A você que acompanha o nosso trabalho, primeiramente, eu quero agradecer a grande audiência que nos dá. Por conta disso, preciso pedir desculpas pelo fato de não termos conseguido colocar no ar o nosso novo site. Esse nosso projeto, que está sendo pensado com todo carinho para você, somente estará online em 20 dias. Até lá, a coluna que está de volta será publicada ainda nesta versão do site.

O SCemPauta, graças a Deus e à sua audiência, tornou-se um incômodo para algumas pessoas devido a sua força. Não é normal o volume de ataques cibernéticos que sofremos. Dois ataques fizeram com que abortássemos o lançamento do site por uma questão de segurança e também operacional.

Mas seguimos firmes com a nossa missão de fazer jornalismo de qualidade. De abordar a política catarinense, que é o nosso foco principal, com todas as informações que vocês precisam saber. Não seremos parados, pois a marca SCemPauta veio para ficar. Aguardem. Vem aí o nosso novo site, com mais colunistas, a coluna do leitor e uma série de outras novidades. Obrigado pela compreensão!

Insatisfação no MDB

O MDB realiza hoje a sua Convenção Estadual a partir das 17h, no auditório Antonieta de Barros, na Assembleia Legislativa em Florianópolis, sob o sentimento de insatisfação de algumas lideranças do partido com o governador Jorginho Mello (PL) e também com questões internas.

Em relação ao governador, lideranças emedebistas entendem que ele tem desrespeitado o partido, cooptando lideranças acertadas para se filiar ao MDB. “Somos parceiros do governo. Apoiamos o governo; mesmo assim, temos sido desrespeitados. Ele tem tratado o nosso partido como um partido pequeno”, me disse uma liderança emedebista.

O estopim para a reclamação foi o acerto do deputado estadual Egídio Ferrari (PTB), que já estava apalavrado com o MDB, mas, conforme divulguei em primeira mão, foi para o PL para ser o nome dos liberais para a disputa da Prefeitura de Blumenau. “Quinze dias antes, ele nos disse que viria para o MDB”, relatou uma fonte. Ferrari chegou a participar do almoço da bancada emedebista na Assembleia Legislativa na semana passada para explicar a situação. Os parlamentares não demonstraram contrariedade, mas outras lideranças do partido, sim, pois antes ocorreu o mesmo com o prefeito de Videira Dorival Borga.

O deputado federal Carlos Chiodini tem tentado acalmar os ânimos; porém, tem sido alvo de críticas nos bastidores. O líder emedebista tem sido visto como se estivesse endossando as atitudes de Jorginho em relação ao MDB. Há movimentos para que uma nota seja divulgada externando a insatisfação do partido. A manifestação ainda não foi feita porque o presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), acompanhou a missão oficial do governo ao Oriente Médio.

Durante as conversas, também ouvi que há insatisfação de emedebistas com movimentos do PL em alguns municípios. “O governador terá dificuldade em municípios em que o MDB se sente atropelado”, afirmou uma das lideranças.

Sem projeto

As fontes emedebistas com quem conversei também relataram uma insatisfação com a situação do partido no estado. Eles entendem que o MDB não tem projeto para 2026, situação a qual consideram inconcebível para um partido grande. A convenção de hoje também foi vista como um “evento triste”, ao contrário das convenções festivas que o partido realizou anteriormente. O deputado federal Carlos Chiodini será o presidente, e o também deputado, Valdir Cobalchini o vice.

Presságio

Informações de bastidores dão conta de que a Operação Presságio, que investiga casos de suposta corrupção em Florianópolis, terá uma segunda fase. Segundo uma fonte, o resultado das investigações até o momento mostra que haverá desdobramentos.

Jorginho na Paulista

O governador Jorginho Mello (PL) foi direto de Dubai para São Paulo, onde participou do ato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Ele foi convidado para um almoço no Palácio dos Bandeirantes, a convite do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos). Também participaram os governadores Romeu Zema (Novo), de Minas Gerais, e Ronaldo Caiado (UB) de Goiás.

Bolsonaro ao vivo

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues (PSD), colocou Jair Bolsonaro (PL) ao vivo na Avenida Paulista, um pouco antes do início do ato do ex-presidente. A chamada de vídeo foi para mostrar a multidão que se aglomerava esperando o começo dos discursos. Rodrigues foi acompanhado da primeira-dama Fabiana Matte e do secretário municipal de Criciúma, Arleu da Silveira, pré-candidato a Prefeito.

Em falar

Entre as fotos registradas com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, uma deve gerar expectativa em Criciúma. O pré-candidato a prefeito, Arleu da Silveira, que se filiará ao PSD nos próximos dias, ao lado de Guilherme Colombo (PL). Arleu e Guilherme são a chapa sonhada pelo prefeito Clésio Salvaro (PSD) e pela deputada federal Júlia Zanatta (PL). Até as convenções, muitas movimentações ainda acontecerão.

A ameaça de Matson

O presidente da Câmara de Vereadores de São José, Matson Cé (PSD), mandou um recado para o prefeito Orvino de Ávila (PSD). Se alguns acordos políticos reivindicados pelo vereador não forem atendidos, ele poderá disputar a prefeitura ou ser vice na chapa da ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL). Não é a primeira vez que Matson entra em conflito com Orvino. A questão é que pelo PSD, ele não terá espaço para a majoritária, somente se mudar de partido. Outra questão é o que Matson fará com os cargos que indicou ao Executivo, caso se afaste do prefeito. Será que ele pedirá aos seus indicados que deixem os cargos?

Orvino evita falar

Questionei o prefeito de São José Orvino de Ávila (PSD), sobre a situação de Matson Cé (PSD). Através de sua assessoria ele respondeu: “O prefeito Orvino prioriza a gestão da cidade. São José tem assuntos mais importantes do que falar de eleição, que só acontece no segundo semestre”, escreveu.