Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates; será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar! Qualquer problema, favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O secretário de Estado Jerry Comper segue enfrentando dificuldades à frente da Infraestrutura. Fontes próximas a ele me relataram que há uma clara disputa entre Jerry e o adjunto, Ricardo Grando.

Acontece que a secretaria tem três superintendências. A de Infraestrutura, que cuida das rodovias, é a mais importante; por isso, ficou a cargo do PL sob o comando de Grando. As que estão sob o comando direto de Comper são a de Obras Civis, que cuida das edificações em geral, obras hidráulicas, entre outras, além de prestar serviços para as demais secretarias do governo como apoio. Já a Superintendência de Planejamento e Gestão é responsável pela atividade meio, ou seja, ela cuida da padronização dos processos, das normativas, da captação de recursos e da tecnologia da secretaria.

As assessorias de gabinete ficaram para os liberais, o que impede o secretário, filiado ao MDB, de montar sua equipe. Tanto é que algumas gerências estão há um ano sem ocupante, deixando uma equipe de engenheiros sem chefia imediata por todo o período. Segundo a fonte, Jerry chegou a indicar nomes, mas não foi atendido. “O processo fica parado na Casa Civil, ou anda para cima e para baixo até ficar de lado em algum lugar”, relatou.

Como se não bastasse, os poucos nomes que Jerry conseguiu emplacar foram exonerados num ato de governo no último dia 9, antecedendo o carnaval. A fonte me disse que a exoneração aconteceu por ordem do adjunto, Ricardo Grando, e sem o conhecimento de Jerry, que estava em viagem.

O secretário teria tentado conversar com o governador Jorginho Mello (PL) sobre o assunto, mas não consegue ser atendido para uma audiência. Enquanto isso, os relatos são de que segue um cabo de guerra, como se houvesse dois secretários, disputando o mesmo espaço. Tentei contato, mas não fui atendido.

Levante contra Goetten

Deputados estaduais do PL estão ensaiando um levante contra o deputado federal Jorge Goetten. Eles o acusam de interferir no processo eleitoral nos municípios, fazendo movimentos contrários nas bases eleitorais da bancada estadual. Além disso, há uma questão puramente ideológica. Acontece que Goetten é balizado pelo presidente nacional Valdemar da Costa Neto. Me foi dito que nenhum movimento é feito por ele sem antes consultar o partido.

Camilo no PL?

Há quem diga nos bastidores que o futuro do deputado estadual Camilo Martins será o Partido Liberal do governador Jorginho Mello (PL). Atual presidente estadual do Podemos, Martins já teria conversas adiantadas para a troca de partido. A questão é que isso somente poderá ocorrer em duas situações: o Podemos dando a carta de liberação, ou na janela para os deputados trocarem de partido sem perder o mandato, que só abrirá em 2026.

TRE nega cassação

Por unanimidade, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina manteve no cargo o deputado federal Fábio Schiochet (UB), que foi alvo de pedido de cassação através de duas ações, uma do primeiro suplente do União Brasil, Ricardo Alba, outra pelo suplente do PL, Coronel Armando. Os desembargadores seguiram o voto da relatora, Maria do Rocio Luz de Santa Ritta, que nega a existência de candidaturas laranjas e de fraude na cota de gênero. O placar foi de 7X0. Schiochet foi defendido pelo advogado Wilson Pereira Júnior, o Tiji. Ainda cabe recurso.

Dentro da lei

O deputado federal Fábio Schiochet (UB) disse que o ex-deputado estadual Ricardo Alba (UB), a quem chama de “derrotado”, teria tentado ludibriar a Justiça Eleitoral, situação que foi destacada durante o julgamento. Já o advogado Wilson Pereira, o Tiji, me disse que a defesa se sentiu gratificada porque tanto o Ministério Público quanto o próprio Pleno do TRESC foram enfáticos no sentido de que não houve irregularidade. “O Pleno deixou claro que a conduta de todos os envolvidos foi dentro da lisura exigida do verdadeiro homem público, e que tanto o deputado federal eleito, Fábio Schiochet, quanto o União Brasil e os candidatos ao cargo de Deputado Estadual, andaram dentro da Lei”, afirmou Tiji.

Encontro tucano

O presidente nacional do PSDB e ex-governador de Goiás, Marconi Perillo, estará hoje em Florianópolis. Ele virá acompanhado do presidente nacional do Instituto Teotônio Vilela e deputado federal Aécio Neves. Na programação estão encontros com lideranças do PSDB, uma reunião com a militância tucana na Assembleia Legislativa, visita ao gabinete do deputado estadual, vice-presidente nacional e presidente estadual do PSDB Marcos Vieira e no gabinete do deputado Vicente Caropreso, além de uma coletiva de imprensa. Perillo está rodando o Brasil para iniciar um trabalho de fortalecimento do partido.

Possível aliança?

A ex-deputada estadual Ângela Albino (PCdoB) se encontrou em uma padaria de São José com o vereador Toninho da Educação (PSB). Além do café, esteve à mesa a eleição municipal. Ângela é pré-candidata a prefeita e simpatiza com a ideia de ter Toninho como vice. Porém, as conversas seguirão com o PT e os demais partidos de esquerda. Há um desejo de formar uma frente progressista josefense.

Colunista lança livro

Ontem em prestigiada noite de autógrafos, na Assembleia Legislativa, o especialista em inteligência criminal, Thiago de Miranda Coutinho, reuniu um grande público no lançamento do seu primeiro livro: “A Difusão da Informação sob a ótica da atividade de Inteligência; Segurança Pública, Imprensa e Direito” (Editora Habitus). Coautor de outras 3 obras, o colunista do SCemPauta vem se destacando nacionalmente no meio jurídico.