Critérios devem ser estabelecidos em 90 dias (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Representantes do município de Navegantes, Governo do Estado de Santa Catarina, União participaram de nova audiência de conciliação no Supremo Tribunal Federal (STF) para buscar uma solução para o futuro do Aeroporto de Navegantes e a reivindicação da construção de uma segunda pista. Na reunião, realizada nesta segunda (31), em Brasília, ficou acordado que será contratado um estudo para definir os critérios que serão utilizados no Programa de Melhoria de Infraestrutura (PMI), proposta que a concessionária deve apresentar periodicamente relatando as condições atuais do aeroporto e investimentos necessários para o futuro.

‘’Esta decisão é muito importante pois até agora sentimos a falta de critérios técnicos para estabelecer aquilo que Santa Catarina vem reivindicando. Os critérios serão revistos e reavaliados. O contrato atual da concessão não tem essa clareza e este estudo poderá apontar os gatilhos necessários para a ampliação do aeroporto’’, relata o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF), Beto Martins.

Os órgãos federais, estadual e municipal envolvidos terão 90 dias para apontar quais critérios deverão integrar o estudo, tais como demanda de cargas, passageiros, impacto na operação do complexo portuário, entre outras.

‘’Vamos deixar de critérios políticos e agora vamos ter critérios técnicos. Isso é muito importante para a definição sobre a segunda pista e para que possamos resolver as indenizações que estão pendentes há décadas no município’’, acrescenta o prefeito de Navegantes Liba Fronza.