A sessão ordinária da Assembleia Legislativa desta quinta-feira (14) teve entre os destaques a crítica do deputado Maurício Peixer (PL) ao atraso nas obras de duplicação da BR-280.

“Eu conversei com o superintendente do DNIT em Santa Catarina, Alysson Rodrigo de Andrade, sobre a rodovia e fiquei preocupado. A obra no lote 1, que era para ter começado no ano passado, não tem mais previsão de iniciar”, disse.

A justificativa do órgão federal, segundo o parlamentar, é de que o projeto de duplicação do trecho, que vai da BR-101 até São Francisco do Sul, teve que passar por uma readequação.

“O superintendente do DNIT me falou que terão que ser feitos alguns aditivos, e o prazo para a conclusão do projeto acabou. Isso significa ter que lutar por mais recursos, além de precisar da liberação de licença ambiental para uma pedreira no entorno de São Francisco. Então, parece que esse ano não vai ter investimento na BR-280”, lamentou Peixer.

O parlamentar alertou para o fato de que a rodovia é um importante trecho para escoamento das cargas que chegam no Porto de São Francisco do Sul.

“São mil caminhões por dia que trafegam lá e está insustentável o tráfego até o porto. Um trecho que leva 40 minutos, no máximo, tem dias que está levando três horas. Ninguém suporta mais”, finalizou o deputado.