Pedido de adiamento da Assembleia foi negado pela CVM

A solicitação do acionista minoritário Charles River de adiar a Assembleia Geral de Acionista da Tupy foi negada pela Câmara de Valores Imobiliários (CVM). Com isso, fica mantida a AGA para 30 de abril e a posse do novo presidente a partir de 1º de maio. A gestora independente Charles River alegou que a empresa é controlada pelo Governo Federal, já que o BNDES e a Previ (Fundo Previdenciário do Banco do Brasil) possuem mais de 50% das ações com direito a voto. Em sua defesa, a Tupy garantiu que não tem um acionista controlador, o que tecnicamente é verdade. Contudo, a decisão de mudar o diretor-presidente da multinacional com sede em Joinville partiu do BNDES, que escolheu seu presidente do conselho, Rafael Lucchesi, que também é diretor da CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Mais 350 ofertas de emprego
Quatro dias antes da assembleia e acionista que vai mudar a presidência, a Tupy vai selecionar candidatos para cerca 350 vagas em sua sede em Joinville. O “feirão de empregos” (o terceiro nos últimos meses) vai selecionar candidatos na sede da Associação Atlética Tupy entre as 9 e 14 horas do próximo sábado (26).
PM absolvido de matar outro PM
O policial PM Anderson David foi absolvido pelo Tribunal do Júri da Comarca de Joinville na madrugada de ontem (23). Ele se tornou réu por ter matado Jefferson da Silva Marafian, também soldado da PM e seu colega do posto militar no Município de Garuva. O pivô do desentendimento, que acabou em morte dentro de um quarto de motel em Pirabeiraba, em 31 de maio de 2017, era também integrante da Polícia Militar. Ela estava se separando do réu e mantinha um caso em segredo (seu companheiro não aceitava a separação) com o colega de farda. Por ser Garuva uma cidade pequena, o casal preferiu se encontrar no Motel em Pirabeiraba. A tese da legítima defesa prevaleceu e os jurados absolveram o réu.
Anulação no STJ
O caso foi parar na Quinta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Por unanimidade, os ministros anularam o processo contra o PM Anderson David por não considerar que houve “crime militar” e retornou a tramitar em primeira instância. Segundo os autos, o réu entrou no quarto do motel e surpreendeu os dois colegas. “Ele disparou em legítima defesa ao encontrar o amigo (no quarto) com sua esposa apontando uma arma em sua direção. Não houve premeditação do crime “, disse o advogado de defesa Cláudio Dalledone Júnior.
Saul Goodman brasileiro
Dalledone é um dos criminalistas mais conhecidos do Paraná por assumir casos com grande repercussão na mídia. Em 2018, segundo afirmou ao portal UOL, já tinha livrado mais de 100 policiais da cadeia. Anos mais tarde foi chamado pelo mesmo portal de “Saul Goodman brasileiro”. Outro caso de repercussão nacional foi sua atuação na defesa de Antônia Fontenelle na disputa judicial contra Felipe Neto e no caso da morte do ex-jogador de futebol Felipe que teve grande repercussão em Curitiba.
Concorrentes
Não convidam para tomar chimarrão o deputado estadual Sargento Lima (PL) e o ex-deputado federal Rodrigo Coelho (sem partido). Na semana passada eles tiveram uma forte discussão na página do deputado no Instagram. Coelho criticou a emenda do deputado ao reajuste da segurança pública. Lima não gostou e rebateu. A discussão foi longa e logo depois apagada pelo dono da página. Ambos são pré-candidatos a deputado federal em 2026.
Fora da disputa em 2026
O colunista Marcelo Lula revelou que o ex-deputado estadual e ex-candidato ao Senado Kennedy Nunes (PL) não será candidato a federal ou estadual. Ele sabe que os espaços do PL em Joinville estão ocupados. Sobre sua antiga pretensão de concorrer ao Senado ele já descartou. Ao lado do governador Jorginho Mello ele garante que está construindo uma grande coligação com outros partidos e o seu (PL) deve ficar apenas com a vaga de governador. Em Joinville – seu reduto eleitoral – ele garantiu a um amigo: “vou colaborar (na Casa Civil) para formar as maiores bancadas na Assembleia e na Câmara dos Deputados.
Curtas
– Todos os colegas de imprensa estão fazendo uma corrente de orações pela recuperação de Wilson França. Ele está na UTI do Hospital Regional com problemas pulmonares há quase uma semana.
– França é considerado um dos mais importantes radialistas da história da imprensa de Joinville e um dos melhores narradores de Santa Catarina na sua época.
Veja mais postagens desse autor