Foto: MPSC

O Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (Gaeco) iniciou a operação “Revisão de Ofício”, na manhã desta terça-feira (26), para desarticular condutas ilícitas que ocorreram no âmbito do órgão executivo municipal de trânsito de Lages (DIRETRAN).

A operação visa cumprir três mandados de busca e apreensão contra servidores públicos suspeitos de participar das práticas ilícitas investigadas, que envolvem alterações irregulares nos registros de informações no órgão de trânsito.

A investigação está sendo conduzida pela 5ª Promotoria de Justiça da Comarca de Lages. Ordens judiciais foram expedidas pela 3ª Vara Criminal da Comarca de Lages e o procedimento tramita sob sigilo.

Equipes da Polícia Científica do Estado de Santa Catarina prestam apoio às diligências.

Foto: MPSC
Foto: MPSC

Revisão de Ofício

O nome da operação faz alusão à operacionalização de condutas praticadas por servidores públicos ligados ao órgão de trânsito.

Essas condutas envolvem a inserção de dados falsos no sistema de informações, beneficiando terceiros, com a anulação dessas atuações por meio de revisão de ofício ilícita.

Segundo o Ministério Público, isso viola os princípios da Administração Pública e do processo administrativo de trânsito, causando prejuízos ao erário.