com um tempo reduzido, já que o governo enviou a toque de caixa uma reforma que precisa ser aprimorada.

Alba defende

O deputado estadual, Ricardo Alba (PSL), defende a aprovação da reforma administrativa, mas concordou que o projeto ainda precisa de aprimoramento. Ele destaca a economia que deve ser gerada após a reforma com o corte de cargos, o que deve render cerca de R$ 125 milhões ao ano, ou R$ 500 milhões no quadriênio. Alba explicou ainda que a reforma é baseada em modelos que deram certo em outros estados e no Governo Federal. Quanto ao regime de urgência, o pesselista diz que a sociedade catarinense tem pressa.

Indefinição

 A reunião que estava marcada para ontem entre as lideranças do MDB, não aconteceu. A expectativa é que um encontro seja agendado nos próximos dias. O senador Dário Berger realmente voltou ao cenário e é considerado um candidato forte, já que é o nome do partido para a eleição ao Governo do Estado em 2022. Por sua vez, o deputado estadual, Fernando Krelling por estar no primeiro mandato estadual, não deseja entrar em disputa, portanto, havendo outros candidatos ele deve declinar. Como a questão deverá ficar entre Maldaner e Berger, as lideranças tentarão construir um consenso entre eles. Por outro lado, já há uma certa insatisfação de lideranças do partido com o senador, que o acusam de estar construindo a presidência em conversas fechadas com alguns caciques, esquecendo de ouvir aos demais. “O Dário precisa se decidir”, provocou um parlamentar.

Moreira de volta

O ex-governador, Eduardo Pinho Moreira (MDB), ligou para o líder da bancada emedebista na Assembleia Legislativa, Luiz Fernando Cardoso, o Vampiro, informando que está voltando ao Brasil e que na próxima terça-feira deseja participar do almoço da bancada. É possível que Pinho Moreira entre no cenário para ajudar na construção de um consenso no MDB.

Pedrão nega

Pedrão é pré-candidato a prefeito.

Informações de bastidores davam conta de que o vereador de Florianópolis, Pedro Silvestre, o Pedrão (Progressistas), poderia se filiar ao MDB, caso o prefeito Gean Loureiro (MDB) confirme a sua saída do partido. Segundo uma liderança, neste caso Pedrão poderia aparecer até mesmo como candidato a prefeito. O vereador negou veementemente a informação, dizendo que o assunto deve ter surgido a partir de um elogio que fez ao senador, Dário Berger (MDB), lembrando que já foi um grande crítico do emedebista. Outro fato, é que Pedrão é amigo do presidente do MDB na capital, Celso Sandrini, porém, ele nega qualquer conversa a respeito.

Sem paixão

O vereador Pedro Silvestre (Progressistas) me disse ainda, que é pré-candidato a prefeito de Florianópolis e, mesmo que seja necessária uma mudança de partido para consolidar o seu projeto, que está disposto a isso. Pedrão destaca que não teve apadrinhamento de nenhum político quando entrou no Progressistas, apenas de pessoas de fora da política, a exemplo de professores e alunos da Udesc. “O meu projeto é Florianópolis, não tenho paixão partidária. Partido é tudo igual, não serve para outra coisa a não ser para chegar ao poder, o que é tudo o que eu não quero. Eu quero é um projeto para a cidade”, afirmou, dizendo que não terá dificuldade, tanto para mudar quanto para ficar.

Animado em Chapecó

Alves se animou com o projeto eleitoral.

O comandante da Polícia Militar em Chapecó, Ricardo Alves da Silva, está empolgado com a possibilidade de disputar a Prefeitura. Ele tem se reunido com empresários e lideranças e segundo algumas pessoas que conversei, seria um projeto sem volta, em suma, Ricardo deverá lançar o nome no período estabelecido pela lei. O que deve facilitar uma possível candidatura, é o fato de que ele deve ir para a reserva ao final deste ano.

Tânia nega

Conversei com a delegada regional de Joinville, Tânia Harada. Ela tem realizado um trabalho de aproximação com a sociedade, com uma preocupação voltada às crianças e jovens, as quais segundo ela, são em muitos casos vulneráveis as organizações criminosas. Tânia entende que ao se aproximar das pessoas, se conquista uma relação de confiança, além do retorno em valorização ao policial. Essa atuação tem gerado especulações a respeito de uma possível candidatura à Prefeitura de Joinville, ou, até mesmo como vice, porém, ela rechaça. Me disse que o seu trabalho é voltado apenas para a segurança pública. Tânia tem uma forte ligação com a cidade de Seara, no Oeste.

Amin não foi

Falei rapidamente ontem à tarde com o senador, Esperidião Amin (Progressistas). Embarcando no vôo que o levaria a Brasília, ele não negou o contato com o presidente da República, Jair Bolsonaro (PSL), mas, não quis falar mais, simplesmente afirmou que não deseja mais conversar sobre o assunto, Ministério da Educação, que ficou com Abraham Weintraub, o agora ex-número dois da Casa Civil. Amin foi sondado conforme informei em primeira mão ainda na sexta-feira, porém, mais uma vez Santa Catarina não teve força política junto a Bolsonaro.

Convenção tucana

Em reunião na tarde de ontem em Florianópolis, a executiva estadual do PSDB definiu o critério de escolha dos nomes para uma chapa de consenso, mesmo assim, será permitida disputa pela presidência tucana, caso algum grupo dentro do partido não concorde com a formação da chapa única. A convenção acontecerá no próximo dia 4 de maio, no Plenário da Assembleia Legislativa. O ex-deputado federal, Marco Tebaldi, anunciou mais uma vez a intenção de presidir o PSDB e, segundo informações, ele deve ser o nome já que o suplente de senador, Beto Martins, declinou e, o mesmo deverá fazer a deputada federal, Geovânia de Sá, que não aceita disputar, mas ela deverá ser a vice-presidente.

Os critérios

O ex-senador Dalirio Beber apresentou ontem na reunião, a proposta de critérios para a formação do novo diretório estadual do PSDB, contemplando todos os segmentos do partido, ou seja, os prefeitos, vice-prefeitos, vereadores, secretariados do partido e lideranças tucanas, além de todas as regiões do Estado. “Seguramente mais de 80% dos candidatos nas últimas eleições, eleitos ou não, estão contemplados. O PSDB cresceu nos últimos anos, adquiriu capilaridade em todo o Estado, então tornou-se praxe que o Diretório Estadual representasse esta condição”, explicou Beber, que também é presidente do Instituto Teotônio Vilela em Santa Catarina.

Coletiva

Hoje no 99º dia de sua gestão, o governador Carlos Moisés da Silva (PSL) concederá uma coletiva à imprensa, para analisar os primeiros 100 dias que completa amanhã. A entrevista foi adiantada pelo fato de Moisés viajar a Brasília hoje à tarde, onde participará da Marcha dos Prefeitos. Na pauta a reforma administrativa, o enxugamento, extinção da descentralização, finanças entre outros assuntos.

Benefícios fiscais

Técnicos do Governo do Estado encontraram benefícios fiscais os quais teriam sido concedidos, sem a execução de todas as regras de registro. Segundo uma fonte, documentos de isenções foram encontrados e não estão no sistema da Secretaria de Estado da Fazenda. “É caixa-preta sim. Não é bobagem e será aberta”, afirmou. Essa situação foi uma das motivações para a assinatura do termo de cooperação que foi assinado ontem, entre o governador, Carlos Moisés da Silva (PSL), e o presidente do Tribunal de Contas do Estado, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior. O TCE terá total acesso aos dados das isenções que ainda serão concedidas, quanto as que já foram. Na prática, isso pode significar a intensificação da apuração de casos, a exemplo dos que foram encontrados agora.

Conversas em Criciúma

Uma possível aliança ainda em fase de conversas em Criciúma, que a princípio seria formada por Júlio Kaminski que deve deixar o PSDB, a prefeito, e o comandante Cosme Manique Barreto de vice, movimentaram algumas lideranças do Sul do estado. Seria uma chapa com o PSL e o Democratas.

Cargos e Carreira

Após muita discussão a Câmara de Vereadores de Florianópolis aprovou em votação única, o projeto de lei complementar que estabelece o Plano de Cargos, Carreira e Vencimentos para os servidores públicos da COMCAP. Vinte e dois vereadores votaram favorável. A medida foi uma das exigências da categoria para encerrar a greve no final do mês de fevereiro deste ano, que retomou a coleta de lixo durante o Carnaval. A remuneração será compatível com a escolaridade, a complexidade e a responsabilidade do cargo, entre outros. O vereador Tiago Silva (MDB), disse que a medida derruba a tese de que a COMCAP seria privatizada.

Horário de vôos

A vereadora de Criciúma, Camila Nascimento (PSD), conseguiu aprovar um pedido de explicação à empresa Azul Linhas Aéreas, que cancelou o vôo com saída às 06h do aeroporto regional Sul Humberto Bortoluzzi em Jaguaruna, com chegada a Campinas as 7h25, que era utilizado por muitos empresários da região Sul. A reclamação é grande.

Energia rural

O Governo Federal decidiu manter os descontos na tarifa de energia elétrica para produtores rurais. A decisão foi comemorada pelo deputado federal, Rogério Peninha Mendonça (MDB), vice-líder do governo no Congresso, que fez pessoalmente o pedido ao ministro de Minas e Energia, Bento Costa Lima. Dessa forma, será evitado um reajuste de 43% na fatura dos produtores rurais.

Parabéns Aurora

A Cooperativa Central Aurora Alimentos, que é o terceiro maior conglomerado industrial do setor de carnes do Brasil, chegou aos 50 anos de fundação com uma marca importante: tornou-se uma comunidade produtiva formada por mais de 100 mil famílias espalhadas por cerca de 300 municípios brasileiros. Os festejos do cinquentenário iniciam no próximo dia 12 e encerram em 23 de novembro.

Marcha dos prefeitos

Um bom número de prefeitos catarinenses estão na capital federal para a XXII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios. Mais uma vez eles vão discutir os problemas municipais que impactam diretamente na qualidade de vida dos cidadãos. Serão cerca de 170 prefeitas e prefeitos, ou seja, 59% dos gestores catarinenses, que buscam soluções para as dificuldades. O evento da Confederação Nacional dos Municípios (CNM) deve reunir cerca de 10 mil municipalistas até o dia 11. Entre os pleitos mais importantes da Marcha 2019 estão: a reinstalação da Comissão do 1% do FPM (PEC 391/2017), que garante o acréscimo de 1% ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de setembro. A inclusão da Lei Kandir, PLP 511/2018, na ordem do Dia; a Lei trata da compensação financeira da União aos Estados e Municípios, em razão da perda decorrente da desoneração de ICMS sobre exportações. Constam também a atualização dos Programas Federais, o Novo Fundeb, o teto dos gastos públicos e o financiamento para pagamento dos precatórios que serão apresentados aos participantes.

Lucrando com a polêmica

Apesar de se mostrar irritada a deputada estadual, Ana Caroline Campagnolo (PSL) está gostando de toda a polêmica em torno de seu nome. Incapaz de criar fatos positivos que gerem notícias, ela se apega a situações vexatórias para simplesmente fazer a sua propaganda e lucrar de alguma forma com isso, poderíamos chamá-la de marqueteira. Além disso, Ana delira em seu narcisismo ao achar que todos a perseguem, que nós jornalistas queremos combater o seu “grande” livro, ou seja, ela sai totalmente da realidade. Mas também não poderia ser diferente. Ana vive em um casulo, onde as pessoas que a seguem devem venerá-la, caso contrário, essas tem algum problema cognitivo. Olhar o seu perfil na rede social só serve para causar espanto. Ela é rodeada por uma claque despolitizada, obtusa, que a faz se sentir uma ninfa, recebendo pedidos de casamento, elogios a sua beleza (gosto é realmente algo pessoal), em suma, um espaço onde a vassalagem toma conta. A prova disso foi um post de um fã que escreveu: “Eu já imaginava que a esquerda iria fazer de tudo pra te incomodar… Mas pqp, tá ficando insuportável… Eu, simplesmente, não vejo mais nada na Internet, nem Twitter, nem Facebook, acompanho só o que tu posta, o que o Bolsonaro posta… Me incomodei demais com essa gente, e minha saúde não serve pra aguentar “pessoas” assim”, escreveu. Imaginem, em que mundo essa pessoa vive. Enquanto isso, vergonhosamente o seu partido se cala, o que o torna cúmplice de um perigo para a política catarinense.

A polêmica

Ontem Ana Campagnolo (PSL) se manifestou mais uma vez, sobre os “ataques” da imprensa. Disse que é um direito seu receber meia, ou uma diária inteira quando viaja e, segue sugerindo às pessoas que moram nas cidades em que ela, supostamente cumprirá agenda oficial, para que a convidem a palestrar. Em mais um episódio narcisista, disse que tem viajado para outros lugares e, que até foi a Brasília palestrar a convite do Governo Federal, emendando que o seu dito livro tem uma importância nacional. Mas a verdade, é que ela somente foi convidada por conhecer uma pessoa que trabalha próximo a ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos, Damares Alves, repito, somente por esse fato. Para completar, Ana Campagnolo tenta mudar o foco quando é questionada, se vitimiza para esconder que não está seguindo o seu próprio discurso, sem contar a verborreia que é natural em seus discursos de internet.

Explique agora

A deputada da moral e bons costumes, Ana Caroline Campagnolo (PSL), teve o seu perfil no Twitter visitado por pessoas que encontraram coisas bem interessantes. A deputada de igreja, insinuando coisas sobre o uso de maconha, tanto que o perfil foi excluído. Tudo foi apagado e depois foi colocado um novo perfil no ar. Ana não contava que tudo já havia sido copiado e, sinceramente, ficou mais constrangedor ainda quando ela correu para apagar o conteúdo, queria esconder? Em 2012 ela chegou a tuitar que precisava de “alguma (c)ois(a) para co(n)seguir estud(ar) (b)em rap(i)dinho esses artigo(s)”. Prestem atenção nas letras entre parênteses que formam a palavra “Canarbis”, mas é bem provável que a palavra seja “canabis”. O presidente estadual do PSOL, Leonel Camasão, foi quem mostrou à sociedade catarinense, mais essa surpresa envolvendo Campagnolo.

Onde há fumaça…

Ana fumando um narguilé.

Eu sempre desconfio quando alguém se mostra muito puritano. Não confio mesmo, pois o puritanismo é uma máscara que a pessoa coloca para tentar esconder a sua verdadeira face. Quando isso vem casado a um extremismo religioso então, aí mais me parece um arrependimento de algo, uma busca pela redenção, do que qualquer outra coisa, mas não descarto a hipocrisia e a falsidade. E olha, estou falando de religiosidade, não de fé. Muitos que se mostram muito religiosos, nem sempre tem a fé. Os tuítes de Ana Caroline Campagnolo (PSL) revelam isso, no discurso em forma de capa para os seus atos. Sinceramente neste caso, não sei se ela fumou, ou não, não posso dizer. Mas que as suas publicações deixam dúvida, isso é inegável. “Ai de vós, escribas e fariseus, hipócritas. Pois que sois semelhantes aos sepulcros caiados, que por fora realmente parecem formosos, mas interiormente estão cheios de ossos de mortos e de toda a imundícia. Assim também vós exteriormente pareceis justos aos homens, mas interiormente estais cheios de hipocrisia e de iniquidade”, é o que nos ensina a Bíblia através de Mateus 23:27,28.

 

Para receber via WhatsApp é só enviar uma mensagem pelo (49) 98504.8148.

 
PATROCINE ESTA COLUNA: (49) 985048148 / email: mlula.jornalista@gmail.com