Considerado o partido mais tradicional de Joinville (elegeu dois governadores e comandou a prefeitura por maior tempo) , o MDB continua indefinido sobre sua participação na eleição majoritária. O deputado estadual Fernando Krelling é o presidente do diretório municipal e nome natural para concorrer a prefeito, mas continua relutante, embora tenha garantido em mensagem à coluna recentemente que seu partido terá candidato próprio. O ex-deputado Rodrigo Coelho (Podemos) não teria aceitado o convite do MDB para concorrer, preferindo sair da disputa em que só entraria se fosse pelo PL. A tendência é que o MDB venha a participar da coligação de apoio à reeleição de Adriano Silva, tese defendida por três dos quatro vereadores. Na semana passada, por exemplo, ao falar na solenidade de entrega da ordem de serviço para construção de um Centro de Educação Infantil para 600 crianças na Rua Willy Tilp, o vereador Adilson Girardi (MDB) garantiu que, em seus 30 anos de servidor público municipal, “nunca vi a região de Nova Brasília e São Marcos ter tantas obras como na atual administração”. Girardi é o vereador mais votado do MDB (3.838 votos) e o quarto na eleição de 2020.

Sem candidato

Com a informação da coluna de Marcelo Lula de ontem (16) (Vanessa Rosa será candidata a vereadora) o PT perde outro nome para concorrer a prefeito. Com a desistência de Carlito Merss, Vanessa vinha sendo lembrada para concorrer ao cargo. Como as decisões importantes no PT de Joinville são sempre demoradas, não será surpresa se o partido vier a participar da aliança de esquerda liderada pela candidatura a prefeito de Rodrigo Bornholdt (PSB).

Rodrigo Bornholdt esteve segunda-feira (15) no Ministério da Saúde acompanhando Jane Becker, presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais (CUT). Em Brasília eles entregaram um documento solicitando a instalação de um hospital federal de campanha em Joinville para atender pacientes de dengue. Jane é pré-candidata a vereadora pelo PT. Mais um indício de uma possível aproximação do PT com o PSB.

Bornholdt e Jane Becker em Brasília | Foto: Divulgação/Sinsej

Na cidade do JEC, neste ano, o time de vôlei conquistou a torcida joinvilense. Além de lotar o Cau Hansen em todos os jogos da Superliga Brasileira, em menos de dois dias os 2.575 ingressos foram todos vendidos no site contratado. A partida será quinta-feira (18) e se perder ficará de fora das semifinais da competição. Se vencer nesta melhor de três jogos, a decisão será no terceiro jogo na casa do adversário, o SESI Bauru.

Foto: Daniel Mafra/ Divulgação

Alerta com a chuva e maré alta

Depois de um período crítico de três horas no começo da noite de segunda-feira, a chuva continua não dando trégua na região de Joinville. A situação é preocupante não apenas pelos alagamentos, mas também pelos desmoronamentos. Centenas de residências estão próximas de morros com potencial risco de desmoronamento quando o local permanece mais de uma semana com tempo chuvoso. A Defesa Civil de Joinville continua de plantão. Quando há coincidência de maré alta e um período de chuva intensa, o centro da cidade e alguns bairros ficam alagados, como ocorreu na segunda-feira.

Bombeiro Voluntário

Senadora Ivete Silveira | Foto: Jackson Zanco/divulgação

Com transmissão para todo o país pela TV Senado, a audiência pública sobre o projeto de lei que institui o Dia Nacional do Bombeiro Voluntário será realizada na Câmara de Vereadores de Joinville. A data proposta é 13 de junho, a mesma que comemora o aniversário do Corpo de Bombeiros Voluntários de Joinville, pioneiro em Santa Catarina. Presidirá a audiência pública a senadora Ivete Silveira (MDB), autora do projeto que será relatado pelo senador Esperidião Amin (PP)

Curtas

  • A Soyama Turismo de Guarulhos (SP) anunciou um reforço em sua frota com mais sete ônibus com carroceria EI Buss FT da Buscar de Joinville.
  • Prefeitura de Balneário Barra do Sul preparando a Festa da Tainha deste ano. Terça-feira (16) reunião para ultimar detalhes como os shows e calendário.
  • Itapoá comemora dia 26 mais um aniversário de emancipação política. Ainda este ano o segundo terminal marítimo deverá ser anunciado. A iniciativa é da maior cooperativa da América do Sul, que tem sede no Paraná.