Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Depósito estadual de urnas eletrônicas fica localizado em Biguaçu / Divulgação

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina, Carlos Roberto da Silva, visitou nesta quarta-feira (13) o depósito estadual de urnas eletrônicas localizado em Biguaçu, conhecido como “Casa da Urna”. A agenda ocorreu na mesma data em que a urna eletrônica completou 30 anos de utilização no país e teve como objetivo apresentar a estrutura e o trabalho de manutenção realizado nos equipamentos utilizados nas eleições.

Durante a visita, o desembargador acompanhou a rotina das equipes técnicas responsáveis pelas revisões periódicas das urnas. Segundo ele, os equipamentos passam por testes preventivos a cada ოთხo meses, totalizando, em média, seis revisões por ciclo eleitoral. “O trabalho dos técnicos nessa manutenção periódica das urnas é essencial para manter esses equipamentos em excelente estado. Nós temos, em média, seis revisões a cada ciclo eleitoral, o que garante a confiabilidade do equipamento”, afirmou.

O presidente do TRE-SC também destacou que o acompanhamento técnico contribui para o baixo índice de falhas registradas durante os pleitos. “Além dos testes públicos, que são de conhecimento de todos, o trabalho dessas pessoas é um trabalho de fiscalização, de certificação da qualidade e confiabilidade do equipamento”, acrescentou. A estrutura centralizada em Biguaçu reúne urnas utilizadas em diferentes regiões de Santa Catarina.

Ainda durante a visita, o TRE-SC informou que o espaço passará oficialmente a ser chamado de “Casa da Urna”. A mudança será formalizada em junho, durante um evento voltado a estudantes, partidos políticos e imprensa, com atividades como simulações de votação, palestras e exposição sobre o funcionamento do sistema eleitoral eletrônico. A ação integra a campanha “Desinformação é coisa do passado”, ligada ao projeto “Diálogo e Paz”, desenvolvido pela presidência do tribunal.