Foto: Divulgação

Com cinco terminais e seis berços de atracação, o Porto Brasil Sul foi apresentado ontem (21) na Associação Comercial de São Francisco do Sul pelo diretor-presidente da empresa, o ex-senador Paulo Bauer. Localizado em uma extensa área na praia do Sumidouro, entre o Capri e a praia do Forte, o futuro porto poderá receber navios de grande porte (post-panamex e megacontainership) por contar com um calado natural médio de 18 metros. “Para se ter uma ideia da grandiosidade do projeto, só a área de estacionamento terá capacidade para seis mil veículos”, comentou Bauer à coluna antes da sua palestra.

Investimento privado

A empresa World Port integra o Grupo Ciser de Joinville, dona da área onde 1,1 milhão de metros quadrados abrigarão os seis terminais e áreas comuns. O investimento é de US$ 1,4 bilhão e o prazo de conclusão é de oito anos, caso as licenças ambientais sejam liberadas dentro de um prazo normal. “Dependendo das condições, em até quatro anos poderemos receber navios”, acrescentou Bauer. Até lá, o projeto receberá ligação ferroviária e acesso com a BR-280, cuja duplicação deverá estar concluída antes da conclusão do porto..

Início imediato da maior ponte de Joinville

Foto: Divulgação/Secom

Confirmada a solenidade de entrega da ordem de serviço de uma das maiores pontes em áreas urbanas de Santa Catarina. Às 9 horas de amanhã (23) no Teatro Juarez Machado a construtora Áyla SA receberá o documento que permite o “início imediato” da ponte que ligará os bairros Adhemar Garcia e Boa Vista, hoje separados por uma extensa área de mangue. Ainda sem denominação oficial, a ponte terá 980 metros de comprimento e 26 de largura, comportando quatro pistas, ciclovia e calçada. O contrato é de R$ 296 milhões (a grande maioria é de um empréstimo internacional) e conclusão em 30 meses. Com a sua conclusão, duas regiões separadas por manguezal ficarão unidas e beneficiarão a mobilidade urbana.

Favoritismo

O empresário Rubens Blaszkowski (PSD) é um dos maiores favoritos na eleição para prefeito no Planalto Norte. Ele vai tentar administrar Campo Alegre pela terceira vez, já que em 2012 foi eleito com 54,69% dos votos válidos e reeleito em 2016 com 55,33%. Depois de quatro anos dedicado à sua rede de supermercado e de material de construção, Rubens vai disputar a eleição tendo o vereador Tancredo Ronska (PP) como companheiro de chapa. Esta semana, o PSDB de Campo Alegre confirmou seu apoio ao candidato do PSD, segundo o seu presidente municipal Cléo Machado.

Curtas

  • A jornalista Sabrina Aguiar recebeu na segunda-feira (20) o prêmio de melhor apresentadora de programas da TV catarinense pela Acaert (Associação Catarinenses de Rádio e Televisão).
  • Formada em jornalismo pela Univali/Itajaí, a joinvilense apresenta há vários anos o “Balanço Geral” na NDTV de Joinville, o programa de maior audiência no horário .
  • A prefeitura de Joinville deveria seguir o exemplo de Chapecó ou até superá-lo em número de equipamentos e de voluntários?
  • Conforme o colunista Vinicios Ranzan, o comboio da prefeitura de Chapecó que seguiu para Arroio do Meio esta semana com 30 máquinas e 150 voluntários.
  • Seguiram também 12 caminhões-caçamba, quatro caminhões com combustível, nove caminhões prancha com retroescavadeira, patrolas, motorhome e ônibus com voluntários.