Vários órgãos e entidades da região Oeste divulgaram campanhas de arrecadação para ajudar os atingidos pelas chuvas no Rio Grande do Sul, que decretou Estado de Calamidade Pública. Depois das informações sobre doações, seguem as informações políticas.

Em Chapecó, nas primeiras 24 horas de campanha já foram arrecadadas duas carretas de donativos. O Município está recebendo doações no Centro de Eventos e na Superintendência da Efapi.

Foto: Divulgação/PMC

Servidores da Prefeitura estão recebendo as doações. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Valter Luciano Hüning, até o final da tarde de sexta-feira já tinham sido recebidos mais de 1,5 mil litros de água sanitária, mais de 50 mil garrafas de água, 70 fardos de detergente, 600 cobertores, 258 cestas básicas, 2340kg de arroz, 2256 sabonetes, 2190 biscoitos, além de outros produtos de alimentação, higiene e limpeza.

No sábado e domingo o Centro de Eventos ficará aberto das 8h às 12h e das 13h30 às 18h. Na semana que vem as mercadorias devem ser encaminhadas para o Rio Grande do Sul.

Amosc

A Associação dos Municípios do Oeste de Santa Catarina (Amosc) também se uniu à causa e pede para que as ações e doações sejam direcionadas para os dois pontos divulgados pela Prefeitura de Chapecó, para facilitar a logística. “É hora de unirmos forças e demonstrarmos solidariedade para com aqueles que mais precisam”, declarou a entidade.

A Uceff também está recebendo doações em qualquer uma das unidades em Chapecó, Frederico Westphalen, São Miguel do Oeste e Itapiranga.

Xanxerê

Em Xanxerê, os poderes públicos, forças de segurança e entidades do município se uniram para realização de mais uma etapa da campanha “Xanxerê Solidária”, para angariar fundos e donativos para as famílias que estão sendo atingidas no Rio Grande do Sul, e também em Santa Catarina.

A campanha tem início nesta sexta-feira e se estende até a segunda-feira (13) quando a organização pretende levar o material coletado para os municípios atingidos.

O que doar

De acordo com a organização ficou definida a campanha de doação voltada para produtos de higiene pessoal, sabonete, escova dental, creme dental, papel higiênico e absorvente; produtos para limpeza como vassoura, desinfetante, sabão em pó, balde, detergente, pano de chão, saco de lixo, rodo e esponja de limpeza; produtos para alimentação como lata de sardinha, leite em caixa, biscoito, pão fatiado e achocolatado; e também roupas de cama e banho como lençol, fronhas, travesseiro e toalhas de banho.

Pontos de coleta em Xanxerê

Os pontos de coletas serão os mesmos das últimas edições sendo eles o Supermercado Brasão, Supermercado Badotti, Hiper Mercado Badotti, Super Gentil Vitória, Supermercado Gentil Angelina, Supermercado Nelson Marció, Supermercado Maximo Express, Supermercado Arvoredo, Super Armani, Mercado Toigo, Supermercado Real, Supermercado São Pedro, Centro Comunitário do Bairro dos Esportes e Câmara Municipal de Xanxerê.

PIX

Quem desejar fazer doação de recursos financeiros, ficou definido a chave Pix disponibilizada pela governadoria do Lions, da mesma forma que foram feitas as edições anteriores. O pix deve ser enviado para a chave governadoria@lionsld2.org.br.

São Miguel do Oeste

PRF

Quilombo e região

Vereador empossado

Foto: William J. H. Zanoni

O suplente de vereador, Celso Antônio Ledur (PL), tomou posse na Casa de Leis maravilhense nesta quinta-feira (2). O ato de posse foi realizado pela Mesa Diretora da Câmara, em substituição ao vereador Mozer Matheus de Oliveira (PL), que solicitou licença parlamentar no período de 60 dias, de 1º de abril a 31 de maio. Nos primeiros 30 dias da licença, de 1º a 30 de abril, o vereador Lademir Roberto Werner (PL), ocupou o cargo.

Esta é a primeira vez que Ledur assume o cargo nesta legislatura, oportunidade na qual prestou o juramento do vereador. A posse também foi acompanhada pelo diretor da Casa, Nei Guzatti, presidente do Legislativo, vereador Sérgio Bourscheid (PL), secretário Gilmar Francisco Castanha (MDB), vereadores Mozer de Oliveira e Sérgio Luiz da Silva (MDB), suplente Lademir Werner, além do assessor jurídico Cleber Pertussatti.

Posse do novo reitor da Unoesc

O presidente da Câmara, Vilmar Zílio e o presidente dos DCEs de Santa Catarina, Jean Calza, prestigiaram a posse do Reitor da Unoesc, Ricardo De Marco, cuja solenidade ocorreu no campus da Unoesc de Joaçaba, na noite de quinta-feira (02). Na mesma solenidade também tomaram posse o vice-reitor e os pró-reitores para a gestão 2024/2028. O ato contou com a presença do ex-reitor e atual secretário de Estado de Educação, Aristides Cimadon, do presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias, Claudio Jacoski e, demais autoridades regionais e locais.

TCE embasou Operação Desvio de Rota

O Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE/SC) teve participação determinante na Operação da Polícia Civil que cumpriu nove mandados de busca e apreensão e três mandados de prisão em Quilombo, São Lourenço do Oeste e Pato Branco (PR).

A ação foi baseada na suspeita de fraudes em licitações no município de Quilombo. Empresas que teriam participação são dos municípios de São Lourenço do Oeste e Pato Branco (PR).

Chamada de “Desvio de Rota”, a operação que investiga supostas ações fraudulentas em contratos de R$ 19 milhões com a prefeitura de Quilombo teve como base análise feita pelo Tribunal de Contas em contratos de serviço de conservação de estradas vicinais no município — volume de recursos seis vezes maior que a média para a situação semelhante em municípios de mesmo porte.

Apuração iniciada em abril do ano passado pelo TCE apontou que os processos licitatórios tinham exigências mínimas. “Compartilhamos nossas informações com a Polícia Civil, que já estava investigando o caso. Com cada instituição fazendo o seu papel, as parcerias têm se mostrado eficientes no combate às fraudes que envolvem recursos públicos”, explica Roberto Silveira Fleischmann, auditor que atuou neste caso.

Segundo a Polícia Civil, foram encontrados indícios de favorecimento “e ajustes prévios que levaram à violação das concorrências das licitações por empresas da região, que supostamente atuavam em conluio com ocupantes de cargos públicos”.
A polícia também trata o caso como sendo de organização criminosa, lavagem de dinheiro e advocacia administrativa, que é quando há utilização indevida das facilidades de cargo ou função, por servidor público, com o objetivo de fazer prevalecer ou influir o seu peso funcional sobre a prática de atos administrativos.

PEC sobre desastres naturais

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), convocou para quarta-feira (8) a instalação da comissão especial que vai analisar a proposta de emenda à Constituição (PEC 44/23) que reserva 5% das emendas individuais ao Orçamento para o enfrentamento de catástrofes e emergências naturais.

Esse valor deverá ser destinado ao órgão federal competente, que deverá fazer o repasse às respectivas unidades da Federação no momento do desastre. O montante deverá ser revertido aos parlamentares no quarto ano da legislatura caso não tenha havido intercorrências que justifiquem a sua utilização.

A comissão especial será composta por 34 membros efetivos e o mesmo número de suplentes.