...
Jorginho Mello Oficiais Praças Sargento Lima Secretaria de Segurança Pública

Escolhido pelo governador, Lima movimenta os bastidores da Segurança Pública

Ontem adiantei em primeira mão que o deputado estadual Sargento Lima (PL) deve ser o próximo secretário de Estado da Segurança. Conversei com mais duas fontes ligadas ao governo, uma à tarde e outra no final da noite. A primeira disse que Lima está praticamente acertado com o governador Jorginho Mello (PL), faltando apenas alguns detalhes. Já a segunda, apesar de confirmar que o deputado é o escolhido, disse que é preciso aguardar a nomeação. “Com o governador nunca tá 100%”, afirmou, explicando que até a nomeação nada está garantido.

A nomeação de Lima somente deve ocorrer a partir do dia 2 de janeiro. Ouvi dizer que estes últimos dias do ano estão corridos para o governo. Além disso, o governador deseja ter, pelo menos, mais uns dois nomes encaminhados para outras secretarias.

O nome de Lima agitou os bastidores da segurança pública. Ele tem o apoio dos praças, que contam com a nomeação do parlamentar para trabalhar pela aprovação do grau acima. Trata-se de um pleito dos praças, para que, a exemplo dos oficiais, ao se aposentar, ou seja, ao ir para a reserva, passaria para uma patente acima. “O sgt Lima é muito bem valorizado pelos praças, e queira ou não, os praças representam com famílias e amigos mais ou menos uns 300 mil votos em SC (sic)”, escreveu um policial.

Acontece que Lima terá a árdua tarefa de ter que construir uma relação com os oficiais da Polícia Militar e dos Bombeiros, que não viram com bons olhos a escolha do governador. “Como um oficial irá bater continência para um praça?”, questionou um coronel que já compôs o alto escalão do Governo do Estado.

Na Polícia Civil, a notícia pegou de surpresa uma boa parcela dos servidores. Movimentações também estão ocorrendo no Ministério Público pela manutenção do atual secretário, Paulo Ramos de Oliveira.

Vale destacar que a nomeação de Lima na Segurança será mais uma vitória da bancada do PL na Assembleia Legislativa. Foi num almoço que os deputados decidiram pedir ao governador uma secretaria para um integrante da bancada, com o objetivo de manter Maurício Peixer (PL) no mandato. Além disso, a nomeação Lima muda o cenário que estava sendo desenhado para a eleição municipal de Joinville, já que o deputado não deverá mais disputar o pleito.

Importante informar que o convite já foi feito e aceito. Se Lima negar, não passará de um jogo de cena até o governador tomar a decisão final.

A coluna, junto com a dos demais colunistas do site, só voltará a ser publicada a partir do INÍCIO DE FEVEREIRO e já no site novo que terá algumas novidades, que serão anunciadas mais para frente.

Vamos recarregar as baterias, pois o próximo ano é de eleição. Por isso, queremos estar descansados para continuarmos a dar o nosso melhor para atender a todos vocês da melhor forma, com muita informação, leituras de cenário e as nossas já conhecidas “exclusivas”, afinal, o SCemPauta é conhecido pelos furos que dá.

Um Grande abraço!!