Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

Será lido e votado amanhã o relatório final dos trabalhos da Comissão Mista criada na Assembleia Legislativa para analisar o rompimento do Reservatório R4 da Casan, no bairro Monte Cristo, depois de uma semana de vista coletiva, para que todos os integrantes do colegiado pudessem analisar o texto de 145 páginas.

O rompimento da estrutura, em setembro do ano passado, atingiu casas, inundou estabelecimentos comerciais, arrastou carros e derrubou postes de iluminação pública, atingindo ao todo 179 famílias que pediram reparação dos prejuízos.

O relator da comissão, deputado Mário Motta (PSD), antecipou que as conclusões e sugestões do relatório foram obtidas em trabalho conjunto com os peritos e as perícias desenvolvidas, tanto pela Polícia Civil quanto pela Polícia Científica, que fizeram seus inquéritos, como também pelo Tribunal de Contas do Estado, Ministério Público Estadual e Controladoria Geral do Estado.

Segundo o presidente da comissão, deputado Ivan Naatz (PL), após aprovado, cópias do relatório para adoção de providências serão encaminhadas a todos os órgãos, além da própria Casan, à Agência de Regulação de Serviços Públicos de Santa Catarina, ao Conselho Regional de Engenharia e Agronomia e também à Procuradoria Regional do Trabalho.

Naatz tem reiterado que o objetivo do colegiado foi contribuir com os trabalhos de investigação, inclusive no que tange ao ressarcimento, não só dos estragos materiais causados, mas também do prejuízo à imagem da Casan como empresa pública, por parte dos responsáveis que forem apontados como causadores do acidente.

Indefinição em Blumenau

A vice-prefeita de Blumenau, Maria Regina Soar, está resistindo à ideia do prefeito Mário Hildebrandt (PL) de que ela se filie ao MDB. Hildebrandt quer construir a candidatura de Maria, mais uma vez para vice, agora de Egídio Ferrari, que se filiará ao PL. A insistência de Maria em permanecer no PSDB tem gerado mal-estar no grupo de Hildebrandt, que já terá que enfrentar a resistência de lideranças do PL que desejam dar a vaga de vice ao União Brasil.

Filiação de Dário

Está tudo organizado para amanhã, às 10h, ocorrer a filiação do ex-senador Dário Berger ao PSDB, caso não haja qualquer novidade. Conforme antecipado em primeira mão, ele fechou com os tucanos na semana passada para ser o candidato do partido à Prefeitura de Florianópolis. Por enquanto, Berger só conta com os tucanos, com o PDT e com o Solidariedade. O Avante também está sendo procurado. O sonho do ex-senador era ter o apoio do Podemos e do MDB, porém, ambos estarão no projeto de reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD).

Proporcional

Dário Berger vai trabalhar para montar a sua nominata de candidatos à Câmara de Vereadores de Florianópolis. Entre os nomes conhecidos até o momento estão o do vereador Renato Geske, que seguirá no PSDB após ter rompido com o prefeito Topázio Neto (PSD), e o do jovem Fernando Fernandes. Ex-assessor do próprio Dário no Senado, Fernandes foi o secretário-geral da JMDB no estado, coordenador estadual da Juventude, diretor do Procon de Florianópolis, conselheiro nacional da Juventude e atualmente é o chefe de gabinete do vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB).

Filiação em Itajaí

O vereador Osmar Teixeira se filiou ao PSD no final de semana. Ele é pré-candidato a prefeito de Itajaí. A filiação contou com a presença de boa parte das maiores lideranças pessedistas no estado. Em seu discurso, Teixeira disse estar feliz e preparado para a eleição. “O partido tem pesquisa, por isso está muito feliz de filiar e apoiar o Osmar (Teixeira). É um projeto leve, a cidade pede por renovação e o Osmar chega para brigar pela cidade e dar protagonismo para Itajaí”, afirma Eron Giordani, presidente do PSD.

PL em Joinville

Um bom número de filiados e lideranças do Partido Liberal foi acompanhar o encontro promovido pelo secretário de Estado da Segurança Pública, Sargento Lima, que é o pré-candidato do PL a prefeito de Joinville. Até o governador Jorginho Mello (PL) e a vice Marilisa Boehm (PL) fizeram questão de participar do evento realizado no Rancho Timbé. Lima deixará no próximo mês a secretaria para se dedicar ao seu projeto eleitoral. O governador tenta fazer algumas costuras e tentará levar os emedebistas para compor com os liberais. A questão é se o pré-candidato liberal aceitará, já que Lima é um dos principais críticos do MDB.

Comando do Podemos

Após assumir a presidência estadual do Podemos, a deputada estadual Ana Paula da Silva, a Paulinha, vem conversando com os filiados para definir o comando do partido nas principais cidades do Estado. Em Blumenau, o empresário e ex-vereador Fábio Fiedler foi convidado para assumir o comando do Podemos. Por enquanto, ainda não há definição de quem o Podemos apoiará para a eleição de prefeito, mas a tendência é que esteja com o Novo e o PSD.

Filiações ao Republicanos

O coordenador do Republicanos na região de Joinville, o vereador Lucas Souza, acompanhado do presidente do partido, Romeu Oliveira, filiaram dois vereadores. Em Rio Negrinho, assinou ficha Cássio Alves, que se filiou acompanhado de pré-candidatos a vereador, e com o pré-candidato a prefeito, Roneu Rovemberger. Em São Bento do Sul, a filiação foi da vereadora Carla Hoffmann, que assinou ficha junto com pré-candidatos a vereança.