Foto: Fiesc

A Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina inaugura nesta sexta-feira (26) em Joinville a maior escola do SESI em todo o Brasil. Com mais de R$ 150 milhões, o complexo educacional é também o mais significativo investimento educacional na história da Fiesc/Sesi. A solenidade desta sexta-feira será às 8h30, mas o ano letivo para os mais de dois alunos já começou na “Escola SESI de referência do Moinho Joinville”, como é internamente chamada. A estrutura tem 25 mil metros quadrados de área construída e abriga 14 laboratórios para alunos do ensino fundamental, médio e cursos de contraturno escolar.

Foto: Fiesc

DNA da indústria

A referência “moinho” é em razão de a federação das indústrias ter adquirido uma extensa área onde funcionava o moinho, às margens do Rio Cachoeira, que por muitos anos foi “cartão postal” de Joinville. O prédio histórico e seu entorno foram revitalizados com investimento de R$ 5,5 milhões da entidade. “Vamos oferecer a mais moderna educação, além de conectar com o DNA da indústria”, comentou o presidente da Fiesc, empresário joinvilense  Mário César de Aguiar.

Ausência comentada

Da esquerda para direita, secretário Gilberto Leal, deputada Paulinha, prefeito Adriano Silva, Ralf Benkendorf (presidente do Podemos), a vice Rejane Gambin e o presidente do NOVO Daniel Cardoso Jr. | Foto: Divulgação

Sem nenhuma surpresa, o Podemos de Joinville anunciou na noite de segunda-feira (22) seu ingresso na coligação de apoio à reeleição de Adriano Silva (NOVO). Estiveram no encontro, ao lado do prefeito, sua vice Rejane Gambin, o secretário de governo Gilberto Leal e o presidente do NOVO em Joinville Daniel Cardoso Júnior. Chamou a atenção a ausência do ex-deputado federal Rodrigo Coelho, que desistiu de concorrer a prefeito, mas permaneceu no Podemos.

Lava-jotas

Parodiando a operação Lava-Jato, a investigação que vem sendo feita pela 13ª Promotoria da Moralidade Administrativa de Joinville sobre pavimentação de lajotas está sendo chamada de “Lava-Jotas”. Na administração passada, a prefeitura fazia a drenagem das ruas e os subprefeitos escolhiam as empreiteiras, na maioria das vezes sob as ordens dos vereadores que os nomearam. Quatro vereadores da legislatura passada e pelo menos cinco ocupantes de cargos de comissão na época estão entre os investigados. A promotora Elaine Auerbach solicitou no mês passado uma prorrogação de mais 90 dias para concluir sua denúncia.

Mudança na avenida confirmada

Foto: Mauro Schlieck/CVJ

Conforme antecipou a coluna na segunda-feira, a Avenida Procópio Gomes terá sentido único centro-bairro para reforçar o binário com a Rua Urussanga (bairro-centro). A confirmação foi feita na tarde de ontem (23) pelos secretários da área de trânsito e planejamento urbano na reunião da Comissão de Urbanismo no plenário da Câmara de Vereadores de Joinville. Além de sentido único, a avenida ganhará corredor de ônibus, seu canteiro central será alargado para receber locais exclusivos para embarque e desembarque. O binário vem recebendo muitas críticas por ter dificultado o acesso aos bairros como Guanabara, Fátima e Itaum.

Prefeito internado

Godofredo Moreira está hospitalizado desde a manhã de ontem (23) no Hospital Nossa Senhora das Graças em São Francisco do Sul. Informação transmitida pelo portal São Chico Online e confirmada pela coluna revela que o prefeito de 74 anos sentiu dores no corpo e foi encaminhado ao hospital local.

Federações

Corrigindo as siglas informadas pela coluna, a federação do PT é com o PCdoB e PV. Já a outra federação é formada pelo PSDB e Cidadania.

Curtas

– A joinvilense Karine Stier Vieira é a nova titular do 2º Tabelionato de São Bento Sul. Aprovada no concurso para ingresso na atividade notarial e registral em 2020, ela é formada em direito pela UFSC e filha do advogado Rudi Vieira.

– Victor Almada assumiu recentemente como titular do Cartório de Registro Civil, Títulos e Documentos e Pessoa Jurídica de Joinville. Ele estava desde 2016 no Tabelionato de Notas e Protestos de Campo Belo do Sul (SC) e assumiu um cartório que estava sem titular desde 2015.

– Grupo Hard de Joinville também está participando da 25º Construsul, que abriu ontem em Balneário Camboriú. Com matriz e filial em Joinville, a empresa atua como fornecedora às empresas da construção civil e conta com mais de 200 empregos diretos.