Assista ao vivo

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O Tribunal Superior Eleitoral dará prosseguimento ao julgamento do recurso do processo em que é pedida a cassação do senador Jorge Seif Júnior (PL) por abuso do poder econômico. De acordo com o Ministério Público Eleitoral, através do vice-procurador regional da República Alexandre Espinoza Brabo Barbosa, há claras evidências de crime eleitoral. Hoje, o relator Floriano Azevedo Marques seguirá com a leitura de seu relatório e dará o seu voto. Após, a votação seguirá a seguinte sequência: André Ramos Tavares, Maria Isabel Diniz, Raul Araújo, e os ministros Kássio Nunes Marques, Carmen Lúcia e Alexandre de Moraes.

O que pode acontecer?

Se houver a absolvição do senador Jorge Seif Júnior (PL), ele segue no mandato e não haverá mais a possibilidade de recurso. Caso seja cassado, Seif perde o mandato e a discussão e votação serão realizadas para a ocupação do cargo que será declarado vago. A corte decidirá se haverá uma nova eleição ou se fará a recontagem dos votos e declarará o segundo colocado, no caso, o ex-governador Raimundo Colombo (PSD), como o novo senador. Caso se opte por uma nova eleição, Colombo poderá levar a discussão ao Supremo Tribunal Federal. Caso perca, Seif, para se manter mais alguns dias ou semanas no cargo, poderá entrar com embargos, o que servirá apenas como protelação, pois não mudará o resultado.