Acesse o nosso Canal no WhatsApp!

Criamos um canal oficial no WhatsApp — e você já pode fazer parte!

Mais agilidade, mais bastidores, mais DENÚNCIAS direto no seu celular.

Sem grupos, sem conversas, só informação exclusiva, com a credibilidade do SCemPauta.

Acesse e siga agora:

https://whatsapp.com/channel/0029Vb6oYQTEgGfKVzALc53t

E NÃO ESQUEÇA DE ATIVAR O SININHO PARA RECEBER TUDO EM TEMPO REAL!

Antiga Regional de Chapecó foi o local escolhido para o encontro – Imagem: Arquivo/Secom

Na sexta-feira passada, por volta das 17h30, houve um encontro marcado pela discrição, na sede da antiga Secretaria Regional de Chapecó, na Avenida Nereu Ramos, no centro da cidade. Lá, no último andar, Jorginho se encontrou com o prefeito, João Rodrigues (PSD), o presidente da Assembleia Legislativa, Júlio Garcia (PSD), e o presidente estadual do PSD, Eron Giordani. Como a abertura da Efapi estava marcada para as 18h30, a conversa foi direta.

É claro que o assunto foi a eleição do próximo ano. Detalhe: o governador não fez nenhum convite formal — talvez esperasse um aceno de Rodrigues, que também não ocorreu. Em um clima de cordialidade, Jorginho disse aos pessedistas que, se estiverem juntos, será melhor para todos, pois, praticamente, não haverá eleição. Ouviu de Rodrigues que não será possível, pois há um compromisso dele com o partido no estado e também com a direção nacional, por causa do projeto do governador do Paraná, Ratinho Júnior (PSD), que é pré-candidato à Presidência da República. Além disso, o prefeito destacou que precisa ser uma opção para o percentual de catarinenses que não desejam estar com Jorginho.

Uma fonte relatou que o clima da conversa foi de surpreendente cordialidade, com momentos de descontração e risadas entre os quatro. Ao final, mesmo com Rodrigues afirmando que manterá o seu projeto de disputar o governo, pelo menos nos cumprimentos finais, a palavra de ordem foi respeito pela divergência.

O fato é que Santa Catarina foi colocada pelo presidente nacional do PSD, Gilberto Kassab, como um dos estados de apoio para o projeto de Ratinho Júnior, por ter candidatura ao Governo do Estado. O mesmo ocorre em Minas Gerais, Rio de Janeiro e no Paraná. Eu comento esse destaque no SCemPauta no Ar, que estará ao vivo a partir das 10h.

Encontro com Bolsonaro

O governador Jorginho Mello (PL) foi autorizado pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, Alexandre de Moraes, a fazer uma visita ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), que está em prisão domiciliar enquanto aguarda a decisão sobre onde começará a cumprir a sentença de 27 anos e três meses por tentativa de golpe de Estado. Jorginho poderá ir à casa de Bolsonaro, em Brasília, no próximo dia 22. O encontro ocorrerá entre 9h e 18h.

Duas vagas

Lideranças ligadas ao PT acreditam que, ao contrário do que foi publicado ontem pela coluna, cabem duas vagas ao Partido dos Trabalhadores na majoritária: uma ao Senado, que é o desejo do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima, e outra ao Governo do Estado. Resta saber qual liderança petista se colocará à disposição para disputar o Executivo estadual. Além disso, essa vontade de ocupar os dois espaços não pode dificultar a conversa com os demais partidos da centro-esquerda?

Filiações

Prefeita Carmen Zanotto será um dos nomes que se filiarão ao Republicanos – Imagem: Secom

O Republicanos realiza no próximo dia 24, às 19h, o seu Encontro Estadual no Auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa. Lideranças nacionais do partido confirmaram presença, a exemplo do presidente nacional, bispo Marcos Pereira. O governador Jorginho Mello (PL), que é quem comanda de fato o Republicanos no estado, também confirmou presença. Serão oficializadas as filiações da prefeita de Lages, Carmen Zanotto; do prefeito de Biguaçu, Salmir da Silva; da vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar; do vice-prefeito de Indaial, Jonas de Lima; da vice-prefeita de Porto União, Suelen Geremia; e do presidente da Câmara de Joaçaba, Diego de Bairros. A deputada federal Geovânia de Sá (PSDB), somente na janela do próximo ano.

SCemPauta no AR

Confira o SCemPauta no Ar, programa que aborda os principais assuntos das colunas do SCemPauta, sempre a partir das 10h. Apresentação da jornalista Adriane Werlang, com os meus comentários. Assista aqui no site ou através dos perfis do SCemPauta no YouTube, Instagram, Facebook e X.

Julgamento de Silvinei

Silvinei é secretário municipal em São José – Imagem: Divulgação

O secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de São José, Silvinei Vasques, será julgado pelo Supremo Tribunal Federal no dia 9 de dezembro. Ele consta no núcleo 2 dos réus acusados de organizar um golpe de Estado. A previsão é que o julgamento encerre no dia 17 de dezembro.

CPI do Esgoto

A CPI do Esgoto da Câmara de Vereadores de Blumenau se reúne hoje, a partir das 10h, no Plenário. Serão ouvidos, na condição de testemunhas, o assessor jurídico da Agência Intermunicipal de Regulação (Agir), Luciano Gabriel Henning, e, em seguida, às 11h, Leandro Henrique de Souza, presidente da Comissão de Acompanhamento do Contrato de Concessão do Samae. Os depoimentos integram a fase de coleta de informações da CPI, que busca esclarecer aspectos relacionados à atuação da Agir e do Samae na regulação, fiscalização e execução dos serviços de esgotamento sanitário em Blumenau.

Vazamento de dados

Um diretor da Secretaria de Saúde de Itajaí foi denunciado por ter, supostamente, acessado indevidamente prontuários médicos sigilosos de funcionários do setor. A informação foi divulgada pelo radialista Wilson Lima, da Band Notícias, e pelo colega Patrick Schneider, do Portal da Foz. Pelo menos três servidores teriam tido seus dados violados, sendo que um deles é portador do vírus HIV e teme que sua vida seja exposta. Para piorar, a ouvidoria teria arquivado a denúncia. A coluna apurou que o acusado pelos servidores é Leandro José Pacheco. O nome dele consta no boletim de ocorrência feito por uma das servidoras. Tentei contato com ele; ao saber do assunto, parou de responder às mensagens.

Relatos das vítimas

Pelo menos dois dos três servidores que foram vítimas de vazamento de seus dados médicos foram ouvidos pelo Portal da Foz. “Eu me senti perseguida, me senti acuada, me senti da pior maneira possível, como se eu fosse uma criminosa. São dados sigilosos da tua vida, e a Secretaria de Saúde, que era quem deveria proteger esses dados, foi quem invadiu — não a secretária, a Secretaria de Saúde”, desabafou. A servidora também falou do colega que tem HIV: “Ele está arrasado, envergonhado. E inclusive está num dilema, se leva adiante o caso na Justiça ou não. Porque antes só sabia de sua condição, da sua doença, quem deveria saber. Agora o diretor fulano sabe, e se for à Justiça, várias outras pessoas saberão. Coitado”, disse em tom de lamento.

Prefeitura diz

“O Município de Itajaí informa que a Secretaria Municipal de Saúde está em busca de esclarecimentos a respeito do caso. Assim que tivermos as informações, retornaremos o contato.” Essa foi a manifestação do município.

Impactos do tarifaço

A pressão das tarifas impostas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros já se reflete na economia catarinense. Em agosto, a produção industrial do estado caiu 1,8% em relação a julho, segundo o IBGE. O presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, afirma que os números apenas confirmam o cenário que os empresários do setor já percebiam. “Os números da produção industrial comprovam o que o industrial já vinha sentindo: uma redução no número de pedidos, reflexo principalmente das altas tarifas para os Estados Unidos, mas também de uma desaceleração da demanda interna em alguns segmentos”, destacou Seleme.

Setores impactados

O setor mais impactado pelas tarifas dos Estados Unidos é o de produtos de madeira, com retração de 8,4% no mês. De acordo com o economista-chefe da Fiesc, Pablo Bittencourt, o resultado reflete a antecipação de pedidos dos clientes norte-americanos e a queda da demanda em razão do aumento de preços provocado pelas tarifas. Santa Catarina é o principal exportador de produtos de madeira do país, responsável por 36,7% das vendas externas brasileiras em 2024 — sendo 41% destinadas aos EUA. A metalurgia também apresentou recuo de 7%, enquanto a fabricação de veículos caiu 7,5%, impactada por fatores domésticos, como o crédito caro e o alto endividamento das famílias.

Alerta para a indústria

O setor de móveis, que registrou leve alta de 0,6%, também mostra sinais de enfraquecimento por causa do tarifaço. “O desempenho levemente positivo mascara um processo contínuo de desaceleração que vem ocorrendo desde o final de 2024”, explica o economista Pablo Bittencourt. Embora mais dependente do mercado interno, a indústria moveleira sente o peso das exportações em baixa — Santa Catarina responde por 27,6% das vendas externas do setor e por quase metade (46,5%) dos embarques para os EUA. A retração também atinge os bens intermediários, como produtos químicos (-1,6%) e borracha e plásticos (-1,9%). Para a Fiesc, a queda nesses segmentos indica enfraquecimento dos pedidos de insumos e embalagens, sinal de que a produção industrial pode continuar em trajetória negativa nos próximos meses.

Pré-candidaturas

Progressistas reuniu cerca de 400 pessoas no Oeste – Imagem: Divulgação

O Progressistas realizou um encontro regional em Palmitos, que reuniu cerca de 400 pessoas. O deputado estadual Altair Silva lançou sua pré-candidatura à reeleição, e seu assessor, André Callai, à Câmara Federal. Durante o encontro, foi debatida a representatividade política da sigla e do Oeste catarinense no Congresso Nacional e na Assembleia Legislativa.