Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O Partido Liberal está entrando em pequenas ebulições que tendem a aumentar se o governador Jorginho Mello (PL) nada fizer para baixar a fervura. Durante o final de semana, houve mais um capítulo entre os deputados estaduais Ivan Naatz e Edilson Massocco, com direito a troca de ofensas no grupo de WhatsApp da bancada estadual por causa da liderança do governo.

O fato é que não há mais clima para que os dois deputados tenham uma boa relação. Massocco deixa claro que ficou incomodado ao ter que ceder a liderança pelo período de 30 dias para Naatz, que também acabou criticando o colega de partido, azedando de vez uma relação que nunca foi boa. Sobrará para Jorginho e aos demais deputados apaziguarem os ânimos.

Outra questão está relacionada às eleições municipais. Alguns deputados estaduais estão incomodados com o prefeito de Balneário Camboriú, Fabrício de Oliveira. Em relação ao deputado Carlos Humberto, a bancada já fechou questão e irá apoiar a candidatura do parlamentar mesmo contra a vontade de Fabrício. Uma fonte do PL chegou a fazer a seguinte afirmação: “O Fabrício Oliveira se imaginava maior e mais forte do que de fato é. Não tem como fazer uma queda de braço com 11 deputados. O problema é que a situação entre eles chegou num ponto de desgaste que torna a convivência quase impossível. A inoperância do Jorginho está criando essa situação”, disse a fonte.

Ainda de acordo com a fonte, falta pulso ao governador para garantir o apaziguamento das questões municipais, empoderando quem tem condições de liderar o processo. A liderança ainda aponta outra questão envolvendo Fabrício, que é a eleição de Itajaí. O prefeito trabalha para que o ex-vereador, Robison Coelho, que ficou em segundo lugar na disputa majoritária em 2020, tendo recebido 46.734 votos, seja o candidato do PL à Prefeitura de Itajaí.

Acontece que Coelho não tem uma boa relação com a deputada estadual, Ana Caroline Campagnolo, que tem o município como seu reduto eleitoral. “O Robison trabalhou contra a Campagnolo na eleição passada. Fez campanha aberta para o Paulinho (Bornhausen) e para a vereadora Anna Martins”, relatou uma liderança. Segundo a fonte, a movimentação incomodou o grupo ligado a parlamentar, que deseja construir a candidatura do vereador, Rubens Angioletti, o mais votado para a Câmara em 2020.

Por fim, em Joinville, o deputado estadual Sargento Lima deseja disputar a Prefeitura. Acontece que, segundo a fonte ligada ao PL, ele não seria o nome preferencial do governador para a disputa. A mesma fonte entende que Jorginho demorou para fazer qualquer movimento para impedir uma candidatura de Lima e que qualquer confrontação ao deputado poderá gerar um grande problema na base do governo na Alesc.

PSD filia mais um prefeito

O PSD filiou mais um prefeito. Agora foi a vez de Libardoni Fronza, de Navegantes. O evento contou com a presença dos prefeitos Dida de Ilhota, Elcio de Pomerode, João Rodrigues de Chapecó, Paulo Müller, o Paulinho de Bombinhas, Topázio Neto de Florianópolis e Thome de Rio do Sul. Entre os deputados estaduais e federais estavam Ismael dos Santos, Júlio Garcia, Napoleão Bernardes e a deputada Ana Paula da Silva, a Paulinha (Podemos), que já está com os dois pés no PSD. Até a filiação de Liba, o PSD já contava com 48 prefeitos.

Schlemper na disputa?

Durante o final de semana, foi dito nos bastidores que o vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB), estaria para roer a corda e lançar um projeto próprio pensando na eleição a prefeito no próximo ano. Ele teria Fernando Anselmo (PSDB) como vice, com o apoio de dois vereadores pessedistas, no caso, Matson Cé e Meri Hang. Inclusive, a contrapartida ao PSDB seria um apoio à candidatura de Dário Berger em Florianópolis.

Schlemper nega

O vice-prefeito de São José, Michel Schlemper (MDB), negou qualquer possibilidade de disputar a eleição contra o prefeito Orvino de Ávila (PSD). Ele atribui a informação a uma tentativa de desestabilização de seu grupo político. Para Schlemper, um projeto contra Orvino somente serviria para fortalecer a ex-prefeita Adeliana Dal Pont (PL). “Vamos seguir no mesmo projeto”, destacou o atual vice-prefeito.

Azedou

Os deputados estaduais Camilo Martins (Podemos) e Marcos Vieira (PSDB) têm se estranhado por causa das competências das comissões permanentes da Assembleia Legislativa. Vieira preside a Finanças, enquanto Camilo preside a de Constituição e Justiça.

Oktoberfest

Estive em Blumenau neste final de semana na Oktoberfest. Confesso que o tamanho do evento, assim como sua organização, me chamou muito a atenção. Minhas idas anteriores a Blumenau nunca coincidiram com a Oktoberfest, que há anos é um evento conhecido em todo o Brasil. É, com certeza, um dos patrimônios de Santa Catarina.

Em falar em Blumenau

Senti em Blumenau a força da atual secretária adjunta de Estado da Educação, Patrícia Lueders, para uma possível candidatura a prefeita. Lueders, que foi atleta, rainha da Oktoberfest e secretária de Educação, já tem a simpatia do governador Jorginho Mello (PL) para ser o nome do partido no pleito do próximo ano.

Construindo

O vereador de Florianópolis, Gabriel Meurer, o Gabrielzinho (Podemos), reuniu um grupo de vereadores para um jantar em sua casa. Eles são apoiadores do projeto de Gabrielzinho para ser o candidato a vice do prefeito Topázio Neto (PSD). O vereador tem conversado com o governador Jorginho Mello (PL) sobre a possibilidade de se filiar ao PL.

Marcou posição

O senador Esperidião Amin (Progressistas) fez questão de fazer as honras da casa ao seu colega de Senado, Sérgio Moro (UB), que recebeu o título de Cidadão Honorário de Joinville. Durante sua fala, Amin marcou mais uma vez sua posição contrária ao presidente Lula (PT). “Nós estamos vivendo um momento em que os que se locupletaram, ou seja, aumentaram sua fortuna, não só ganharam a liberdade e a descondenação, como as provas que houve roubo, inclusive com devolução de dinheiro. E não bastasse isso, o deboche maior é, se possível, prender quem te prendeu”, alfinetou Amin.

Reservatório da Casan

A Comissão Mista da Assembleia Legislativa, encarregada de apurar a responsabilidade pelo rompimento do reservatório de água da Casan no Monte Cristo, em Florianópolis, aprovou o cronograma de atividades e depoimentos. O relatório preliminar, que contém o calendário de trabalho, foi apresentado pelo relator, deputado estadual Mário Motta (PSD). O primeiro a ser ouvido será o diretor-presidente da Casan, Edson Moritz Martins da Silva, convidado a comparecer amanhã. No mesmo dia, também está prevista a presença de uma liderança comunitária do Monte Cristo. As participações ainda não foram confirmadas e podem ser reagendadas. No dia 07 de novembro, três profissionais da Construtora Gomes & Gomes Ltda., responsável pela obra do reservatório, e o engenheiro civil responsável pela elaboração do projeto estrutural do reservatório R4, no Monte Cristo, pela empresa Toposolo Arquitetura, Engenharia e Topografia, serão convidados a participar.

Policiais Penais

A senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) apresentou um projeto de lei que permite o porte de arma de fogo aos policiais penais. Ela atende a um pedido do presidente da Associação dos Policiais Penais do Brasil (AGEPPEN-BRASIL), Ferdinando Gregório. “Não faz sentido deixar as Polícias Penais fora do inciso II do art. 6º do Estatuto do Desarmamento. Isso criaria uma distinção inaceitável e desproporcional, violadora do princípio da isonomia. Aos policiais penais seria garantida, inclusive, a segurança pessoal exigida pelo exercício de tão relevante função pública, que expõe os agentes a riscos diuturnos”, disse Gregório.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta