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Fotos / Futuro terminal portuário, um dos maiores investimentos em SC será concluído em 2030

Representantes da COAMO devem ter ficado surpresos com o que viram na noite da última quarta-feira durante a audiência pública sobre o futuro terminal portuário da maior cooperativa agrícola da América Latina está projetando no bairro Pontal em Itapoá. A maioria dos presentes criticou o mega empreendimento de R$ 3 bilhões, inclusive os vereadores Ivan da Luz (MDB), Diego Antunes (PL) e Valdecir (Fofo) da Silva do Avante, além de moradores do entorno. Um dos presentes revelou que recebeu uma mensagem de Alberto Youssef se posicionando contra o projeto. O doleiro responsável pela Operação Lava-Jato reside em Itapoá há anos e trabalha na área de logística portuária.

Novos investidores

O terminal será utilizado para a exportação de grãos, importação de fertilizantes e movimentação de combustíveis líquidos, além de GLP (gás liquefeito de petróleo). Além de aumentar a arrecadação de impostos e gerar centenas de empregos diretos e indiretos, o TUP (Terminal de Uso Privado) da Coamo vai atrair muitos investidores em logística portuária e novos moradores. 

Área planejada para um terminal portuário

O futuro terminal ficará localizado em uma região onde o plano diretor de Itapoá define como “área portuária” e de “ampliação portuária”. Na apresentação do projeto, a COAMO ressaltou que a unidade responsável pela movimentação de combustíveis líquidos ficará localizada em uma área “sem vizinhança urbana”.

Imagem: Divulgação

Sem concorrência

O complexo portuário da Baía da Babitonga já possui dois portos, o público em São Francisco do Sul (cargas múltiplas) e o terminal privado de Itapoá (contêineres), localizado também no bairro Pontal. O TUP COAMO vai operar com a exportação de grãos, importação de fertilizantes e combustíveis líquidos, não havendo, portanto, concorrência entre as vocações dos outros empreendimentos.

Dificuldades em Paranaguá

O projeto de Itapoá teve início há mais de 10 anos, quando a diretoria da COAMO concluiu que estavam tendo muitas dificuldades em seu terminal privado no Porto de Paranaguá, principalmente pelas filas e demora na atracação dos navios. “Tínhamos compromissos que não conseguimos atender em função desses problemas. Foi uma época com regras (no porto) que não favoreciam a eficiência”, lembra o presidente-executivo Airton Galinari. Por tais razões, a COAMO projetou um investimento de R$ 3 bilhões em um terminal em Itapoá que terá três berços de atracação.

Movimentação interna

Na audiência pública foi distribuída uma publicação que assinala que somente a movimentação da cooperativa com granéis líquidos como soja e milho já justificaria a existência do terminal. Diante da necessidade de importação de gás liquefeito de petróleo (GLP) a demanda foi incorporada à atividade do TUP COAMO.

Catarinense de Brusque

A história da COAMO (Cooperativa Agropecuária Mourãoense Ltda), com sede em Campo Mourão (PR) , tem uma relação importante com Santa Catarina. Seu fundador em 1970 é José Aroldo Gallassin, nascido em Brusque há 80 anos e que preside o conselho da cooperativa. Em 2023 o faturamento global foi de R$ 30,3 bilhões.

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