Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

As informações divulgadas pela coluna sobre a situação do atual chefe da Casa Civil no Governo do Estado provocaram uma forte reação de apoiadores de Estêner Soratto Júnior em Tubarão.

Um desses apoiadores, Nilton Veronesi, foi às redes sociais criticar o trabalho da imprensa, a quem acusa de querer derrubar Soratto do cargo. O que chamou a atenção é que sobraram farpas até mesmo para o próximo secretário, Filipe Mello. “Seria péssimo pro sul catarinense perder o principal espaço da região no Governo de SC, pro ‘Mimadinho Mello’ (nunca sai debaixo da saia do pai)”, atacou. Veronesi é filho de uma servidora nomeada na Assembleia Legislativa no gabinete de Soratto, hoje ocupado por Maurício Peixer (PL).

Uma fonte ligada ao governo, em rápida conversa que tivemos ontem, foi taxativa: “O Soratto (Estêner) já está demitido. Só falta oficializar”. O fato é que Soratto não é mais o secretário de fato da Casa Civil. Ontem eu também soube que, além do desejo de Filipe Mello em assumir o comando da secretaria, também há um descontentamento com a condução política do governo. Por isso, a articulação está totalmente nas mãos do governador Jorginho Mello (PL) e do secretário de Estado da Fazenda, Cleverson Siewert.

Vai endurecer?

Ao conversar com alguns deputados ontem na Assembleia Legislativa, questionei sobre a relação com o Governo do Estado. A resposta foi que a relação será de acordo com os gestos que o governo fizer. “Como o governo não faz gestos, nem mesmo para a sua própria bancada, poderemos ter algumas dificuldades”, me disse um dos parlamentares. Perguntei se para frente a tendência é de tensionamento na relação. “Vamos ver. Tem pautas mais quentes para chegar à Alesc. Veremos no momento certo”, respondeu. Em suma, a Alesc pretende endurecer, mas sem perder a ternura.

Indicação polêmica

Constrangidos, os deputados estaduais aprovaram a nomeação de Ademir Izidoro para a vaga de diretor de Saneamento Básico e Recursos Hídricos da Aresc. Indicado pelo deputado Antídio Lunelli (MDB), Izidoro é alvo de investigações no Ministério Público e da CPI do Samae na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul. Os deputados Marcos Abreu, o Marquito (PSOL), Matheus Cadorin (Novo) e Jessé Lopes (PL) votaram contra a indicação.

É o que tem

Lideranças do MDB devem ter uma última conversa com o ex-senador Dário Berger. A ele será oferecida a eleição em São José, para ser o candidato a prefeito. A questão é que na capital ficou inviável, pois os emedebistas estão fechados com o projeto de reeleição do prefeito Topázio Neto (PSD). Resta saber como ficará a situação do vice-prefeito josefense, Michel Schlemper (MDB), que não abre mão de repetir a dobradinha com o prefeito Orvino de Ávila (PSD). Será que ele aceitaria numa boa ter que abrir espaço para Berger?

Casan: convocação

O deputado estadual Matheus Cadorin (Novo), na condição de presidente em exercício da Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia, Minas e Energia da Assembleia Legislativa, enviou um convite formal ao presidente da Casan, Edson Moritz da Silva, para comparecer ao parlamento no próximo dia 27, às 13h. Cadorin quer saber quais medidas estão sendo adotadas em benefício da população do Monte Cristo, fortemente atingida pelo rompimento de um reservatório da Casan. Além disso, o deputado cobrará informações sobre as investigações do que ocasionou o problema.

Placas de trânsito

A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado aprovou um requerimento de audiência pública para debater o projeto que restabelece a informação sobre o município e o estado de registro nas placas veiculares. O projeto de autoria do senador Esperidião Amin (Progressistas) recebeu relatório favorável do senador Lucas Barreto. A data da audiência pública ainda não foi definida. Com a adoção do modelo do Mercosul, obrigatório em todo o país desde 2020, a inscrição sobre estado e município deixou de estar presente nas placas dos veículos. Para Amin, a informação facilitaria o trabalho de fiscalização de autoridades policiais e de trânsito.

Autismo

O projeto de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Mauro De Nadal (MDB), que estabelece como indeterminado o prazo de validade dos laudos médicos para autismo e outras deficiências permanentes, foi sancionado pelo governador Jorginho Mello (PL). “Essa é uma grande vitória. Afinal, qual o motivo de renovar laudos para condições permanentes? Não fazia sentido”, afirmou De Nadal. O benefício foi estendido para demais deficiências permanentes.

Vice-prefeita no PL

A vice-prefeita de Curitibanos, Daiane Viana, se filiou ao Partido Liberal. Ela teve a ficha abonada pelo governador Jorginho Mello e pelo deputado estadual Nilso Berlanda, responsável pela filiação. O presidente dos liberais em Curitibanos, Rodrigo da Costa, também acompanhou o ato. “Ela é uma das revelações políticas de Santa Catarina, e não tenho dúvidas de que a sua vinda será para somar ainda mais em nossos projetos”, destacou Berlanda.

UB em Tubarão

O empresário e engenheiro civil Alex Sotero, até então desconhecido no meio político de Tubarão, é agora o presidente do União Brasil na Cidade Azul. Alex destaca que tem um projeto ambicioso para o partido no município e que está montando uma forte nominata de candidatos para a Câmara de Vereadores. Ao assumir a presidência, anunciou que trabalhará para que a sigla possa ter um candidato a prefeito em condições de vencer o pleito do ano que vem.

Dia do Gaúcho na Alesc

A Assembleia Legislativa foi palco de uma celebração à Semana Farroupilha e ao Dia do Gaúcho, comemorado anualmente em 20 de setembro. Devidamente pilchado, o deputado Zé Caramori (PSD) liderou os festejos que reuniram demonstrações da cultura tradicionalista gaúcha, com apresentação de gaiteiro e declamação. A programação foi realizada em parceria com a diretoria do Movimento Tradicionalista Gaúcho do Estado de Santa Catarina (MTG/SC), que recebeu homenagens pelos 50 anos de fundação. Deputados como Fabiano da Luz (PT), Nilso Berlanda (PL) e Lucas Neves (Podemos) também foram ao plenário devidamente pilchados.

Confira os nossos colunistas

Acesse a coluna de hoje do Henry Quaresma

Faça parte do grupo do SCemPauta no WhatsApp. Não será aberto aos debates, será apenas para o envio das informações que divulgamos. Clique no link para acessar!! Qualquer problema favor entrar em contato via WhatsApp: 49985048148

  Agora estamos nas redes sociais. Segue lá!
 
Instagram: @scempauta
 
Twitter:  @scempauta
 
https://www.facebook.com/scempauta