Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

O governador eleito Jorginho Mello (PL) estará hoje em Brasília para uma missão republicana, na reunião da Frente Parlamentar Catarinense. Em pauta, o repasse das emendas de bancada para obras federais. Alguns deputados do PL, inclusive não reeleitos, defendem que não devem ser repassados recursos para obras federais, entre as quais, para rodovias, para que o crédito não fique para o governo Lula (PT).

Durante a conversa, Jorginho argumentará que tal medida prejudicará Santa Catarina e fará um apelo, para que sejam mantidas as emendas, para obras nas rodovias federais.

Já ontem durante um almoço com lideranças do partido e com parte da bancada estadual, Jorginho orientou os parlamentares a não entrarem na disputa pela presidência da Assembleia Legislativa, a qual deve ficar com algum partido que vier apoiar o seu governo. Segundo ele, não é o momento de pensar no comando do parlamento, mas, sim, de construir a governabilidade. Na coluna de ontem, adiantei em primeira mão que essa seria a defesa do governador eleito. A missão de conversar com as demais futuras bancadas, foi dada ao deputado Ivan Naatz, atual líder da bancada do PL.

Vale destacar que Jorginho pretende criar 5 regiões administrativas do governo, pois, a ideia é descentralizar o maior número de serviços pelo Estado. Além disso, o governador eleito conforme já divulguei, pretende mexer no orçamento a partir do segundo semestre para viabilizar o projeto das universidades gratuitas do sistema Acafe. Se por um lado, a Alesc quase nunca interfere numa reforma administrativa, como forma de permitir ao novo governo imprimir o seu ritmo de trabalho, por outro, questões orçamentárias sempre provocam discussões e a necessidade de negociação.

Progressistas no embarque?

O governador eleito, Jorginho Mello (PL), e o deputado estadual, Zé Milton Scheffer (Progressistas), devem se encontrar nos próximos dias para discutir a adesão oficial do Progressistas ao novo governo. Parlamentar mais votado pela sigla nessas eleições, superando inclusive os mais votados para a Câmara Federal, Zé Milton vem atuando como interlocutor junto ao governador eleito. Foi dele a iniciativa de reunir a bancada eleita do Progressistas, a qual, além dele, também tem Altair Silva e Pepe Collaço, mais o presidente estadual da legenda, Silvio Dreveck, para fechar apoio a Jorginho já no primeiro dia do segundo turno. Agora, a ideia é apoiar e participar com espaços no primeiro escalão do novo governo. Uma fonte me disse que Scheffer pode vir a ocupar a Secretaria de Estado da Agricultura. A questão é que Jorginho já teria a preferência por Valdir Colatto (PL), mas nada está definido, quando o que vale é apoio.

Equipe de transição

A equipe de transição apontada pelo governador eleito, Jorginho Mello (PL), foi reveladora. Quando Daniela Reinehr (PL) assumiu interinamente o Governo do Estado, no segundo afastamento do governador, Carlos Moisés da Silva (Republicanos), foi Jorginho quem indicou o nome de Gerson Schwerdt para a Casa Civil. Agora, na condição de governador, Jorginho colocará Gerson novamente como chefe da Casa Civil. Outro que deve ocupar um cargo estratégico é o major da Polícia Militar, Sami de Medeiros Sartor, que poderá responder pela Casa Militar. O ex-prefeito de Luzerna, Moisés Diersmann, é o homem da confiança de Jorginho. Além de coordenar a equipe de transição, terá um papel chave no próximo governo.

Outros integrantes

O coronel Fabiano de Souza foi adjunto da Defesa Civil estadual. O major, João Marcos Tanan Sales, comandou o 10º Batalhão da Polícia Militar em Timbó. Ricardo Euclides Grando foi secretário regional de Joaçaba, enquanto que César Fernando Cavalli, é auditor do Estado, atua na Controladoria Geral. Pedro Augusto Schimidt de Carvalho Júnior é advogado da Celesc, já, Karla Celina Ghisi da Luz é engenheira Sanitária e Ambiental. Alba Sônia dos Santos foi gerente de Orçamento da Secretaria de Estado da Saúde, por sua vez, Marcelo Mendes é procurador do Estado. Ivécio Pedro Felisbino Filho é servidor de carreira da Celesc, Aline Ramos Fernandes e Dionice Maria Paludo, ambas servidoras na Secretaria de Estado da Administração.

Eleição em Joinville

Adriano deve disputar a reeleição

O PL já está de olho nas eleições municipais. O vereador Maurício Peixer, acompanhado do governador eleito, Jorginho Mello, e pelo deputado estadual reeleito, Sargento Lima, convidaram formalmente o prefeito, Adriano Silva (Novo), a se filiar no Partido Liberal. Vale lembrar que o Novo, partido de Adriano, não atingiu a cláusula de barreira e, por isso, não seria uma legenda com condições de dar uma estrutura ao prefeito para a tentativa de reeleição. Se Adriano não aceitar o convite, Peixer entende que Sargento Lima deva ser o candidato a prefeito.

País Digital

A deputada federal, Angela Amin (Progressistas), recebeu o reconhecimento de Embaixadora na luta pela construção de um país mais digital e, menos desigual na sua jornada de transformação digital. O prêmio foi dado pelo Brasil: País Digital, movimento empresarial liderado pela Associação Brasileira das Empresas de Software (ABES) e que, reconhece brasileiros que se destacaram e foram protagonistas na construção de um país mais digital. O ministro de Ciência e Tecnologia, Paulo Alvim, também recebeu o prêmio de embaixador. Autora do Projeto de Lei que cria a Política Nacional de Educação Digital, responsável pela idealização de projetos para transformar Florianópolis no Vale do Silício brasileiro: o Sapiens Park, a ACATE e a Tecnópolis, a deputada mais uma vez foi apontada como destaque.

Casan

Estão em estágio avançado as negociações da CASAN com o Banco Europeu de Investimento – BEI. As conversas giram em torno da obtenção de financiamento para viabilizar obras necessárias para alcançar a meta de universalização dos serviços de saneamento básico, especialmente no que diz respeito a coleta e tratamento de esgoto. A perspectiva da Companhia é obter um financiamento na ordem de 100 milhões de euros.

Faça parte do grupo do SCemPauta no Whatsapp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via Whatsapp : 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta