Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Foto do Comando Geral da PM – Imagem: Divulgação/PMSC

A Polícia Militar divulgou o resultado prévio dos aprovados no processo seletivo para o Curso de Formação de Sargentos. O problema é que cinco questões da disciplina de Prevenção ao Crime foram anuladas. O motivo segundo fontes policiais é que o tenente-coronel Alberto Chichella, chefe da Central Regional de Emergência do 6º Comando Regional de Polícia Militar, teria participado da elaboração da prova. Acontece que, na condição também de professor, Chichella estaria impedido de participar da elaboração.

Policiais que participaram do concurso levaram a seus superiores a informação de que as questões a partir da 40 até a 45 foram debatidas durante o curso preparatório. Detalhe: Chichella era o professor da disciplina no curso preparatório e chegou a promover o debate sobre os assuntos que constam nas questões, no vídeo do curso, que foi vendido para os policiais interessados pela empresa Prodez Concursos. A informação é que as questões foram supostamente iguais ao conteúdo abordado pelo tenente-coronel.

A preocupação na PM é com possíveis judicializações. A situação também foi alvo de críticas entre coronéis, que responsabilizaram o comando-geral pelo problema ocorrido no concurso interno. Procurei a Polícia Militar. A assessoria informou que se manifestará durante o dia.

Professores

A Secretaria de Estado da Educação se manifestou sobre a informação divulgada pela coluna sobre uma provável greve dos professores da rede estadual. Segue: “A Secretaria de Estado da Educação (SED) recebeu um documento do Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (SINTE-SC). As pautas levantadas pela categoria serão analisadas e discutidas com as Secretarias de Estado da Administração e da Fazenda. Em 2023, o governador Jorginho Mello anunciou um pacote de ações para valorizar os servidores da Educação. Os professores já foram beneficiados com a ampliação do valor do vale-alimentação. Os professores aposentados também foram beneficiados com o fim da cobrança dos 14%. A próxima medida é o maior concurso da história da SED, com a contratação de 10 mil servidores efetivos, cujo edital está previsto para ser lançado no primeiro semestre de 2024” – Assessoria da SED

Julgamento de Seif

O julgamento do recurso do processo que pede a cassação do senador Jorge Seif Júnior (PL) poderá entrar na pauta da próxima terça-feira no Tribunal Superior Eleitoral. A expectativa é que na próxima semana o caso já seja pautado.

O candidato do Fabrício

Peeter Lee Grando – Imagem: Divulgação

O prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício Oliveira (PL), confirmou ontem que o nome que escolheu para disputar a sua sucessão é o empresário e jornalista Peeter Lee Grando. Um evento para o lançamento da pré-candidatura deve ser realizado nos próximos dias. O nome já havia sido citado pela coluna quando informei que caberia a Fabrício a escolha do pré-candidato do PL a prefeito. Lee Grando é natural de Concórdia, mas vive há mais de 20 anos em BC.

Pró- Carlos Humberto

Lideranças do MDB de Balneário Camboriú têm procurado o deputado estadual Carlos Humberto Silva (PL) para apoiá-lo na tentativa de ser o candidato dos liberais a prefeito. Alguns emedebistas têm deixado claro que se Silva não for o candidato, o nome escolhido pelo prefeito Fabrício Oliveira (PL) não terá o apoio do partido.

Fesporte pelo apoio

O presidente do PL de Florianópolis, Bruno Mello, ofereceu ao Republicanos de Itajaí a presidência da Fesporte, em troca do apoio ao pré-candidato liberal Robson Coelho. O grupo ficou de analisar a proposta. A questão é: para onde vai o atual presidente, o coronel reformado do Exército Freibergue Rubem do Nascimento? Marido da deputada federal Daniela Reinehr (PL), Nascimento assumiu a Fesporte no lugar de Paulão do Vôlei. Será que o militar, caso perca a Fesporte, será o próximo secretário de Estado da Segurança Pública, ou será deixado de fora?

Persona non grata

Tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei de autoria do deputado estadual Jessé Lopes (PL) que, se aprovado, tornará o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), persona non grata em Santa Catarina. O troco veio dias após, com o protocolo de um projeto do deputado Fabiano da Luz (PT) que torna o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) como persona non grata. A tendência é que nenhuma das duas propostas prospere na Assembleia Legislativa.

Ministra em Florianópolis

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede Sustentabilidade), estará em Florianópolis neste sábado (20). Ela fará uma palestra aberta ao público sobre a importância das políticas ambientais para a eleição municipal. O evento acontecerá no Hotel Castelmar, às 10h. A ministra aproveitará a visita ao estado para declarar apoio à pré-candidatura a prefeito de Florianópolis do deputado estadual, Marcos Abreu, o Marquito (PSOL). Na agenda de Marina, também tem reuniões com outras lideranças de esquerda.

Segurança

Bueno e demais diretores – Imagem: Divulgação

O Conselho de Segurança de Chapecó realizou ontem sua primeira reunião oficial após a posse dos conselheiros. Na oportunidade foi realizada a eleição da diretoria, que terá o advogado Márcio Bueno como presidente, o delegado da Polícia Civil e coordenador do SAER/FRON, Albert Dieison Silveira, como vice-presidente; e o guarda municipal Cristiano Schmitz, como secretário. De acordo com Márcio Bueno na primeira reunião também foi tratado do regimento do Conselho e sobre novas operações na área de segurança. “O Conselho de Segurança vem formalizar uma ação integrada que já vinha sendo realizada nos últimos três anos, em parceria da Administração Municipal com as entidades e órgãos do setor e que transformou Chapecó numa das cidades que tem alguns dos melhores índices do país na área de Segurança Pública. O Conselho terá o papel de fortalecer essas medidas, propor novas ações e operações em benefício dos munícipes”, disse o presidente. Bueno também atua como consultor de segurança do município.

Morro dos Cavalos

Parlamentares discutiram a situação da rodovia – Imagem: Divulgação

O Fórum Parlamentar Catarinense, sob a coordenação do deputado federal Valdir Cobalchini (MDB), reuniu-se ontem em Brasília. Em pauta, os problemas na BR-101, no trecho do Morro dos Cavalos, em Palhoça. O encontro ocorreu na Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e contou com a presença do diretor-geral, Rafael Vitale. A construção de um túnel foi apontada como uma solução para o trecho. Na próxima quarta-feira (24), haverá uma reunião dos parlamentares com o DNIT, ANTT e Ministério dos Transportes. O governador Jorginho Mello (PL) já foi convidado, mas ainda não confirmou se irá.