Foto: Marllon Legnaghi / SECOM

O governador Jorginho Mello apresentou, nesta segunda-feira (10), ao ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, a proposta de Parceria Público Privada, que poderá viabilizar a obra de alargamento e aprofundamento da Baía da Babitonga.

O modelo, inédito no Brasil, que envolve o Governo de Santa Catarina, o Porto de São Francisco do Sul e o Porto Itapoá, precisa ser aprovado pelo órgão federal e também necessita de licenças ambientais do Ibama.

Conforme o protocolo de intenções já assinado entre as partes, a obra será custeada pelo Porto Itapoá, que terá o investimento devolvido com desconto nas tarifas portuárias.

“Santa Catarina está criando uma nova forma de fazer esse tipo de obra. São R$ 300 milhões para uma obra que vai mudar a história do transporte de cargas em Santa Catarina. E nós não viemos aqui pedir dinheiro ao governo federal. Viemos informar que apresentamos uma solução e pedir a concordância e agilidade na liberação das licenças ambientais”, relatou o governador que ainda informou que o ministro foi receptivo à demanda.

Também acompanharam o encontro em Brasília, o secretário de Portos, Aeroportos e Ferrovias (SPAF) Beto Martins, o presidente do Porto de São Francisco do Sul Cleverton Vieira, e o presidente do Porto Itapoá Cássio José Schreiner.

A comitiva catarinense aproveitou o encontro com o ministro Costa Filho para informar que Santa Catarina passará a ter voos para a Europa a partir de setembro, com a operação da TAP.