Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

O Progressistas de Santa Catarina vive um conflito geracional. Deputados estaduais buscam a liderança do partido, e na capital, o ex-vereador Pedro Silvestre deseja ser o candidato a prefeito, mesmo não contando com a simpatia da família Amin. Ninguém diz abertamente, mas em conversas em off, a defesa é pela mudança nos rumos do partido.

Se, por um lado, há deputados e Pedrão, que está na Alesc para um mandato de 30 dias, por outro, temos o senador Esperidião Amin, a ex-deputada federal Ângela Amin, o ex-deputado estadual Silvio Dreveck e o secretário-executivo Aldo Rosa, que são simpáticos a uma presidência do ex-deputado Leodegar Tiskoski.

A divisão ficou clara quando Pedrão assumiu na Alesc. No ato de posse não teve nenhum representante da família Amin. Além disso, o senador Esperidião Amin escreveu uma mensagem em uma rede social para Pedrão, onde praticamente cobrou o reconhecimento de que ele teve a oportunidade de assumir por um período no parlamento, graças a um gesto do ex-deputado João Amin, que não barrou o nome de Pedrão na chapa de candidatos à Alesc.

Pedrão me disse que não entendeu a postagem do senador como uma crítica, pois ficou na frente de João Amin no número de votos e que isso lhe oportunizou assumir por um período na Alesc. Falou que respeita os Amin e destacou que reúne todas as condições para ser o candidato a prefeito de Florianópolis e que não abrirá mão desse espaço, deixando um claro recado.

Questionado sobre a relação com a família Amin, Pedrão diz reconhecer a importância e a contribuição já dada por eles à política. A fala do hoje deputado estadual, que se refere aos Amin no passado, é concluída com “é o momento de o partido oxigenar”, afirmou.

Pelo visto, o Progressistas, partido que conta com grandes lideranças, sobretudo Esperidião Amin, um dos expoentes da política nacional, terá que superar essa diferença de geração antes de pensar em voltar a ter um projeto estadual.

Quer a cabeça

O deputado estadual Pedro Silvestre, o Pedrão (Progressistas), fez questão de me dizer que não tem o interesse de ser vice do ex-senador Dário Berger (PSB), e que o seu projeto é de ser candidato a prefeito de Florianópolis. Uma chapa com Berger e Pedrão foi aventada quando Berger esteve na Alesc para acompanhar a posse de Pedrão.  

Esvaziamento

Danielli Porporatti foi retirada da Secretaria Geral do Partido Liberal, dando lugar para Nara Godoy, que é assessora direta do governador Jorginho Mello desde a época em que ele presidiu a Assembleia Legislativa. Danielli não foi vista em nenhuma das agendas desta semana ao lado do governador. Esse fato chamou a atenção dos deputados que antes viam nela uma proximidade com Jorginho que a Casa Civil não tinha. Consultados, assessores diretos do governador disseram que Danielli não cuida da parte política.

Inviabilizou

A fala do deputado estadual Edilson Massocco (PL) na tribuna da Assembleia Legislativa gerou um grande mal-estar entre deputados do PL e dos demais partidos. Massocco fez críticas às viagens de parlamentares e até às diárias. Mais de um parlamentar me disse que ficou muito difícil uma volta de Massocco para a liderança. “O governador terá que escolher um outro nome. O Massocco perdeu as condições de diálogo com os colegas de parlamento”, me disse um dos deputados.

Perguntar não ofende

A Comissão de Constituição e Justiça da Assembleia Legislativa tem como obrigação analisar o aspecto constitucional, legal e jurídico dos projetos e apresentar a redação final das proposições. Como pode ter sido aprovada a concessão do título de cidadão catarinense ao ex-presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), se há uma lei estadual que impede a concessão a quem estiver inelegível? Os deputados não observaram a legislação?

Lela é o nome do PT

Em reunião ontem à noite, o Partido dos Trabalhadores de Florianópolis escolheu o ex-vereador Vanderlei Farias, o Lela, como seu pré-candidato a prefeito da capital. O nome será apresentado à Frente Brasil da Esperança e posteriormente à Frente Popular de 2022. Os petistas trabalharão para liderar a nova frente. A defesa do governo Lula (PT) é um dos motivos que embasam a decisão de ter candidato, ou seja, o partido não abrirá mão da cabeça de chapa.

Homenagem contestada

A procuradora do Ministério Público Ana Lúcia Hartmann deve ser homenageada pelo deputado estadual Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), no final do ano. É uma tradicional honraria da Assembleia Legislativa para pessoas que se destacam em sua área. Acontece que a escolha de Marquito motivou algumas críticas no meio político, já que ela pediu o cancelamento do licenciamento da obra de engordamento da praia de Jurerê, além de ter pedido alguns embargos de obras como no caso da Ponte da Lagoa. A última foi a retirada de quadras de areia na orla, espaço usado pela comunidade. “Como que alguém que é contra o desenvolvimento de Florianópolis pode ser homenageada?”, questionou uma liderança.

Troca na procuradoria

A partir de hoje, a Procuradoria Jurídica de Florianópolis terá novo comando. Christiane Egger Catuccio, que era procuradora adjunta do município, assume interinamente após o pedido de exoneração de Ubiraci Farias. O agora ex-procurador já havia feito o pedido ao prefeito há alguns meses, mas Topázio Neto (PSD) pediu que antes fossem concluídos processos importantes para a cidade. Disputas judiciais como a Ponte da Lagoa e Naufragados foram lideradas por Farias. Na próxima semana, Topázio anunciará o novo comando da procuradoria municipal.

Krelling candidato?

O deputado estadual Fernando Krelling (MDB) realizou em Joinville mais uma edição de um tradicional carreteiro para arrecadar fundos para o esporte amador. Mais de 2.500 pessoas participaram do evento que ocorreu no kartódromo internacional. O que chamou a atenção é que os presentes provocaram Krelling para disputar a Prefeitura de Joinville.

Boletim do PSD

O PSD lançou um boletim quinzenal com informações de todas as regiões do Estado sobre o partido. O case de comunicação foi apresentado à cúpula da sigla em Brasília, ontem, e aprovado pelo presidente nacional do partido, Gilberto Kassab. “O PSD catarinense sai na frente com essa ação. É um exemplo que deve inspirar nosso partido em outros Estados”, disse Kassab. O presidente dos pessedistas em SC, Eron Giordani, assina um editorial no informativo quinzenal que será enviado a todos os filiados.

Balanço da Unisul

Seguindo a premissa de formar profissionais de excelência para atuar nas comunidades nas quais está inserida, a UniSul, integrante do Ecossistema Ânima, torna público o seu Balanço Social. No ano passado, a Universidade impactou positivamente mais de 270 mil pessoas, que foram beneficiadas por 114 projetos gratuitos em diversas áreas, incluindo os pilares ESG com a realização de ações voltadas para o meio ambiente, social e governança, priorizando a transparência e ética dos dados divulgados nesse balanço.

Renda Básica Energética

Um projeto de lei de autoria do deputado federal Pedro Uczai (PT) prevê a criação do programa Renda Básica Energética, que propõe mudanças no sistema de atendimento dos beneficiários da Tarifa Social de Energia Elétrica, com o fortalecimento da produção de energias limpas e renováveis no país. Todos os anos, são recolhidos em média R$ 6 bilhões através da CDE e, de acordo com o parlamentar, este recurso poderia ser utilizado para a criação de usinas solares em todo o território brasileiro, produzindo energia para as mais de 17 milhões de famílias beneficiárias da TSE.

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta