Ex-prefeito de Joinville, Carlito Merss confirmou que não disputará a eleição de 6 de abril em Joinville. Bem colocado na pesquisa MAPA, empatado tecnicamente com o segundo colocado, o petista alegou que está tendo “muitas tarefas no Sebrae” e tem priorizado o trabalhando na equipe que está elaborando a regulamentação da reforma tributária. Esta manhã ele esteve participando do encontro com Bernard Appy (esquerda), secretário-executivo do ministro Hadad (Fazenda) para fins da reforma tributária. Sem o seu principal nome para concorrer a prefeito, o PT pode ceder o vice na chapa de Rodrigo Bornholdt (PSB).

Binário meia-boca

Nunca uma obra da atual administração foi tão criticada como a implantação do binário envolvendo as ruas Urussanga e Procópio Gomes. O trânsito que já era ruim no chamado horário de pico piorou. Até um dos vereadores governistas fez um apelo para que o setor de trânsito reverta o projeto. Lucas Souza (Republicanos) afirmou na tribuna que o projeto foi mal feito e chamou o binário da Rua Urussanga como “binário meia-boca”. Tem razão o vereador, que mora na zona Sul, ao sugerir que o binário seja implantado após as construções das pontes já previstas, uma delas com inauguração neste semestre (Rua Aubé).

Mudança em São Francisco do Sul

Mudança no segundo mais importante cargo na terceira cidade mais antiga do país, o primeiro é o de prefeito. Assumiu na última segunda-feira a direção de operações e logísticas do Porto de São Francisco do Sul o eng. Guilherme Medeiros. Ele substitui Pablo Fonseca, que aceitou um cargo na iniciativa privada. Foi uma sucessão natural, já que Medeiros era gerente de infraestrutura do porto desde fevereiro de 2023. Criciumense, 46 anos, o novo diretor do é servidor de carreira da SSPar desde 2008.

Vitória fora de casa

O Joinville Vôlei venceu a forte equipe de São José dos Campos (SP) fora de casa por 3 sets a 1. Se vencer a segunda partida da série no Centreventos Cau Hansen, Joinville conseguirá uma inédita classificação às semifinais na Liga Nacional de Vôlei. Se perder na sexta-feira às 21 horas, esta será a última partida do técnico Peu. Ele será substituído por Rubinho, já acertado por recomendação do técnico Bernardinho.

Promessa

Uma promessa do governador Jorginho Mello não será cumprida em 2024, que por coincidência é ano eleitoral. O início da duplicação do trecho 2 da rua Dona Francisca (dentro do Distrito Industrial) deverá ficar para o ano que vem, calcula o vice-presidente da ACIJ, Marco Antonio Corsini. Incluída no Plano 1000 do governo anterior, Jorginho prometeu liberar os R$ 60 milhões para o projeto no ano passado. Esta é a maior reivindicação da classe empresarial de Joinville no setor de infraestrutura.

Curtas

  • Depois da desistência de Carlito Merss (PT) resta a definição oficial de Fernando Krelling (MDB) e Rodrigo Coelho (Podemos).
  • Um dos nomes mais disputados pelas siglas para concorrer a vereador em Joinville decidiu concorrer pelo PSD. Kiko é aposentado da Celesc e conta com o apoio do ex-vereador Juca Girardi, também aposentado da empresa.
  • A multinacional francesa Leroy Merlin vai abrir sua terceira filial em Santa Catarina em Joinville. O prédio alugado foi ocupado antes por uma revendedora de carros importados e fica na avenida Santos Dumont.
  • A movimentação político-partidária de Kennedy Nunes não está mirando uma possível eleição para o Senado em outubro com uma possível cassação do mandato de Jorge Seif pelo TSE?
  • No dia do aniversário de Joinville ele espalhou outdoors pelos bairros afirmando que sua “missão” com Joinville não terminou. Ele disputou a eleição em 2022 e foi derrotado por Seif.