...
Arleu da Silveira Clésio Salvaro Criciúma Eleição Eleições Prefeitura de Criciúma

Força de Salvaro impulsiona o crescimento de Arleu em Criciúma

Em alguns municípios do estado, a influência de ex-prefeitos será fundamental para a eleição de seus sucessores. Criciúma talvez seja o caso mais evidente, tendo em vista que o atual prefeito Clésio Salvaro (PSD), reeleito em 2020 com mais de 70% dos votos, segue sendo muito bem avaliado pela população ao ponto de ter aparecido como o mais citado na pesquisa espontânea, mesmo não podendo ser candidato no próximo ano.

Quem se beneficiará dessa força popular conquistada por Salvaro é Arleu da Silveira (PSDB). Há mais de um ano, o vereador tucano aparece como o nome escolhido pelo atual prefeito para a sucessão, e o resultado desse apoio começa a se refletir de maneira clara, visto que, na pesquisa divulgada ontem pelo IPC, Silveira aparece em primeiro lugar, desbancando outro pessedista, o deputado federal Ricardo Guidi.

Os números da pesquisa ajudam a compreender o crescimento de Arleu nos últimos meses. Questionados sobre a influência na eleição à Prefeitura de Criciúma, 53,1% dos eleitores ouvidos pela pesquisa disseram que o apoio de Salvaro ajuda muito. Ainda, 32,3% acreditam que ajuda pouco; mesmo assim, entendem que o apoio ajuda. Somente 14,6% acreditam não ajudar. Para ter uma ideia, quando citado o governador Jorginho Mello (PL) no levantamento, 39,1% dos entrevistados disseram que não ajuda em nada, enquanto 36,6% entendem ajudar pouco e 24,3% acreditam que ajudará muito.

O comportamento de Arleu da Silveira nas pesquisas também mostra que a intensificação do apoio de Salvaro tem dado resultado. Em pesquisa realizada pelo mesmo instituto no mês de agosto, o vereador apareceu com 14,4% das intenções de voto. Na pesquisa divulgada nesta semana, ele aparece com 33,7%, ou seja, um crescimento considerável, principalmente se compararmos com o de Ricardo Guidi, que, no mês de agosto, apareceu na pesquisa com 18,2%, enquanto nesta última subiu para 28,9%.

Se analisarmos a pesquisa estimulada, o vereador apoiado por Salvaro conseguiu passar à frente. Isso porque, em agosto, na pesquisa do IPC, Guidi apareceu na frente com 31% das intenções, contra 26,4% de Arleu, que nesta última pesquisa subiu para 38%, contra 34% de Guidi.

Num cenário que praticamente aponta um confronto direto entre Arleu e Guidi, o vereador também aparece na frente, mesmo em um cenário mais parelho. Em agosto, Ricardo Guidi tinha 39,8% das intenções de voto, caindo agora para 35,4%. Já Arleu da Silveira subiu, passou dos 32,8% registrados em agosto para 38,3% na pesquisa de agora.

Entre os pesquisados, 44,6% se declararam de direita, 38,9% de centro e 16,6% de esquerda.