Novo sistema de alerta não precisa de cadastro e será recebido por todos em caso de emergências (Foto: Divulgação CENAD)

O novo sistema de envio de alertas da Defesa Civil Nacional entrou em operação nas regiões Sul e Sudeste do Brasil nesta quarta-feira (4) e estará disponível em casos de desastres de grande perigo. A tecnologia foi criada em parceria com o Ministério das Comunicações, Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e operadoras.

A ferramenta, chamada de Defesa Civil Alerta, utiliza a rede de telefonia celular para emitir gratuitamente mensagem de texto e aviso sonoro à população, suspendendo qualquer conteúdo em uso na tela do aparelho, incluindo os que estão no modo silencioso. Os alertas são disparados para a população em área de risco e com cobertura de rede 4G ou 5G.

O sistema Defesa Civil Alerta se soma às estratégias já utilizadas pela Defesa Civil, como os alertas por SMS e os aplicativos. Diferentemente do SMS, a nova ferramenta não depende do cadastro do usuário, tornando possível alcançar qualquer pessoa que esteja dentro do alcance das notificações enviadas. Isso é especialmente relevante em regiões turísticas ou para pessoas em trânsito. sem necessidade de cadastro prévio do usuário.

Projeto-piloto

Em agosto deste ano, a ferramenta foi testadaem 11 municípios brasileiros durante 30 dias, entre eles, Blumenau e Gaspar. Em pesquisa realizada nos municípios, 87% das pessoas que responderam ao questionário sobre a novidade avaliaram a ferramenta de forma positiva.