Partidos de Joinville escalados para 2026
Sem surpresas, os principais partidos de Joinville começarão 2025 com nomes praticamente definidos para tentar aumentar a representatividade regional na Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Entre os maiores partidos, a maioria dos candidatos de 2022 terá nova chance em 2026, exceto no MDB, onde os nomes e posições serão diferentes. Há grandes possibilidades de o eleitor joinvilense corrigir o equívoco de 2022, quando elegeu apenas um deputado federal (Zé Trovão), apesar de ele ter recebido a quinta maior votação no município. A eleição de vereador de 2024 reforçou a esperança de aumentar o número de deputados estaduais de três para até cinco.
MDB
Com o provável ingresso de Rodrigo Coelho para disputar a Câmara Federal (em 2022 foi Cláudio Aragão, que dois anos depois não conseguiu se reeleger), Fernando Krelling concorrerá à reeleição. Uma dobradinha forte. Coelho foi o mais votado em Joinville em 2022 (35.051 votos) e Krelling o segundo deputado estadual (31.841 votos). O vereador reeleito Adilson Girardi volta a disputar a Assembleia Legislativa. Na eleição de 2022 ele foi o quarto mais votado (13.980) no município. Coelho foi o mais votado concorrendo por um partido (Podemos) sem expressão em Joinville e a tendência é aumentar sua votação.
PL
Pelo menos quatro nomes estão definidos no PL: Zé Trovão e Sargento Lima para Câmara Federal e Maurício Peixer e o vereador Willian Tonezi para a Assembleia Legislativa. Dificilmente outros nomes surgirão na cédula do PL em 2026. Atual deputado estadual e ex-candidato a prefeito de Joinville com abaixo do esperado, Sargento Lima já posiciona seu leme em direção a Brasília. Vai disputar os votos de Joinville com Zé Trovão, único federal eleito em 2022. É público a inimizade entre ambos. Peixer assumiu a Assembleia Legislativa por quase dois anos e vai retornar para outros dois anos a partir de 1º de janeiro, o que deverá fortalecer sua pretensão de permanecer em Florianópolis.
NOVO
A norma interna do partido exige que um filiado com mandato eletivo o cumpra até o final. Assim, ficariam descartados de concorrerem em 2026 os quatro vereadores eleitos (três deles reeleitos). Como ocorreu em 2020, Matheus Cadorin deve ser o único candidato a deputado estadual, no caso à reeleição. Por falta de nomes (sem os vereadores), o NOVO de Joinville não apresentará um candidato a deputado federal com potencial de vitória, liberando, assim, candidatos de outros municípios a investirem em Joinville. A maior indefinição é sobre o futuro do prefeito Adriano Silva: cumpre seu mandato, concorre ao Senado ou ao governo estadual.
PT
Com as duas históricas lideranças fora da próxima e das futuras eleições, o PT da região vai apostar na vereadora eleita Vanessa Rosa para deputada estadual. Ela é a primeira suplente (11.188 votos) e certamente será uma das favoritas do partido. Afinal, eleita com 4.366 votos foi a vereadora do PT mais votada no Estado em 2022. Seu esposo, o ex-prefeito Carlito Merss, não deverá concorrer em 2026, o mesmo acontecendo com o ex-deputado estadual Francisco de Assis. É provável que um nome seja lançado para deputado federal, mas com minimas chances de vitória.
PSD
Com a saída do ex-deputado federal Darci de Matos, que foi sua principal liderança na região nas últimas eleições, o partido não tem um nome à altura para substituí-lo como candidato para deputado federal. Contudo, vai apresentar dois candidatos competitivos à Assembleia Legislativa. Vereador reeleito Diego Machado – segundo mais votado em 2020 e também em 2024 (8.719 votos) – já assegurou sua candidatura no acordo com a executiva estadual quando assinou a filiação. Ele terá ainda mais dois anos como presidente da Câmara de Vereadores, o que lhe dará mais musculatura eleitoral. Outro nome – igualmente vindo do PSDB – é o ainda prefeito de Araquari Clenilton Pereira, que será lançado candidato a deputado estadual pela região.
PP, UB, Republicanos
Com a porteira aberta para candidatos a deputado federal de outras regiões, PP, União Brasil e deverão lançar apenas um nome para deputado estadual. Anelísio Machado já está em campanha e a vereadora reeleita Tânia Larson (4.009 VOTOS) vai tentar novamente a Assembleia Legislativa. Republicanos terá Darci de Matos como candidato a federal e o vereador reeleito Lucas de Souza (6.584 votos) para estadual.
Cédula 2026
O eleitor joinvilense deverá ter como principal opção local os seguintes candidatos:
Câmara Federal
Darci de Matos (R)
Rodrigo Coelho (MDB)
Zé Trovão (PL)
Sargento Lima (PL)
Assembleia Legislativa
Fernando Krelling (MDB)
Adilson Girardi (MDB)
Diego Machado (PSD)
Clenilton Pereira (PSD)
Anelisio Machado (PP)
Vanessa da Rosa (PT)
Lucas de Sousa (R)
Tânia Larson (UB)
Fale com o colunista Luiz Veríssimo pelo whatsapp (47) 99964‑4082
Veja mais postagens desse autor