Da esquerda para a direita: desembargador André Carvalho; desembargador Saul Steil; e juiz Marcelo Carlin. Fotos: Cristiano Estrela / NCI TJSC

O Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC) elegeu, nesta quarta-feira (3), os novos representantes da Corte que atuarão no Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) durante o biênio 2026/2028. O desembargador Saul Steil foi escolhido para o cargo de juiz efetivo, em substituição ao desembargador Carlos Alberto Civinski, cujo mandato se encerra em março de 2026. Também foram eleitos o desembargador André Carvalho, para a função de juiz substituto na categoria desembargador, e o juiz Marcelo Carlin, que assumirá como juiz substituto na categoria juiz de direito.

Na mesma sessão, o Pleno elegeu a nova direção do TJSC. O desembargador Rubens Schulz será o presidente da Corte no biênio 2026/2028, com 54 votos, contra 48 da desembargadora Maria do Rocio Luz Santa Ritta. Para a 1ª vice-presidência foi eleito o desembargador André Luiz Dacol, enquanto o desembargador Dinart Francisco Machado assumirá a Corregedoria-Geral da Justiça. As demais vice-presidências serão ocupadas pelos desembargadores José Agenor do Aragão (2º vice) e Marcio Rocha Cardoso (3º vice). A desembargadora Rosane Portella Wolff foi escolhida corregedora-geral do Foro Extrajudicial, e o desembargador Leopoldo Augusto Brüggemann será o novo ouvidor-geral.

Após a votação, o desembargador Rubens Schulz destacou a condução do processo eleitoral realizada pelo presidente da Corte, desembargador Francisco Oliveira Neto, e mencionou o elevado quórum da sessão, marcada por votação considerada democrática e estável pelos magistrados. Ao todo, 105 desembargadores participaram do pleito.

O Pleno também elegeu os novos integrantes do Órgão Especial para o biênio 2026/2028. Foram escolhidos os desembargadores Carlos Adilson Silva, Hélio do Valle Pereira, Artur Jenichen Filho, Ricardo Roesler, Altamiro de Oliveira, Guilherme Nunes Born e Saul Steil, representando a classe da magistratura. Para as vagas do quinto constitucional foram aclamados os desembargadores Diogo Nicolau Pítsica, indicado pela OAB/SC, e Sandro José Neis, representante do Ministério Público.