O secretário de Estado do Planejamento, Edgard Usuy representou o governador Jorginho Mello no primeiro dia de reuniões do 10° Encontro do Consórcio de Integração Sul e Sudoeste (Cosud). O evento começou nesta quinta-feira (29), em Porto Alegre (RS), para discutir temas de interesse dos sete estados das duas regiões até o próximo sábado (2).

Esta edição terá dois temas centrais: Meio Ambiente e Segurança Pública. O evento deve receber mais de mil pessoas. “A comitiva foi organizada para que Santa Catarina tivesse um representante em cada grupo de trabalho, para que a gente não ficasse alheio às discussões que são tão importantes, que estão acontecendo nas edições. Então dessa vez Santa Catarina está presente em tudo, participando de tudo se posicionando, fazendo esse network e buscando informações”, explicou Usuy, lembrando que estão presentes secretários de Estado de diversas pastas, secretários adjuntos, presidentes de autarquias e assessores técnicos do estado.

Com relação à temática ambiental, a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil chega ao encontro propondo a integração dos estados para otimizar o trabalho durante desastres climáticos. “A gente vem aqui para o Cosud pra conversar com todos os estados do Sul e do Sudeste tentando trazer um pouco dessa experiência de Santa Catarina, tentar trazer um modelo que a gente emprega em Santa Catarina na regionalização dos municípios com a associação dos municípios, com o trabalho integrado, tentando levar isso a nível de estado. Eu não tenho dúvida nenhuma que se os estados trabalharem de maneira integrada Sul e Sudeste toda a população que habita esses estados vai ganhar primeiro na diminuição de custos e segundo no compartilhamento de recursos e informações. Acredito que seja um momento muito rico para que a gente evolua ainda mais a proteção e Defesa Civil do catarinense”, disse o secretário Fabiano de Souza.

Segundo o atual presidente do Cosud, governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, nesta edição vai ser formalizado o estatuto do grupo. O projeto veio ganhando corpo nas últimas edições e finalmente deve sair do papel.

“Já foi aprovada por todas as Assembleias Legislativas no ano passado essa formalização do Consórcio através de lei. Agora vamos aproveitar para fazer um estatuto justamente para que ele possa ter regras muito claras da sua da gestão, do que pode ser feito através dos estados e todas as áreas de troca de experiência e também de convênios, compras, enfim, aquilo que o consórcio nos permite dentro da lei. E acima de tudo, eu acredito que é a possibilidade de nós fortalecermos o Sul e o Sudeste.

Sobre o Cosud

Criado em março de 2019, em Belo Horizonte (MG), o Consórcio de Integração Sul e Sudeste tem o objetivo de fortalecer a cooperação entre os governos dos sete estados (Espírito Santo, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo) e impulsionar ações econômicas e ambientais para o Brasil. Com mais de 114 milhões de habitantes, esses estados respondem por 70% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro, conforme levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).